Coronavírus: como preservar a saúde mental durante o isolamento social

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Coronavírus: saiba como preservar a saúde mental durante o isolamento social

Se a ansiedade já afetava cerca de 16,5% dos portugueses antes do novo coronavírus, imagine agora com todas as condições criadas para piorar a saúde mental durante o isolamento social: stress, medo, angustia, pânico, solidão… Enfim, não há psicofármacos que cheguem para tantas perturbações mentais devido à quarentena, ou seja, devido a um problema gravíssimo de saúde púbica que está a afetar e a matar milhares de pessoas em todo o mundo, a destruir a economia e a ameaçar a sustentabilidade e bem-estar das populações. Por isso, o melhor que tem a fazer é aproveitar para cuidar de si, dentro de quatro paredes.

Como preservar a saúde mental durante o isolamento social? Vamos dizer-lhe, já de seguida!

Informação: menos é mais

Além dos meios de comunicação estarem a difundir informações sobre o coronavírus a toda a hora, os utilizadores de redes sociais gostam de mostrar a sua faceta de jornalistas e publicar todo o tipo de conteúdo, incluindo fake news, informações de origem duvidosa. Por isso, se está a começar a sentir alguma ansiedade, stress ou mesmo angústia, mude de estratégia! Leia, oiça ou veja notícias sobre a Covid-19 de fontes confiáveis e no máximo duas vezes ao dia e sempre no mesmo horário. É quanto basta para se manter informado e manter a sua saúde mental durante o isolamento social.

Rotina: estabelecer e cumprir

Em teletrabalho ou não, lá porque está em casa não quer dizer que se desleixe com a rotina. Claro que pode aproveitar para acordar mais tarde, afinal não tem de enfrentar o trânsito para chegar ao escritório, mas deve ser disciplinado: estabelecer um horário para acordar, trabalhar e descansar. Lembre-se que por estes dias precisa mais do que nunca, de encontrar um equilíbrio entre a vida profissional e vida pessoal para não perder a sua saúde mental durante o isolamento social.

Aproveite para ler as nossas dicas sobre como não perder o foco em teletrabalho.

Tecnologia: usar para se aproximar

Em estado de emergência é natural que não possa ver pessoalmente os seus familiares e amigos, mas isso não quer dizer que não os possa ver por videochamada ou que não possa comunicar com eles através de telefonemas e mensagens. Felizmente, as novas tecnologias colocam ao seu dispor inúmeras possibilidades de se aproximar de quem mais ama, sem sair de casa! Skype, Zoom, WhatsApp, Facebook e Instagram, entre outros recursos, podem ser grandes aliados para superar este momento de pandemia e manter a saúde mental durante o isolamento social.

Hobbies: aproveitar para fazer o que gosta

Lembra-se de todos os hobbies que não realizou por falta de tempo? Pois está na hora de pegar num durante o isolamento social. O livro que lhe ofereceram pelo Natal, por exemplo. Ou aquela tela que nunca chegou a acabar, a receita que ficou por experimentar… De certeza que existem atividades que tem adiado por falta de tempo, mas que pode recuperar agora para passar da melhor forma possível este período de quarentena. E se precisar de ajuda (por exemplo, para começar a fazer croché ou plantar ervas aromáticas), encontrará seguramente conteúdos gratuitos na Internet, incluindo aulas online que podem ser excelentes para se entreter e preservar a saúde mental durante o isolamento social.

Atividades: atreva-se com coisas novas

Se preferir deixar os hobbies de parte durante mais algum tempo, temos outra sugestão para manter a saúde mental durante o isolamento social: experimentar atividades novas, coisas que nunca se atreveu a fazer por falta de tempo ou de ousadia! Aprender a falar italiano, aprender a tocar guitarra, aprender a fazer sushi, fazer um puzzle, fazer um curso online de marketing digital, escrever, pintar, jardinar…

Alimentação: equilibrada e saudável

Para preservar a saúde mental durante o isolamento social deve manter uma alimentação equilibrada e saudável. Bem sabemos que poderá ter vontade de compensar a solidão e confinamento com doces e salgados, mas se o fizer, além de engordar, vai enfraquecer o seu sistema imunológico! Por isso, aposte numa alimentação rica em vegetais e frutas, hidratos de carbono como pão de mistura, massa e arroz, lacticínios magros ou meio gordos, mais peixe do que carne, muita água e, claro, pouca gordura, sal e açúcar.

Não deixe de conhecer também os alimentos que ajudam a alcançar mais produtividade no trabalho.

Exercício: 1, 2, 3… insiste, insiste!

Não tem de desenvolver uma rotina sedentária só porque está fechado em casa a fazer a sua parte para acabar com a proliferação do novo coronavírus. Existem várias formas – e bem divertidas! – de fazer exercício físico dentro de casa. E se não tiver máquinas para fazer os seus treinos, assista a aulas online ou improvise com uma corrida sem sair do lugar, uma série de flexões ou agachamentos com salto, dois pacotes de arroz a servir de pesos ou um banco pequeno a servir de step!

Meditação: está na hora de experimentar

A meditação é excelente para reduzir os níveis de ansiedade e também para fortalecer o sistema imunológico, pois quando a mente está bem, o corpo também está bem. Logo, aproveite o período de quarentena para começar a meditar – pelo menos uma vez por dia, de preferência logo de manhã – e ficar mais tranquilo.

Se nunca o fez, pode procurar ajuda para começar em conteúdos online ou simplesmente fechar os olhos, soltar os pensamentos negativos e começar a rever os seus sonhos e objetivos de vida. É tudo o que precisa para reencontrar a sua motivação e alegria de viver, sentir-se bem de corpo e alma e, claro, preservar a saúde mental durante o isolamento social.

Meditação e ioga para crianças? Clique aqui!

Em momentos de desanimo lembre-se sempre que qualquer desafio fortalece. E a Covid-19 não será exceção. Cuide da sua saúde mental e física para sair deste isolamento social mais forte e motivado.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Artigos Relacionados

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Procura

ARTIGOS POPULARES

10 Etapas para criar um e-commerce e vender na maior loja do mundo!

Ter um computador com acesso à internet é fundamental, mas não basta para começar a vender na maior loja do mundo. Conheça as 10 etapas para criar um e-commerce, aqui!

Como abrir uma loja virtual em Portugal

Da legislação ao software de faturação, passando por uma série de especificações técnicas! Tudo o que precisa de saber para abrir uma loja virtual em Portugal!

12 Passos Para Abrir Uma Loja Online

Hoje em dia, esteja onde estiver e seja a que horas for, desde que tenha acesso à Internet, pode entrar numa loja online, colocar um produto no carrinho de compras, pagar e aguardar a entrega na comodidade do lar. Assim, motivos não lhe faltam para desejar abrir uma loja virtual.

Como Vender No Ebay Passo A Passo

Saiba como vender no ebay passo a passo Vender no eBay, na empresa de comércio eletrónico mais conhecida no mundo, é semelhante a vender

25 Ideias Para Criar Uma Pequena Empresa

Investimento reduzido + espírito empreendedor = negócio rentável Se tem interesse em abrir um negócio lucrativo mas pouco dinheiro para investir, não esmoreça.

Como Abrir Uma Loja Na Internet

Saiba como abrir uma loja na Internet. Vantagens e benefícios de uma loja na Internet. Além de ser uma solução fácil de implementar e gerir, uma loja online apresenta inúmeras vantagens

Como dominar um teste psicotécnico antes que ele o domine a si

Os testes psicotécnicos são uma ferramenta de seleção utilizada em todo o mundo em processos de recrutamento de candidatos para um trabalho, geralmente antes de ser realizada uma entrevista.

A Importância Da Comunicação

Tanto em família como em negócio, não dar importância à comunicação significa perder oportunidades de construção de um bom relacionamento.

Como Abrir Uma Empresa Online?

Para que seja mais fácil abrir uma empresa online e gerar um desenvolvimento económico, o Portal da Empresa desenvolveu ferramentas que permitem criar, de forma simples e segura, empresas online.

Como Criar Uma Empresa Da Forma Tradicional Passo A Passo

O método Tradicional de criação de uma empresa é o mais demoroso, pressupõe várias deslocações e uma atenção acrescida. Contudo, tem a vantagem do contacto pessoal e da facilidade de esclarecimento de dúvidas.

Conteúdo

Coronavírus: como preservar a saúde mental durante o isolamento social

Usamos cookies para que o site funcione corretamente, personalizar conteúdo e anúncios e para analisar o nosso tráfego.
Consulte a nossa política de privacidade.