O preço do “ouro líquido” português deverá registar uma queda significativa nos próximos meses, acompanhando a tendência já verificada em Espanha, onde o azeite virgem extra na Andaluzia apresenta uma redução de 35% face ao máximo histórico de janeiro último.
O preço do azeite virgem extra na região da Andaluzia, referência para o mercado ibérico, situa-se atualmente nos 6€ por litro, uma queda de 19% em relação ao mês anterior e significativamente abaixo dos 9,20€ registados em janeiro. Esta tendência descendente deverá refletir-se no mercado português, dada a estreita ligação entre os dois mercados.
A perspetiva de queda nos preços é sustentada por previsões otimistas para a produção em 2024-2025. Em Portugal, a Olivum – Associação de Olivicultores e Lagares de Portugal antecipa uma produção entre 170.000 e 180.000 toneladas, um aumento de 10 a 15% face à campanha anterior. Em Espanha, maior produtor mundial com mais de 40% da produção global, espera-se uma colheita de 1,3 milhões de toneladas métricas, praticamente o dobro do ano anterior.
A Deoleo, líder mundial na produção de azeite, prevê que os preços nos supermercados espanhóis possam cair para cerca de 5€ por litro, uma redução significativa face aos anteriores 9-10€, esta correção de preços deverá beneficiar também os consumidores portugueses, que têm enfrentado valores recordes nas prateleiras dos supermercados, a redução dos preços coincide com um ano climaticamente mais favorável e condições meteorológicas mais estáveis. “As perspetivas positivas para a próxima campanha devem-se a uma combinação de fatores, incluindo a entrada em produção de novos olivais e condições meteorológicas mais favoráveis”, indica a Olivum no seu comunicado.
Apesar da atual tendência de estabilização, o setor mantém-se cauteloso. As alterações climáticas continuam a representar uma “ameaça existencial” para a indústria do azeite, levando a investimentos em novas tecnologias agrícolas e no desenvolvimento de variedades de oliveira mais resistentes.
A normalização dos preços do azeite representa um alívio tanto para consumidores como para o setor, após um período marcado por escassez e preços inflacionados que chegaram a causar problemas de segurança em supermercados espanhóis. Esta correção de mercado sugere um regresso gradual à estabilidade num dos produtos mais emblemáticos da gastronomia mediterrânica.