A Microsoft anunciou um programa gratuito de cibersegurança para governos europeus, visando fortalecer as defesas contra ciberameaças, incluindo aquelas potencializadas por inteligência artificial, a iniciativa surge em resposta a um aumento significativo de ciberataques na Europa, muitos dos quais ligados a ameaças patrocinadas, alegadamente, por estados como China, Irão, Coreia do Norte e Rússia.
O programa, lançado oficialmente nesta semana, tem como principal objetivo melhorar a partilha de inteligência sobre ameaças baseadas em IA e ajudar a prevenir e a interromper ciberataques.
Recentemente, tem-se observado um aumento no uso de IA generativa por parte de cibercriminosos para amplificar a escala e o impacto das suas operações, que variam desde a interrupção de infraestruturas críticas até a disseminação de desinformação.
A iniciativa da Microsoft representa um passo significativo na luta contra as ciberameaças na Europa, oferecendo recursos avançados de cibersegurança sem custo para os governos. Com o aumento contínuo de ciberataques e o uso crescente de IA por parte de atacantes, programas como este são essenciais para proteger infraestruturas críticas e garantir a segurança digital.