Melhores estratégias de vendas

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Conheça as melhores estratégias de vendas

No meio de tantas e tantas técnicas indicadas para obter o “sim” de um cliente, como escolher as melhores estratégias de vendas para melhorar de uma vez por todas os resultados comerciais da sua empresa?

De facto, a pergunta é pertinente, até porque existem várias formas eficazes para aumentar as receitas, mas neste artigo reunimos apenas aquelas que consideramos as melhores estratégias de vendas para implementar no seu negócio, tornar-se numa referência no seu mercado de atuação e fechar mais vendas.

1. Melhores estratégias de vendas | Conhecer a concorrência

Efetivamente, uma das melhores estratégias de vendas ainda é conhecer a concorrência. Tão simples como isso! Tudo porque uma análise dos pontos fracos e pontos fortes da concorrência dá-lhe insights para melhorar os seus produtos/serviços. Pode tentar oferecer, por exemplo, um produto idêntico a um preço mais baixo, um serviço melhorado e de qualidade superior, etc. O importante é conseguir anunciar os benefícios do seu produto/serviço e mostrar o diferencial da sua empresa face à concorrência de modo a que os consumidores entendam que é mais vantajoso comprar-lhe a si.

2. Melhores estratégias de vendas | Atender às tendências do mercado

Mesmo que o seu produto/serviço tenha um diferencial face à concorrência, é importante ir verificando se se mantém atual, ou seja, se está a acompanhar as tendências de mercado ou se, por outro lado, está a ficar démodé e precisa de ser atualizado ou substituído. Esta estratégia de vendas oferece excelentes resultados comerciais a empresas que estudam continuamente as tendências de mercado e se preparam com antecedência e rapidez para a diminuição da popularidade dos seus artigos.

3. Melhores estratégias de vendas | Escolher um nicho

Nem sempre é possível aplicar esta estratégia de vendas, mas se comercializa algo muito específico, porque não escolher apenas um nicho de mercado e dominá-lo completamente? Esta estratégia de vendas é ideal para empresas de pequeno porte que, com o tempo, até podem conseguir mais parcelas de mercado.

4. Melhores estratégias de vendas | Mostrar-se uma autoridade na matéria

Os consumidores têm tendência a comprar a empresas que são referências no seu mercado de atuação, que têm reputação e autoridade na matéria. Nesse sentido, estratégias de marketing digital relacionadas com inbound marketing e marketing de conteúdo são fundamentais para comunicar com os clientes e potenciais clientes e aumentar a notoriedade.

5. Melhores estratégias de vendas | Criar um senso de urgência

Seguramente que sabe que o senso de urgência é dos melhores gatilhos mentais que pode usar nas suas estratégias de vendas, mas será que está a aproveitá-lo para acelerar o fecho da venda… ou nem por isso? Clientes indecisos, que estão a adiar a compra, acabam por se apressar se lerem qualquer coisa como: “Só hoje! Desconto de 50% em todos os produtos” ou “Apresse-se! Só temos mais 2 unidades”.

E independentemente do prazo que indicou, não se esqueça de fazer follow up, enviando, por exemplo, um email a reforçar o discurso de vendas e a relembrar que o prazo está a terminar. Se o seu cliente perceber que as suas ofertas especiais não estão disponíveis em qualquer altura, acaba por sentir urgência em tomar uma decisão de compra.

Clique aqui para perceber
o que são gatilhos mentais
.

6. Melhores estratégias de vendas | Fazer follow up indefinidamente

No tópico anterior já falámos em follow up, e agora vamos reforçá-lo como estratégia de vendas. Muitas vezes o acompanhamento dos clientes é negligenciado por falta de tempo ou de meios, mas se experimentar aumentar o ciclo de follow up até uma resposta positiva (ou negativa, mas definitiva), conseguirá vencer os leads pelo cansaço porque a dada altura apercebem-se – na sua maioria – de que têm efetivamente uma relação com a sua empresa e uma imagem positiva sobre os seus produtos/serviços.

7. Melhores estratégias de vendas | Procurar uma relação win-win

Se está empenhado em desenvolver uma estratégia de vendas a longo prazo, experimente uma relação win-win em que ambas as partes ficam a ganhar: a sua empresa e o seu cliente! Esta técnica é excelente para fidelizar clientes, porque mais do que clientes novos, são os clientes que já conquistou que podem aumentar as receitas da sua empresa, comprando uma e outra vez. Mas para isso, todos têm de ganhar, ou seja, todos têm de ficar satisfeitos com o negócio e por isso para fechar mais vendas a sua empresa deve atender sempre aos desejos, necessidades e expetativas dos clientes.

8. Melhores estratégias de vendas |Integrar as equipas de marketing e vendas

Se as suas equipas de marketing e vendas ainda trabalham cada uma por si, está na hora de as integrar e de as colocar a trabalhar em conjunto pelos mesmos objetivos.
Esta técnica, a que se dá o nome de smarketing, promove uma sinergia entre marketing e vendas para se atingirem e até superarem, as metas de um negócio. Por exemplo, a equipa de marketing pode produzir conteúdos relevantes para atrair um determinado público-alvo, gerar novos leads e encaminhá-los ao longo da jornada do cliente até à equipa de vendas que, por sua vez, pode abordar esses leads de forma mais personalizada para os transformar em clientes.

Leia também o nosso artigo sobre smarketing pós-pandemia… ou a sinergia imprescindível entre marketing e vendas.

9. Melhores estratégias de vendas | Investir em marketing digital

E por fim, investir em marketing digital para aumentar a notoriedade da sua empresa, atrair mais leads, desenvolver relacionamentos positivos e conquistar novos clientes. E sem esquecer que no digital pode e deve aproveitar uma das melhores estratégias de vendas para o seu negócio que é a análise em tempo real, de métricas que podem fornecer informações relevantes sobre o comportamento dos utilizadores de forma a melhorar as ações de marketing digital (e até de marketing tradicional) da sua empresa.

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E precisando de ajuda para avançar para uma estratégia eficaz de marketing digital, contacte a PME.

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