Bem-vindo ao pme.pt

Apoio Digital para o Crescimento da Sua Empresa: Transforme a Sua Presença Online de Forma Fácil e Acessível

Já Tem Um Plano De Marketing Pessoal?

Isto do marketing não é só para produtos e serviços. É também para pessoas. Pessoas que querem crescer pessoal e profissionalmente e que estão dispostas a desenvolver estratégias que as guiem nesse sentido. É uma delas?

marketing pessoal

O que é marketing pessoal?

Marketing Pessoal é o conjunto de estratégias individuais que deve ter em conta para desenvolver contactos e relacionamentos importantes quer numa perspetiva pessoal quer profissional, de forma a dar visibilidade às suas características, habilidades e competências mais relevantes.

Para que serve o marketing pessoal?

O marketing pessoal serve para se autopromover de forma a alcançar os seus objetivos.

Como começar a desenvolver o seu marketing pessoal?

Uma estratégia de marketing pessoal bem delineada só é conseguida se tiver uma perceção clara das suas competências e uma ideia sólida sobre o que quer fazer para tirar o máximo proveito dos seus pontos fortes (e minimizar os fracos). Depois de implementado, o marketing pessoal ajuda-o a posicionar-se na sua vida pessoal e principalmente profissional, da forma adequada para alcançar o sucesso.

Quais os valores do marketing pessoal?

O marketing pessoal de excelência pode ser resumido em dez valores:

  1. Otimismo: Deve conseguir aceitar críticas e ser positivo. Veja sempre o lado bom de todos os desafios.
  2. Integridade: Deve ser ambicioso qb, sem prejudicar nem enganar ninguém.
  3. Maturidade: Deve fazer uma boa gestão de conflitos de modo a solucionar problema e não a criar novos desequilíbrios.
  4. Empatia: Deve valorizar o trabalho dos outros colaboradores e parceiros, reconhecer o mérito de outros trabalhadores e aprender com eles.
  5. Paciência: Deve ter calma suficiente para proporcionar as oportunidades no momento certo.
  6. Espírito de equipa: Deve disponibilizar-se para ajudar sem que seja necessário solicitarem o seu auxílio e preocupar-se também com o resultado do trabalho dos seus colegas.
  7. Visão: Deve ter uma perceção clara das suas competências e funções e dos objetivos a atingir de modo a promover melhorias e soluções inteligentes no seu trabalho e no dos seus colegas.
  8. Visibilidade: Deve disponibilizar-se como voluntário para apresentações de trabalhos, projetos e tarefas que possam significar para si (ou para a empresa) uma oportunidade para crescer e melhorar.
  9. Solidariedade: Deve disponibilizar-se para ajudar os outros quer no trabalho quer na vida pessoal.
  10. Liderança: Deve tentar influenciar os colegas de forma positiva e criar um clima de confiança em torno de si de forma a que os outros o procurem para tomarem decisões.

Qual a sua estratégia?

Seguir um Plano de Marketing Pessoal é como seguir um Plano de Marketing empresarial. Deve agir em conformidade e ir procedendo a alterações consoante estas se vão impondo. Lembre-se que os seus objetivos pessoais e profissionais não são estanques e o caminho nem sempre segue a direito.

Como criar um plano de marketing pessoal?

Para fazer o planeamento da sua estratégia de marketing pessoal, seja a nível pessoal ou profissional, deve responder às seguintes questões?

  • Em que fase da sua vida se encontra?
  • Qual a sua missão, visão, valores e política pessoal?
  • Quais as suas competências?
  • Quais os seus pontos fortes e pontos fracos?
  • Quais as suas forças e fraquezas?
  • Que imagem sua passa para o exterior?
  • Que impacto tem nas outras pessoas?
  • Consegue ter a perceção do que os outros pensam de si?
  • Quais as oportunidades e ameaças no seu mercado?
  • O que há de novo na sua área profissional e no seu ramo de atividade?
  • O que faz para se manter competitivo?
  • Quais os seus objetivos?
  • Que estratégias pretende levar a cabo para alcançar os seus objetivos?

No final não se esqueça que todas as etapas para elaboração do plano, bem como o acompanhamento dos objetivos podem (e devem) ser revistas e redirecionadas periodicamente, a fim de se ajustarem a novas situações. Os seus objetivos, no entanto, devem ser possíveis de atingir, de outra forma podem acabar por desmotiva-lo. E é essencial terem um período de tempo definido.

Faça ainda um controlo periódico dos resultados de forma a poder redirecionar as suas metas atempadamente de forma a atingir os seus objetivos. No final de todo este processo, a ideia é que se sinta realizado (profissional ou pessoalmente ou em ambos os casos).

Elaborar um Plano de Marketing Pessoal é uma excelente ideia para se desenvolver pessoal e profissionalmente de forma otimista, realista e estruturada. Se o fizer verá que deu início a uma nova etapa na sua vida: aquela em que tem aquilo com que sempre sonhou!

Newsletter

Fique por Dentro das Novidades, Subscreva a Nossa Newsletter! E o melhor de tudo? É gratuito! Basta inserir seu e-mail no campo abaixo e clicar em "Subscrever". É rápido, fácil e seguro.

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

MAIS ARTIGOS

Como Criar um Plano de Negócios

Um plano de negócios bem estruturado é fundamental para o sucesso de qualquer empresa. Ele serve como um mapa abrangente, orientando os empreendedores e proprietários de empresas em todas as etapas do processo.

Segredos do Search Engine Marketing

Neste artigo vamos explorar os fundamentos do Search Engine Marketing (SEM), as suas vertentes, tendências emergentes e a importância dos motores de busca no processo de tomada de decisão do consumidor.

A Evolução e Importância do SEO

A presença online sólida é fundamental para o sucesso de qualquer negócio, com bilhões de pesquisas realizadas diariamente nos motores de busca como o Google, otimizar a visibilidade e os rankings dos nossos websites tornou-se uma prioridade estratégica e de sobrevivência.

Como Criar um Website Profissional para a Sua Empresa

O mundo ligado à Internet exige que as empresas tenham uma presença online forte. Um website profissional é a pedra angular para estabelecer a sua identidade de marca, comunicar com os clientes e vender produtos e / ou serviços online.

Cibersegurança: 10 Medidas Recomendadas para PMEs

Como podem as pequenas e médias empresas garantir que os funcionários estão devidamente formados nos fundamentos da cibersegurança?

Ransomware: A Ameaça Ciberlucrativa

O que é o Ransomware? É um tipo malware insidioso que encripta os dados das vítimas, tornando-os inacessíveis até que um resgate seja pago.

Gestão e Resolução de Conflitos nas Pequenas e Médias Empresas

Os conflitos são inevitáveis em qualquer ambiente de trabalho, especialmente nas pequenas e médias empresas (PMEs), onde as interações pessoais são mais próximas e intensas.

Conduzir Reuniões de Sucesso

Neste artigo vamos tentar resumir as melhores práticas para conduzir reuniões produtivas e envolventes, desde o planeamento até ao follow-up.

Conteúdo
Já Tem Um Plano De Marketing Pessoal?
pme.pt Portal PME

Usamos cookies para que o site funcione corretamente, personalizar conteúdo e anúncios e para analisar o nosso tráfego.
Consulte a nossa política de privacidade.