14 dicas sobre como como aumentar as vendas da loja virtual no natal
Muitos consumidores começarão em breve a procurar ideias de presentes de Natal na Internet. Acredite ou não, alguns até já compraram metade das lembranças! Por isso, se é um lojista virtual deve começar já em início de novembro a preparar as suas estratégias para aproveitar a habitual procura nesta época festiva. Toca a vender!
As compras de Natal começam no final de outubro. É um facto. E duram até ao dia 25 de dezembro. É outro facto. E há cada vez mais consumidores a comprarem através da Internet. Mais um facto comprovado. Porém, uma coisa é entender que tem necessidade de começar a planear estratégias de vendas para a sua loja online e outra bem diferente é saber que estratégias de marketing adotar. Por isso estamos aqui para ajudar. É outro facto!
Cada vez mais é necessário começar a trabalhar as promoções de Natal com antecedência, até porque existem inúmeras formas viáveis de atrair os consumidores e aumentar as vendas na época do Natal. Algumas são comuns a todos os negócios online, outras são particularmente interessantes para a sua empresa. Distinga-as e aproveite-as, até porque estamos a falar de estratégias relativamente baratas face ao retorno que proporcionam.
Invista no seu marketing digital, face frente à concorrência e garanta as vendas. Perceba quais as necessidades do seu público-alvo. Prepare uma oferta especial de Natal usando todas as ferramentas disponíveis para divulgar a sua loja. Agora! Leia as dicas que deixamos em baixo e comece logo de seguida. Porque já estamos em novembro…
1. Divulgue a sua loja
Atualize os seus canais de divulgação para que os seus produtos alcancem o maior número de pessoas possível. Divulgue a sua marca, artigos, serviços ou promoções, ou seja, diferentes informações para atrair clientes para a sua loja virtual. Verifique que veículos online o podem ajudar a divulgar as suas campanhas, nomeadamente portais e blogues que tenham relação com o seu público-alvo.
Outra forma eficaz de divulgar a sua loja é através dos canais de atendimento e comunicação com o cliente. Mantenha-os sempre atualizados, assim como as redes sociais, newsletter, etc. Uma ação pontual específica para o Natal, como uma newsletter especial, pode funcionar lindamente e possibilitar, ao mesmo tempo, uma comunicação direta com os seus clientes.
1. Pense globalmente
Não limite as suas vendas, por exemplo a consumidores que vivem e/ou trabalham numa zona geográfica perto da sua loja física. Pela Internet pode vender a toda a gente desde que tenha boas estratégias para a
entrega dos produtos, meios de pagamento que bastem, possibilidade de troca, garantias e políticas de transporte que lhe permitam atingir o maior número de clientes.
2. Tenha um layout exclusivo
Ter um layout exclusivo na sua loja virtual na época do Natal é uma boa ideia, sabia? É uma atitude chamativa e demonstra a capacidade de atualização da sua empresa: que muda o visual consoante a época festiva!
3. Use uma linguagem clara e objetiva
As informações sobre o seu produto ou serviço devem estar concisas e corretas. Forneça os detalhes sobre o artigo que vão interessar os consumidores, usando palavras que façam sentido para o seu público-alvo. Os seus conteúdos escritos devem responder sempre às seguintes perguntas “quanto custa?” e “como é?” E se for pertinente também à pergunta: “é compatível com o que já tenho?” Seguindo esta linha de raciocínio, garante um processo de compra mais tranquilo e sem riscos de desistência.
Juntamente com a descrição dos produtos, use fotografias com boa resolução e qualidade, de modo a que na impossibilidade de ver ao vivo o produto, o cliente fique com a ideie nítida de como ele é.
4. Crie uma comunicação nova
Crie uma nova comunicação, específica para o Natal, sem perder a identidade visual da sua marca. Se possível, use banners com promoções para o período festivo com informações exclusivas para seus clientes. É importante que se sintam num ambiente natalício.
5. Tenha sugestões de presentes
Muitos clientes ainda não decidiram que presentes comprar no Natal, por isso ajude-os. Coloque chamadas de atenção para alguns dos produtos que tem para oferecer logo na página principal. Se possível crie listas segmentadas por faixa etária, sexo, gostos específicos… É simples de implementar e o sucesso é garantido.
6. Faça promoções
Realize promoções exclusivas para seus clientes no período de Natal (não espere pelos saldos) e ofereça algum desconto ou alguma vantagem na realização de compras através da sua loja online.
7. Use um comparador de preços
Devido à concorrência, os consumidores gostam e conseguem com facilidade inteirar-se online dos diferentes preços praticados no mercado. Por isso, o comparador de preços será uma ação pontual extremamente estratégica para suas vendas neste Natal porque reúne e direciona os consumidores para os produtos da sua loja virtual. Como faze-lo? Participando em sites com comparador de preços que permitirão à sua empresa mostrar-se no meio da concorrência, com a vantagem de analisar os produtos de outras lojas e manter-se em destaque com valores diferenciados, oferecendo as melhores opções ao consumidor, naturalmente.
8. Verifique o seu stock
Garanta o seu stock. É Natal, já sabe que a probabilidade de vender mais artigos é grande. Por isso não desiluda um único cliente. Ninguém gosta de entrar numa loja onde a maioria dos produtos está esgotada, não é verdade? Tenha um bom stock dos produtos que vai dar destaque (pelo menos).
9. Cumpra os prazos de entrega
É obviamente importante que a prenda de Natal… chegue antes do Natal. Se os artigos chegarem depois da data prevista, não só terá de lidar com reclamações como verá a sua marca perder credibilidade. Se, pelo contrário, respeitar o prazo de entrega combinado com o cliente, além de vender mais neste Natal, fideliza mais clientes.
10. Dê atendimento personalizado
Se (pelo menos na época do Natal) tiver um chat de comunicação a funcionar na sua loja virtual e até mesmo nas redes sociais, conseguirá ajudar os clientes em tempo real. Numa altura em que as pessoas andam ocupadas com compras e baralhadas com tanta oferta, é precioso ter do outro lado um vendedor capaz de ajudar.
11. Comunique
Comunique as suas campanhas de Natal. Mantenha os seus canais de comunicação, como redes sociais, blogues e newsletter, atualizados. Informe os seus clientes das promoções e vantagens de comprar presentes de Natal na sua loja virtual.
12. Utilize mecanismos SEO (Search Engine Optimization)
Reveja as suas estratégias SEO porque no Natal convém que a sua empresa esteja mesmo bem situada nos motores de busca, nomeadamente o Google. Reveja as suas palavras-chave e verifique se estão conforme às expressões de pesquisa do seu público-alvo. Porque é tão bom aparecer nos primeiros lugares das pesquisas!
13. Links patrocinados
Se poder realizar campanhas no Adwords no Natal, não hesite, mas otimize-as com palavras específicas para este período. Anúncios com um tema natalício continuam a ser relevantes para atrair um público interessado em comprar presentes para oferecer a amigos e familiares no Natal.
14. Invista nas redes sociais
Na sua loja online devem existir e estar bem visíveis as opções de partilha nas redes sociais. É uma ótima forma de aumenta as hipóteses de visualizações das suas páginas ao mesmo tempo que consegue converter parte dessas visitas em vendas.
Se possível, crie uma Fan Page personalizada com sua marca, layout próprio e promoções e interaja com os seus clientes!
Seja de que forma for, não abdique dos lucros que uma loja online pode render na época do Natal. Aproveita estas dicas, esteja preparado para a procura e atraia mais clientes. E a seguir é só fechar as vendas. Boas festas!