Já Tem Um Plano De Marketing Pessoal?

Isto do marketing não é só para produtos e serviços. É também para pessoas. Pessoas que querem crescer pessoal e profissionalmente e que estão dispostas a desenvolver estratégias que as guiem nesse sentido. É uma delas?

plano de marketing pessoal

O que é marketing pessoal?

Marketing Pessoal é o conjunto de estratégias individuais que deve ter em conta para desenvolver contactos e relacionamentos importantes quer numa perspetiva pessoal quer profissional, de forma a dar visibilidade às suas características, habilidades e competências mais relevantes.

Para que serve o marketing pessoal?

O marketing pessoal serve para se autopromover de forma a alcançar os seus objetivos.

Como começar a desenvolver o seu marketing pessoal?

Uma estratégia de marketing pessoal bem delineada só é conseguida se tiver uma perceção clara das suas competências e uma ideia sólida sobre o que quer fazer para tirar o máximo proveito dos seus pontos fortes (e minimizar os fracos). Depois de implementado, o marketing pessoal ajuda-o a posicionar-se na sua vida pessoal e principalmente profissional, da forma adequada para alcançar o sucesso.

Quais os valores do marketing pessoal?

O marketing pessoal de excelência pode ser resumido em dez valores:

  1. Otimismo: Deve conseguir aceitar críticas e ser positivo. Veja sempre o lado bom de todos os desafios.
  2. Integridade: Deve ser ambicioso qb, sem prejudicar nem enganar ninguém.
  3. Maturidade: Deve fazer uma boa gestão de conflitos de modo a solucionar problema e não a criar novos desequilíbrios.
  4. Empatia: Deve valorizar o trabalho dos outros colaboradores e parceiros, reconhecer o mérito de outros trabalhadores e aprender com eles.
  5. Paciência: Deve ter calma suficiente para proporcionar as oportunidades no momento certo.
  6. Espírito de equipa: Deve disponibilizar-se para ajudar sem que seja necessário solicitarem o seu auxílio e preocupar-se também com o resultado do trabalho dos seus colegas.
  7. Visão: Deve ter uma perceção clara das suas competências e funções e dos objetivos a atingir de modo a promover melhorias e soluções inteligentes no seu trabalho e no dos seus colegas.
  8. Visibilidade: Deve disponibilizar-se como voluntário para apresentações de trabalhos, projetos e tarefas que possam significar para si (ou para a empresa) uma oportunidade para crescer e melhorar.
  9. Solidariedade: Deve disponibilizar-se para ajudar os outros quer no trabalho quer na vida pessoal.
  10. Liderança: Deve tentar influenciar os colegas de forma positiva e criar um clima de confiança em torno de si de forma a que os outros o procurem para tomarem decisões.

Qual a sua estratégia?

Seguir um Plano de Marketing Pessoal é como seguir um Plano de Marketing empresarial. Deve agir em conformidade e ir procedendo a alterações consoante estas se vão impondo. Lembre-se que os seus objetivos pessoais e profissionais não são estanques e o caminho nem sempre segue a direito.

Como criar um plano de marketing pessoal?

Para fazer o planeamento da sua estratégia de marketing pessoal, seja a nível pessoal ou profissional, deve responder às seguintes questões?

  • Em que fase da sua vida se encontra?
  • Qual a sua missão, visão, valores e política pessoal?
  • Quais as suas competências?
  • Quais os seus pontos fortes e pontos fracos?
  • Quais as suas forças e fraquezas?
  • Que imagem sua passa para o exterior?
  • Que impacto tem nas outras pessoas?
  • Consegue ter a perceção do que os outros pensam de si?
  • Quais as oportunidades e ameaças no seu mercado?
  • O que há de novo na sua área profissional e no seu ramo de atividade?
  • O que faz para se manter competitivo?
  • Quais os seus objetivos?
  • Que estratégias pretende levar a cabo para alcançar os seus objetivos?

No final não se esqueça que todas as etapas para elaboração do plano, bem como o acompanhamento dos objetivos podem (e devem) ser revistas e redirecionadas periodicamente, a fim de se ajustarem a novas situações. Os seus objetivos, no entanto, devem ser possíveis de atingir, de outra forma podem acabar por desmotiva-lo. E é essencial terem um período de tempo definido.

Faça ainda um controlo periódico dos resultados de forma a poder redirecionar as suas metas atempadamente de forma a atingir os seus objetivos. No final de todo este processo, a ideia é que se sinta realizado (profissional ou pessoalmente ou em ambos os casos).

Elaborar um Plano de Marketing Pessoal é uma excelente ideia para se desenvolver pessoal e profissionalmente de forma otimista, realista e estruturada. Se o fizer verá que deu início a uma nova etapa na sua vida: aquela em que tem aquilo com que sempre sonhou!

Sobre Sofia Santos
Sofia Santos
Licenciada, pós-graduada e mestre em Comunicação, exerce atualmente a atividade de Técnica de Marketing na PC.Clinic. Adora as estratégias online para difusão de marcas, produtos e serviços de empresas mas gosta mais ainda de as usar para ir ao encontro dos desejos e necessidades dos consumidores mais exigentes. Pelo meio não consegue largar a produção de conteúdos de qualquer género e em qualquer tipo de suporte. Para ela escrever é dançar com as letras. É brilhar, rodopiar, suar, cansar, aprender, rir e sonhar. Ir e voltar sem sair do lugar.
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