O seu blog não gera leads? Saiba porquê!

Facebook
Twitter
LinkedIn

Nunca ficou desapontado com nenhum artigo de blog em que tenha clicado? Nunca desistiu da leitura de um texto por o considerar repetitivo ou desinteressante? Nunca se interrogou em relação aos motivos pelos quais o seu próprio blog não gera leads? Hum… está na altura de o fazer! Produzir conteúdos para atrair leitores de forma orgânica ou paga é uma das melhores estratégias de marketing digital (e das mais baratas!) para alavancar o seu negócio. Por esse motivo, o melhor é mesmo ler este artigo em vez de aguardar por um milagre que lhe traga leads por artes mágicas, sim?

Principais motivos pelos quais o seu blog não gera leads

Um blog que não gera leads não serve para nada… a não ser para lhe chamar a atenção para algumas falhas a nível de marketing de conteúdo que possivelmente está a cometer nessa missão de difundir a sua marca e atrair mais clientes. Por isso convém reverter a situação rapidamente e a melhor forma de o fazer é mesmo conhecendo (evitando ou eliminando) os principais motivos pelos quais um blog não gera leads. Venha daí!

1. Não está a escrever para a sua persona

Não comece a escrever artigos de blog sem antes definir a sua persona, ou seja, o perfil individual que representa o cliente ideal da sua empresa. Caso contrário, os seus conteúdos, por muito interessantes que lhe pareçam, não vão ao encontro das necessidades, desejos e até da linguagem do seu público-alvo. E por isso não conquistam os leitores e, por consequência, não os levam a disponibilizar dados de contacto num formulário (por exemplo) para se transformarem em leads.

Como criar a persona da sua empresa? Clique aqui!

2. Não está a colocar links internos

Faz muito mal em não aproveitar os seus artigos de blog para colocar links internos, ou seja, para fazer ligações para outras páginas de forma a manter o leitor interessado na leitura dos seus conteúdos, sem sair do seu site!

Conheça as melhores estratégias de link building!

3. Não está a usar calls-to-action

Outro dos motivos pelos quais o seu blog não gera leads é o facto de não estar a usar CTAs ou calls-to-action, ou seja, chamadas para a ação no final do texto (ou durante o texto) que incentivem os leitores a fazer algo. Por exemplo, a fazerem download de um ebook, a deixarem um comentário sobre o artigo, a inscreverem-se para receberem uma newsletter… e assim darem um passo adiante dentro da jornada do cliente, transformando-se em leads, que mais tarde se podem transformar em clientes!

4. Não está a criar landing pages eficientes

Se está a colocar CTAs mas ainda assim o seu blog não gera leads, talvez seja porque os seus calls-to-action não direcionam para landing pages (páginas de aterragem) eficientes, ou seja, capazes de atrair os visitantes e levá-los a preencher um formulário de contacto, por exemplo. Nesse sentido, veja se as suas landing pages não estão confusas, muito extensas ou com formulários de contato que pedem informação a mais e levam os visitantes a desistir. E, principalmente, veja se a “recompensa” pelo preenchimento de dados no formulário é clara: download de um ebook? Inscrição para um webinar? Amostra grátis de um dos seus produtos? Vale de desconto?

Como criar uma landing page eficaz?

5. Não está a disponibilizar formulários simples

Os seus artigos têm CTAs e landing pages eficientes, mas mesmo assim o seu blog não gera leads? Será que o problema está no formulário? Verifique, porque tendo um bom conteúdo e uma boa oferta, a falta de leads pode dever-se ao facto do seu formulário ser muito complexo. Porque não pede apenas o nome e email do visitante? Se está a ir mais além, obrigando o visitante a demorar-se e a facultar demasiados dados pessoais, pode acabar por levá-lo a desistir, e perder um potencial cliente por conta das elevadas opções de resposta no formulário!

6. Não está a investir num design moderno

Outro dos fatores pelos quais o seu blog não gera leads pode ser o design. É que o conteúdo escrito e otimizado com estratégias SEO é fundamental num blog, sim, mas se se descuidar com o design… acaba por perder leitores! Portanto, verifique se tem as informações devidamente organizadas e um layout atraente, moderno e responsivo (com a mesma legibilidade em qualquer tipo de tamanho de ecrã).

Saiba porque razão a sua empresa deve ter um site com design responsivo.

7. Não está a promover os seus artigos nas redes sociais

Uma forma de conquistar mais leitores e deixar de dizer que o seu blog não gera leads, é aproveitar posts em redes sociais para promover os seus conteúdos de blog, aumentar a perceção da sua marca e aumentar o tráfego para o seu site. Pelo meio (se escolher as redes sociais preferidas da sua audiência) ainda vai conseguir criar e fomentar relações positivas com os seus seguidores!

8. Não está a dar preferência a um copywriter profissional

Não queremos desvalorizar nem o seu trabalho como CEO/produtor de conteúdos nem o trabalho do João Miguel dos Recursos Humanos que tem bastante jeito para escrever, mas não seria melhor contratar um copywriter profissional ou uma empresa especializada em marketing digital para elaborar os artigos do blog da sua empresa? É que só conteúdos que revelem um conhecimento profundo sobre determinado assunto são capazes de gerar leads e aumentar a reputação de uma empresa. E só um verdadeiro copywriter consegue ter a capacidade para fazer tamanha investigação, para redigir de forma clara, criativa e interessante e ao mesmo tempo otimizar os textos com estratégias SEO para que possam aparecer nos primeiros lugares dos resultados de pesquisa do Google!

Largue esse blog que não gera leads! A PME tem copywriters especializados na produção de conteúdos de blog que o podem a ajudar a alcançar fácil e rapidamente os seus objetivos: gerar mais leads e obter mais conversões! Contacte-nos!

Facebook
Twitter
LinkedIn

Artigos Relacionados

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Procura

ARTIGOS POPULARES

10 Etapas para criar um e-commerce e vender na maior loja do mundo!

Ter um computador com acesso à internet é fundamental, mas não basta para começar a vender na maior loja do mundo. Conheça as 10 etapas para criar um e-commerce, aqui!

Como abrir uma loja virtual em Portugal

Da legislação ao software de faturação, passando por uma série de especificações técnicas! Tudo o que precisa de saber para abrir uma loja virtual em Portugal!

12 Passos Para Abrir Uma Loja Online

Hoje em dia, esteja onde estiver e seja a que horas for, desde que tenha acesso à Internet, pode entrar numa loja online, colocar um produto no carrinho de compras, pagar e aguardar a entrega na comodidade do lar. Assim, motivos não lhe faltam para desejar abrir uma loja virtual.

Como Vender No Ebay Passo A Passo

Saiba como vender no ebay passo a passo Vender no eBay, na empresa de comércio eletrónico mais conhecida no mundo, é semelhante a vender

25 Ideias Para Criar Uma Pequena Empresa

Investimento reduzido + espírito empreendedor = negócio rentável Se tem interesse em abrir um negócio lucrativo mas pouco dinheiro para investir, não esmoreça.

Como Abrir Uma Loja Na Internet

Saiba como abrir uma loja na Internet. Vantagens e benefícios de uma loja na Internet. Além de ser uma solução fácil de implementar e gerir, uma loja online apresenta inúmeras vantagens

Como dominar um teste psicotécnico antes que ele o domine a si

Os testes psicotécnicos são uma ferramenta de seleção utilizada em todo o mundo em processos de recrutamento de candidatos para um trabalho, geralmente antes de ser realizada uma entrevista.

A Importância Da Comunicação

Tanto em família como em negócio, não dar importância à comunicação significa perder oportunidades de construção de um bom relacionamento.

Como Abrir Uma Empresa Online?

Para que seja mais fácil abrir uma empresa online e gerar um desenvolvimento económico, o Portal da Empresa desenvolveu ferramentas que permitem criar, de forma simples e segura, empresas online.

Como Criar Uma Empresa Da Forma Tradicional Passo A Passo

O método Tradicional de criação de uma empresa é o mais demoroso, pressupõe várias deslocações e uma atenção acrescida. Contudo, tem a vantagem do contacto pessoal e da facilidade de esclarecimento de dúvidas.

Conteúdo

O seu blog não gera leads? Saiba porquê!

Usamos cookies para que o site funcione corretamente, personalizar conteúdo e anúncios e para analisar o nosso tráfego.
Consulte a nossa política de privacidade.