Já Tem Um Plano De Marketing Pessoal?

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Isto do marketing não é só para produtos e serviços. É também para pessoas. Pessoas que querem crescer pessoal e profissionalmente e que estão dispostas a desenvolver estratégias que as guiem nesse sentido. É uma delas?

plano de marketing pessoal

O que é marketing pessoal?

Marketing Pessoal é o conjunto de estratégias individuais que deve ter em conta para desenvolver contactos e relacionamentos importantes quer numa perspetiva pessoal quer profissional, de forma a dar visibilidade às suas características, habilidades e competências mais relevantes.

Para que serve o marketing pessoal?

O marketing pessoal serve para se autopromover de forma a alcançar os seus objetivos.

Como começar a desenvolver o seu marketing pessoal?

Uma estratégia de marketing pessoal bem delineada só é conseguida se tiver uma perceção clara das suas competências e uma ideia sólida sobre o que quer fazer para tirar o máximo proveito dos seus pontos fortes (e minimizar os fracos). Depois de implementado, o marketing pessoal ajuda-o a posicionar-se na sua vida pessoal e principalmente profissional, da forma adequada para alcançar o sucesso.

Quais os valores do marketing pessoal?

O marketing pessoal de excelência pode ser resumido em dez valores:

  1. Otimismo: Deve conseguir aceitar críticas e ser positivo. Veja sempre o lado bom de todos os desafios.
  2. Integridade: Deve ser ambicioso qb, sem prejudicar nem enganar ninguém.
  3. Maturidade: Deve fazer uma boa gestão de conflitos de modo a solucionar problema e não a criar novos desequilíbrios.
  4. Empatia: Deve valorizar o trabalho dos outros colaboradores e parceiros, reconhecer o mérito de outros trabalhadores e aprender com eles.
  5. Paciência: Deve ter calma suficiente para proporcionar as oportunidades no momento certo.
  6. Espírito de equipa: Deve disponibilizar-se para ajudar sem que seja necessário solicitarem o seu auxílio e preocupar-se também com o resultado do trabalho dos seus colegas.
  7. Visão: Deve ter uma perceção clara das suas competências e funções e dos objetivos a atingir de modo a promover melhorias e soluções inteligentes no seu trabalho e no dos seus colegas.
  8. Visibilidade: Deve disponibilizar-se como voluntário para apresentações de trabalhos, projetos e tarefas que possam significar para si (ou para a empresa) uma oportunidade para crescer e melhorar.
  9. Solidariedade: Deve disponibilizar-se para ajudar os outros quer no trabalho quer na vida pessoal.
  10. Liderança: Deve tentar influenciar os colegas de forma positiva e criar um clima de confiança em torno de si de forma a que os outros o procurem para tomarem decisões.

Qual a sua estratégia?

Seguir um Plano de Marketing Pessoal é como seguir um Plano de Marketing empresarial. Deve agir em conformidade e ir procedendo a alterações consoante estas se vão impondo. Lembre-se que os seus objetivos pessoais e profissionais não são estanques e o caminho nem sempre segue a direito.

Como criar um plano de marketing pessoal?

Para fazer o planeamento da sua estratégia de marketing pessoal, seja a nível pessoal ou profissional, deve responder às seguintes questões?

  • Em que fase da sua vida se encontra?
  • Qual a sua missão, visão, valores e política pessoal?
  • Quais as suas competências?
  • Quais os seus pontos fortes e pontos fracos?
  • Quais as suas forças e fraquezas?
  • Que imagem sua passa para o exterior?
  • Que impacto tem nas outras pessoas?
  • Consegue ter a perceção do que os outros pensam de si?
  • Quais as oportunidades e ameaças no seu mercado?
  • O que há de novo na sua área profissional e no seu ramo de atividade?
  • O que faz para se manter competitivo?
  • Quais os seus objetivos?
  • Que estratégias pretende levar a cabo para alcançar os seus objetivos?

No final não se esqueça que todas as etapas para elaboração do plano, bem como o acompanhamento dos objetivos podem (e devem) ser revistas e redirecionadas periodicamente, a fim de se ajustarem a novas situações. Os seus objetivos, no entanto, devem ser possíveis de atingir, de outra forma podem acabar por desmotiva-lo. E é essencial terem um período de tempo definido.

Faça ainda um controlo periódico dos resultados de forma a poder redirecionar as suas metas atempadamente de forma a atingir os seus objetivos. No final de todo este processo, a ideia é que se sinta realizado (profissional ou pessoalmente ou em ambos os casos).

Elaborar um Plano de Marketing Pessoal é uma excelente ideia para se desenvolver pessoal e profissionalmente de forma otimista, realista e estruturada. Se o fizer verá que deu início a uma nova etapa na sua vida: aquela em que tem aquilo com que sempre sonhou!

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Artigos Relacionados

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Procura

ARTIGOS POPULARES

10 Etapas para criar um e-commerce e vender na maior loja do mundo!

Ter um computador com acesso à internet é fundamental, mas não basta para começar a vender na maior loja do mundo. Conheça as 10 etapas para criar um e-commerce, aqui!

Como abrir uma loja virtual em Portugal

Da legislação ao software de faturação, passando por uma série de especificações técnicas! Tudo o que precisa de saber para abrir uma loja virtual em Portugal!

12 Passos Para Abrir Uma Loja Online

Hoje em dia, esteja onde estiver e seja a que horas for, desde que tenha acesso à Internet, pode entrar numa loja online, colocar um produto no carrinho de compras, pagar e aguardar a entrega na comodidade do lar. Assim, motivos não lhe faltam para desejar abrir uma loja virtual.

Como Vender No Ebay Passo A Passo

Saiba como vender no ebay passo a passo Vender no eBay, na empresa de comércio eletrónico mais conhecida no mundo, é semelhante a vender

25 Ideias Para Criar Uma Pequena Empresa

Investimento reduzido + espírito empreendedor = negócio rentável Se tem interesse em abrir um negócio lucrativo mas pouco dinheiro para investir, não esmoreça.

Como Abrir Uma Loja Na Internet

Saiba como abrir uma loja na Internet. Vantagens e benefícios de uma loja na Internet. Além de ser uma solução fácil de implementar e gerir, uma loja online apresenta inúmeras vantagens

Como dominar um teste psicotécnico antes que ele o domine a si

Os testes psicotécnicos são uma ferramenta de seleção utilizada em todo o mundo em processos de recrutamento de candidatos para um trabalho, geralmente antes de ser realizada uma entrevista.

A Importância Da Comunicação

Tanto em família como em negócio, não dar importância à comunicação significa perder oportunidades de construção de um bom relacionamento.

Como Abrir Uma Empresa Online?

Para que seja mais fácil abrir uma empresa online e gerar um desenvolvimento económico, o Portal da Empresa desenvolveu ferramentas que permitem criar, de forma simples e segura, empresas online.

Como Criar Uma Empresa Da Forma Tradicional Passo A Passo

O método Tradicional de criação de uma empresa é o mais demoroso, pressupõe várias deslocações e uma atenção acrescida. Contudo, tem a vantagem do contacto pessoal e da facilidade de esclarecimento de dúvidas.

Conteúdo

Já Tem Um Plano De Marketing Pessoal?

Usamos cookies para que o site funcione corretamente, personalizar conteúdo e anúncios e para analisar o nosso tráfego.
Consulte a nossa política de privacidade.