Coronavírus: saiba como preservar a saúde mental durante o isolamento social
Se a ansiedade já afetava cerca de 16,5% dos portugueses antes do novo coronavírus, imagine agora com todas as condições criadas para piorar a saúde mental durante o isolamento social: stress, medo, angustia, pânico, solidão… Enfim, não há psicofármacos que cheguem para tantas perturbações mentais devido à quarentena, ou seja, devido a um problema gravíssimo de saúde púbica que está a afetar e a matar milhares de pessoas em todo o mundo, a destruir a economia e a ameaçar a sustentabilidade e bem-estar das populações. Por isso, o melhor que tem a fazer é aproveitar para cuidar de si, dentro de quatro paredes.
Como preservar a saúde mental durante o isolamento social? Vamos dizer-lhe, já de seguida!
Informação: menos é mais
Além dos meios de comunicação estarem a difundir informações sobre o coronavírus a toda a hora, os utilizadores de redes sociais gostam de mostrar a sua faceta de jornalistas e publicar todo o tipo de conteúdo, incluindo fake news, informações de origem duvidosa. Por isso, se está a começar a sentir alguma ansiedade, stress ou mesmo angústia, mude de estratégia! Leia, oiça ou veja notícias sobre a Covid-19 de fontes confiáveis e no máximo duas vezes ao dia e sempre no mesmo horário. É quanto basta para se manter informado e manter a sua saúde mental durante o isolamento social.
Rotina: estabelecer e cumprir
Em teletrabalho ou não, lá porque está em casa não quer dizer que se desleixe com a rotina. Claro que pode aproveitar para acordar mais tarde, afinal não tem de enfrentar o trânsito para chegar ao escritório, mas deve ser disciplinado: estabelecer um horário para acordar, trabalhar e descansar. Lembre-se que por estes dias precisa mais do que nunca, de encontrar um equilíbrio entre a vida profissional e vida pessoal para não perder a sua saúde mental durante o isolamento social.
Aproveite para ler as nossas dicas sobre como não perder o foco em teletrabalho.
Tecnologia: usar para se aproximar
Em estado de emergência é natural que não possa ver pessoalmente os seus familiares e amigos, mas isso não quer dizer que não os possa ver por videochamada ou que não possa comunicar com eles através de telefonemas e mensagens. Felizmente, as novas tecnologias colocam ao seu dispor inúmeras possibilidades de se aproximar de quem mais ama, sem sair de casa! Skype, Zoom, WhatsApp, Facebook e Instagram, entre outros recursos, podem ser grandes aliados para superar este momento de pandemia e manter a saúde mental durante o isolamento social.
Hobbies: aproveitar para fazer o que gosta
Lembra-se de todos os hobbies que não realizou por falta de tempo? Pois está na hora de pegar num durante o isolamento social. O livro que lhe ofereceram pelo Natal, por exemplo. Ou aquela tela que nunca chegou a acabar, a receita que ficou por experimentar… De certeza que existem atividades que tem adiado por falta de tempo, mas que pode recuperar agora para passar da melhor forma possível este período de quarentena. E se precisar de ajuda (por exemplo, para começar a fazer croché ou plantar ervas aromáticas), encontrará seguramente conteúdos gratuitos na Internet, incluindo aulas online que podem ser excelentes para se entreter e preservar a saúde mental durante o isolamento social.
Atividades: atreva-se com coisas novas
Se preferir deixar os hobbies de parte durante mais algum tempo, temos outra sugestão para manter a saúde mental durante o isolamento social: experimentar atividades novas, coisas que nunca se atreveu a fazer por falta de tempo ou de ousadia! Aprender a falar italiano, aprender a tocar guitarra, aprender a fazer sushi, fazer um puzzle, fazer um curso online de marketing digital, escrever, pintar, jardinar…
Alimentação: equilibrada e saudável
Para preservar a saúde mental durante o isolamento social deve manter uma alimentação equilibrada e saudável. Bem sabemos que poderá ter vontade de compensar a solidão e confinamento com doces e salgados, mas se o fizer, além de engordar, vai enfraquecer o seu sistema imunológico! Por isso, aposte numa alimentação rica em vegetais e frutas, hidratos de carbono como pão de mistura, massa e arroz, lacticínios magros ou meio gordos, mais peixe do que carne, muita água e, claro, pouca gordura, sal e açúcar.
Não deixe de conhecer também os alimentos que ajudam a alcançar mais produtividade no trabalho.
Exercício: 1, 2, 3… insiste, insiste!
Não tem de desenvolver uma rotina sedentária só porque está fechado em casa a fazer a sua parte para acabar com a proliferação do novo coronavírus. Existem várias formas – e bem divertidas! – de fazer exercício físico dentro de casa. E se não tiver máquinas para fazer os seus treinos, assista a aulas online ou improvise com uma corrida sem sair do lugar, uma série de flexões ou agachamentos com salto, dois pacotes de arroz a servir de pesos ou um banco pequeno a servir de step!
Meditação: está na hora de experimentar
A meditação é excelente para reduzir os níveis de ansiedade e também para fortalecer o sistema imunológico, pois quando a mente está bem, o corpo também está bem. Logo, aproveite o período de quarentena para começar a meditar – pelo menos uma vez por dia, de preferência logo de manhã – e ficar mais tranquilo.
Se nunca o fez, pode procurar ajuda para começar em conteúdos online ou simplesmente fechar os olhos, soltar os pensamentos negativos e começar a rever os seus sonhos e objetivos de vida. É tudo o que precisa para reencontrar a sua motivação e alegria de viver, sentir-se bem de corpo e alma e, claro, preservar a saúde mental durante o isolamento social.
Meditação e ioga para crianças? Clique aqui!
Em momentos de desanimo lembre-se sempre que qualquer desafio fortalece. E a Covid-19 não será exceção. Cuide da sua saúde mental e física para sair deste isolamento social mais forte e motivado.