Isto do marketing não é só para produtos e serviços. É também para pessoas. Pessoas que querem crescer pessoal e profissionalmente e que estão dispostas a desenvolver estratégias que as guiem nesse sentido. É uma delas?
O que é marketing pessoal?
Marketing Pessoal é o conjunto de estratégias individuais que deve ter em conta para desenvolver contactos e relacionamentos importantes quer numa perspetiva pessoal quer profissional, de forma a dar visibilidade às suas características, habilidades e competências mais relevantes.
Para que serve o marketing pessoal?
O marketing pessoal serve para se autopromover de forma a alcançar os seus objetivos.
Como começar a desenvolver o seu marketing pessoal?
Uma estratégia de marketing pessoal bem delineada só é conseguida se tiver uma perceção clara das suas competências e uma ideia sólida sobre o que quer fazer para tirar o máximo proveito dos seus pontos fortes (e minimizar os fracos). Depois de implementado, o marketing pessoal ajuda-o a posicionar-se na sua vida pessoal e principalmente profissional, da forma adequada para alcançar o sucesso.
Quais os valores do marketing pessoal?
O marketing pessoal de excelência pode ser resumido em dez valores:
- Otimismo: Deve conseguir aceitar críticas e ser positivo. Veja sempre o lado bom de todos os desafios.
- Integridade: Deve ser ambicioso qb, sem prejudicar nem enganar ninguém.
- Maturidade: Deve fazer uma boa gestão de conflitos de modo a solucionar problema e não a criar novos desequilíbrios.
- Empatia: Deve valorizar o trabalho dos outros colaboradores e parceiros, reconhecer o mérito de outros trabalhadores e aprender com eles.
- Paciência: Deve ter calma suficiente para proporcionar as oportunidades no momento certo.
- Espírito de equipa: Deve disponibilizar-se para ajudar sem que seja necessário solicitarem o seu auxílio e preocupar-se também com o resultado do trabalho dos seus colegas.
- Visão: Deve ter uma perceção clara das suas competências e funções e dos objetivos a atingir de modo a promover melhorias e soluções inteligentes no seu trabalho e no dos seus colegas.
- Visibilidade: Deve disponibilizar-se como voluntário para apresentações de trabalhos, projetos e tarefas que possam significar para si (ou para a empresa) uma oportunidade para crescer e melhorar.
- Solidariedade: Deve disponibilizar-se para ajudar os outros quer no trabalho quer na vida pessoal.
- Liderança: Deve tentar influenciar os colegas de forma positiva e criar um clima de confiança em torno de si de forma a que os outros o procurem para tomarem decisões.
Qual a sua estratégia?
Seguir um Plano de Marketing Pessoal é como seguir um Plano de Marketing empresarial. Deve agir em conformidade e ir procedendo a alterações consoante estas se vão impondo. Lembre-se que os seus objetivos pessoais e profissionais não são estanques e o caminho nem sempre segue a direito.
Como criar um plano de marketing pessoal?
Para fazer o planeamento da sua estratégia de marketing pessoal, seja a nível pessoal ou profissional, deve responder às seguintes questões?
- Em que fase da sua vida se encontra?
- Qual a sua missão, visão, valores e política pessoal?
- Quais as suas competências?
- Quais os seus pontos fortes e pontos fracos?
- Quais as suas forças e fraquezas?
- Que imagem sua passa para o exterior?
- Que impacto tem nas outras pessoas?
- Consegue ter a perceção do que os outros pensam de si?
- Quais as oportunidades e ameaças no seu mercado?
- O que há de novo na sua área profissional e no seu ramo de atividade?
- O que faz para se manter competitivo?
- Quais os seus objetivos?
- Que estratégias pretende levar a cabo para alcançar os seus objetivos?
No final não se esqueça que todas as etapas para elaboração do plano, bem como o acompanhamento dos objetivos podem (e devem) ser revistas e redirecionadas periodicamente, a fim de se ajustarem a novas situações. Os seus objetivos, no entanto, devem ser possíveis de atingir, de outra forma podem acabar por desmotiva-lo. E é essencial terem um período de tempo definido.
Faça ainda um controlo periódico dos resultados de forma a poder redirecionar as suas metas atempadamente de forma a atingir os seus objetivos. No final de todo este processo, a ideia é que se sinta realizado (profissional ou pessoalmente ou em ambos os casos).
Elaborar um Plano de Marketing Pessoal é uma excelente ideia para se desenvolver pessoal e profissionalmente de forma otimista, realista e estruturada. Se o fizer verá que deu início a uma nova etapa na sua vida: aquela em que tem aquilo com que sempre sonhou!