4 Estratégias para gerar leads através do site da sua empresa
Sem mãozinhas não se fazem bolinhos! Se quer aumentar o número de clientes da sua empresa, primeiro tem de gerar leads através do seu site institucional. Felizmente, não é complicado! Se usar as quatro estratégias que vamos apresentar de seguida, consegue despertar o interesse dos utilizadores e fechar mais negócios para a sua empresa… com facilidade!
Quer gerar leads? Mas antes saiba o que é um lead!
Em marketing digital, lead significa potencial consumidor, ou seja, o utilizador que entrou em contato com uma empresa para saber mais sobre um produto ou serviço.
Normalmente, a definição de lead é usada para designar alguém que fornece informações de contacto a uma empresa: nome, email, telefone, etc, em troca de um conteúdo relevante, por exemplo. Nesse sentido, qualquer lead é uma oportunidade de negócio para as equipas comerciais, porque se trata de um consumidor que demonstrou interesse por um produto/serviço e que, muito possivelmente, gostaria de obter mais informações sobre ele (e até de comprá-lo). Naturalmente que o processo de gerar leads e mais tarde transformar um lead em cliente, leva o seu tempo, pois trata-se de acompanhar um utilizador ao longo do funil de vendas em direção à compra (que nem sempre acontece), mas vale a pena esperar porque o retorno é garantido!
Mais informação sobre o funil de vendas, aqui!
Como gerar leads através do site da sua empresa? Simples!
Está ansioso por conhecer as melhores estratégias para gerar leads para a sua empresa, não é verdade? Pois não vamos fazê-lo esperar! Continue a ler e conheça quatro das melhores formas de obter leads através de um site institucional.
1. Formulários
- “Preencha o formulário e receba uma amostra grátis!”
- “Clique aqui para fazer download do nosso ebook.”
- “Marque a sua consulta online.”
- “Simule o seu crédito à habitação”.
Colocar formulários no site é o primeiro passo a dar na geração de leads e vamos explicar porquê! Um formulário (um documento digital onde são preenchidos dados pessoais) é de suma importância para uma empresa porque, depois de recolhida a informação, permite a formalização das comunicações e a manutenção de uma relação com os leads ao longo do funil de vendas.
Portanto, a ideia é levar o visitante do site a facultar informações pessoais e submeter o formulário para depois – como moeda de troca – receber determinado conteúdo. Naturalmente que convém ser um conteúdo rico e diferenciado para atrair a atenção das pessoas e justificar o preenchimento do formulário. Mas não é tudo! Para ser eficaz, o formulário deve ser simples e curto e solicitar apenas os dados pessoais imprescindíveis à ação de marketing. Muitas vezes, pedir o nome e o email é suficiente (inscrição para receber uma newsletter, por exemplo), noutras são necessários mais dados (simulação de um seguro de saúde, por exemplo). Em todo o caso, os formulários em sites ou landing pages ajudam a gerar leads, a engrossas as bases de dados de prospects, a conhecer melhor os potenciais clientes e a definir um público-alvo, e são das melhores estratégias para fechar mais vendas!
E por falar em landing pages, leia a próxima dica para gerar leads!
2. Landing pages
Outra forma de aumentar a base de dados da sua empresa através do site, é criando landing pages (páginas de destino ou páginas de aterragem) que são páginas na Internet para as quais um utilizador pode ser encaminhado através de um conteúdo no site, artigo de blog, link patrocinado, etc. E isso porque o seu site pode estar a atrair muitos visitantes, mas pode não estar a conseguir que eles avancem ao longo do funil de vendas em direção à compra, ou seja, pode não estar a gerar conversões. Mas com uma landing page converte, até porque o objetivo destas páginas é, precisamente, gerar conversões através de formulários para obtenção de dados pessoais que, se tudo correr bem, os visitantes vão preencher. Mas não vale a pena ir correr fazer landing pages só porque sim! Para gerarem leads, as landing pages devem ter um objetivo definido (focarem-se num único assunto), textos e imagens que bastem, design apelativo com poucos elementos e um call-to-action no final.
E por falar em call-to-action, conheça a próxima dica para obter leads!
3. Call-to-action
Os CTAs, call-to-actions ou chamadas para a ação são botões capazes de levar os visitantes a uma ação: assinatura de uma newsletter, download de um ebook, inscrição num evento, pedido de orçamento, compra de um produto, etc. Podem ser usados ao longo do funil de vendas, em todas as ações de marketing digital de uma empresa de modo a aumentarem as taxas de conversão depois da obtenção de leads.
Também na elaboração de CTAs há algumas regras a ter em conta: devem estar bem visíveis, conter um verbo no imperativo (descarregue, clique, subscreva, etc), explicar de forma muito clara e sucinta o que oferecem e ter uma forte relação com sua proposta de valor, porque os utilizadores não querem clicar num link para realizar uma determinada ação e depois depararem-se com algo completamente diferente daquilo que lhes foi prometido.
4. Blog
E por fim, o blog! E sabe porquê? Porque o site da sua empresa não é suficiente para publicar diversos conteúdos direta ou indiretamente relacionados com os seus produtos/serviços e área de atuação. Precisa de um blog para divulgar matérias relevantes capazes de aumentar o tráfego qualificado para o seu site e dar resposta às “dores” dos milhares de utilizadores que pesquisam primeiro na Internet antes de comprarem um produto ou aderirem a um serviço. Como consegue chegar a esses utilizadores que pesquisam no Google? Lá está! Através de um blog empresarial (que pode estar incluso no site da sua empresa) com bons conteúdos, otimizados com SEO (Search Engine Optimization) de forma a alcançarem os primeiros lugares dos resultados de pesquisa quando um utilizador procura pelos seus produtos/serviços. Em consequência, com um blog consegue também mais páginas no Google sobre a sua empresa e assim acaba por aumentar o número de visitantes do site sem gastar um cêntimo em publicidade! E ao aumentar o número de visitantes, aumenta o número de potenciais clientes, pessoas que estão realmente interessadas no seu produto ou serviço. Como? Despertando-lhes o desejo de compra com artigos que consigam esclarecer alguma dúvida, resolver um problema, dar resposta a uma necessidade. E o melhor de tudo é que enquanto está a gerar leads e a engrossa a base de dados da sua empresa, está a aumentar a visibilidade, reputação e autoridade do negócio!
E agora tire mais uns minutos de leitura e conheça também os problemas que podem estar a impedir o seu site de gerar mais leads.