Boa parte do sucesso de uma empresa está no bom relacionamento que mantém com o seu cliente. Muitos vendedores vendem e acreditam que sua obrigação está dada por terminada quando fecham a registadora. Não! Pelo contrário, a missão está agora a começar pois é altura de dar início ao relacionamento entre essa pessoa e a sua empresa. Para começar não basta fazer um bom atendimento, tem de fazer um atendimento de qualidade: oferecer um sorriso sincero, cumprimentar, mostrar alegria e procurar ouvir todas as questões levantadas pelo cliente. Se conseguir, vá mais longe ainda: trate o cliente pelo nome, envie um email de agradecimento pela confiança, envie um postal de feliz aniversário, uma newsletter, um vale desconto, etc. Ligue para saber se continua satisfeito com o produto/serviço. Faça o que for preciso para deixar a sua empresa viva na memória do cliente. Por isso…
Saiba Como Fidelizar Clientes
1. Demonstre que está do lado do cliente
Não desista do cliente assim que ele faça o pagamento. Volte a entrar em contacto com ele seja com que pretexto for. Isso revela que está do lado dele, disposto a resolver todos os problemas que possam surgir no decorrer da relação.
2. Aposte num bom processo de pós-venda
É necessário apostar no seu serviço pós-venda para deixar o cliente a sentir-se valorizado, reconhecido e confiante para adquirir no futuro outros produtos ou serviços na sua empresa. Se não investir no pós-venda, o cliente não aposta numa relação, não vai regressar nem recomendar a sua empresa a familiares e amigos, correto? Fazer contactos após a venda é fundamental para conquistar novas vendas, mas também para causar uma boa impressão da sua imagem e marca. Com isso, é possível mostrar que não está focados apenas na venda, mas também na satisfação permanente do cliente.
3. Seja um solucionador de problemas
Quando o cliente compra o seu produto ou serviço e tudo corre bem, ele fica satisfeito, mas quando surge um problema, ele reclama. Óbvio! Quando isso acontece, os papéis praticamente invertem-se: o cliente passa a mostrar/vender o seu problema e a sua empresa passa a comprar/tentar resolver o mesmo. Se procurar encontrar rapidamente a solução ideal para o seu cliente, resolve o problema e pode ter esperanças de o ver regressar à loja. Se não resolver o problema perde não só esse cliente mas também todos quantos ele consiga atingir com a má experiência. Tenha em mente que nestes casos deve, em primeiro lugar, ouvir o cliente até o final, demonstre empatia, entender a sua preocupação e valorizar o seu ponto-de-vista (seja ele qual for). Quando o problema for resolvido, o cliente vai ficar satisfeito. Motivo suficiente para se tornar um cliente fiel.
Mas como compensar clientes fiéis?
Não é fácil mas qualquer empresa que queira vingar deve empenhar-se em conquistar clientes. Se tiver verba disponível, deve inclusive apostar no marketing e vendas para gerir de forma eficiente todo o processo de atrair potenciais clientes, construir relacionamentos de credibilidade com os consumidores e posteriormente negociar a venda propriamente dita. Nalgumas empresas este investimento apenas permite convidar os clientes a entrar, comprar e sair. Não os fideliza. Hoje em dia é necessário um esforço ainda maior, gigantesco, para obter a lealdade dos consumidores. Porém, o esforço pode ser maior mas a máxima que o preconiza há anos a fio mantém-se inalterável: é mais barato fidelizar os clientes que já tem do que conquistar clientes novos. Porquê? Porque não necessita de um grande investimento para atrair (pela segunda, terceira, quarta… vez) o cliente que já conquistou. Basta construir um relacionamento eficaz! Tão eficaz que consiga fazer com que os clientes da sua empresa regressem a hábitos antigos, daqueles que as pessoas tinham nos tempos em que costumavam optar por comprar nos mesmos lugares por tradição, comodidade e segurança. Com a facilidade de se obter informações e se encontrar praticamente tudo o que se procura na Internet, com a proliferação de centros comerciais com centenas de lojas diferentes, com a concorrência cada vez mais acentuada… é mais difícil fidelizar um cliente, sim, mas não é impossível! Há pequenas grandes ações que podem marcar a diferença e recordar o cliente de que a sua empresa é a melhor opção na hora de ele adquirir um novo produto ou serviço igual ou semelhante ao que vende.
Ideias simples e eficientes para recompensar clientes fiéis
1. Faça programas de pontos
Os programas de pontos são estratégias bem simples, baratas e eficazes de recompensar os clientes. Para tal basta que, periodicamente, recompense os clientes de forma proporcional ao valor que pagaram pelas compras efetuadas na sua empresa. Contabilize o que gastaram num determinado período, por exemplo um ano, e ofereça um sistema de pontos que aumente consoante aumentam as compras e possibilite a oferta de brindes ou descontos em futuras aquisições. É uma prática pouco dispendiosa para as empresas que pode ser aplicada em qualquer tipo de negócio. Deste o sistema de pontos em operadoras de telecomunicações ao sistema de pontos manuscritos num cartão na barbearia local.
2. Dê descontos em datas comemorativas
Todos os clientes gostam de receber uma prenda no seu aniversário. Se puder, registe a data de nascimento dos seus clientes e coloque o seu marketing a postos para enviar, por exemplo, um vale de desconto especial válido por determinado período. Se não tiver disponibilidade financeira para o fazer, pelo menos envie um email de feliz aniversário ao cliente. O mais importante é lembra-se da data.
3. Faça promoções relâmpago
Com uma promoção-relâmpago pode oferecer um desconto simpático num produto/serviço durante um curto espaço de tempo. Os clientes gostam da ideia e devido ao sentido de urgência, podem acabar por se sentir impulsionados a aproveitar e comprar já. Pode fazer a divulgação por email, na loja, site, redes sociais, flyers… o importante é que a informação chegue em tempo útil às pessoas. Ganha a sua empresa que acaba por escoar – se for esperta – produtos em excesso no stock e ganha o seu cliente porque fez uma boa compra.
4. Reconheça os clientes individualmente
Eis mais uma forma simples e gratuita de compensar clientes! Pegue num cliente fiel todos os meses, por exemplo, e mostre o seu perfil de consumidor ou outro aspeto particular na página do Facebook da sua empresa, no site ou numa newsletter. Esta espécie de “Cliente do Mês” agrada aos consumidores e atrai novos clientes porque transmite credibilidade já que está a mostrar alguém que conhece a sua empresa.
Use e abuse destas dicas simples e baratas para compensar clientes fiéis e veja como consegue aumentar as vendas no seu negócio! Mas, não se esqueça que, apesar de todas as pessoas gostarem de ser lembradas e mimadas, há que monitorizar o desempenho de cada uma destas ações a fim de perceber o que funciona melhor para os seus clientes.