Como ser líder em trabalho remoto

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Aprenda como ser líder em trabalho remoto

Com cada vez mais empresas a manter colaboradores em regime de teletrabalho, encetado durante o combate à Covid-19, é natural que procure por dicas para ser um líder em trabalho remoto e coordenar a sua equipa à distância como se estivesse ali mesmo, na sala ao lado!

Ser um líder em trabalho remoto e chefiar equipas que, apesar de partilharem os mesmos objetivos, não estão a trabalhar no mesmo espaço físico, não é uma competência fácil de adquirir! Mas é uma competência imprescindível para os gestores dos tempos modernos que já começaram a trabalhar remotamente. Primeiro, porque é uma forma de desenvolver o negócio de forma eficaz, mantendo – e nalguns casos até elevando – a qualidade profissional. Segundo, porque não põe em causa a segurança e saúde dos trabalhadores e clientes.

Como ser líder em trabalho remoto?

Um líder à distância tem características diferentes de um líder convencional que trabalha no mesmo espaço físico da sua equipa. Nesse sentido, vamos dar-lhe algumas dicas para ser líder em trabalho remoto e conseguir bons resultados, mesmo sem poder interpretar o olhar e a linguagem corporal dos elementos da sua equipa!

Escolha a sua equipa de trabalho

Para começar, um líder em trabalho remoto tem de ser capaz de recrutar uma equipa com perfil para trabalhar à distância e isso significa escolher pessoas autónomas, organizadas e responsáveis.

Delimite expectativas

Um líder em teletrabalho também deve delimitar bem as suas expectativas, pois está a trabalhar num novo modelo à distância, diferente daquele a que estava habituado, que pode obrigar a reduzir as expetativas em relação a determinados objetivos, e a elevar outras!

Estabeleça objetivos

E por falar em objetivos, um líder em trabalho remoto precisa de definir muito bem os objetivos a alcançar, informar a equipa sobre essas metas, verificar se foram compreendidas e depois focar-se em atingi-las, definindo timings e acompanhando a sua equipa no cumprimento das atividades propostas.

Dizem que os portugueses querem continuar em teletrabalho… será verdade?

Defina tarefas e processos

E porque a sua equipa está em teletrabalho, precisa de definir tarefas e processos para se atingirem os objetivos propostos, até porque você não está propriamente no gabinete ali ao lado e por isso é mais difícil esclarecer dúvidas. Como tal, nada como antecipá-las, mostrando que atividades e processos devem ser desenvolvidos, como, onde e quando. E depois é uma questão de conseguir dar (mais) autonomia à sua equipa de forma a ela que seja produtiva, mesmo trabalhando em casa.

Estabeleça ações de follow-up

Um líder em trabalho remoto tem de acompanhar sistematicamente o trabalho da equipa, estabelecendo ações de follow-up. Não para vigiar os colegas, mas para poder atuar caso alguma tarefa não esteja a ser executada ou tenha de ser ajustada atempadamente.

Peça resultados por atividade e não por horário

Essas ações de follow-up que acabámos de sugerir, devem ser analisadas segundo as tarefas atribuídas e não segundo o horário, porque em teletrabalho a expectativa em termos de horas tem de ser eliminada e substituída pela expetativa em termos de resultados da tarefa ou entrega de resultados.

Receba feedback sobre o seu trabalho

E se pensa que acompanhar o trabalho da sua equipa com olhos de falcão chega, está enganado! E quem o acompanhará a si? É por isso que deve pedir também feedback sobre o seu desempenho para perceber o que pode melhorar.

Delegue responsabilidades

Lá porque está a liderar à distância, não significa que não possa delegar responsabilidades. O teletrabalho por vezes é tão pesado que nem vale a pena pensar que consegue fazer tudo sozinho… nem sentir que é indispensável e insubstituível! Delegue tarefas aos seus colaboradores, particularmente na fase inicial de home office.

Mantenha o contacto com a sua equipa

Um líder em trabalho remoto deve tentar manter um relacionamento próximo com a sua equipa, seja através de telefonemas diários ou reuniões em videoconferência, para não perder a interação com os colegas, nem os colegas entre si.

Construa uma relação de confiança

 

Se no escritório a confiança era imprescindível para uma equipa desenvolver um bom trabalho, imagine à distância! Com as pessoas separadas, cada uma em sua casa, a confiança é fundamental para minimizar conflitos e manter todos motivados, com o mesmo propósito.

Esteja sempre disponível

Exatamente porque nenhum elemento da sua equipa o consegue apanhar na sala ao lado, no corredor, junto da máquina de café ou até mesmo na casa de banho, é importante esforçar-se por estar sempre disponível para apoiar e esclarecer os colegas. E ao oferecer a sua ajuda, no momento em que é necessária, está a evitar erros que se fossem detetados mais tarde poderiam ser difíceis de corrigir.

Lidere pelo exemplo

A liderança pelo exemplo é uma dica a seguir em qualquer tipo de liderança, incluindo à distância. O seu comportamento deve motivar, inspirar e influenciar a sua equipa.

Coloque a tecnologia a favor da equipa

Um líder em trabalho remoto também deve ser capaz de descobrir e dominar as melhores tecnologias para desenvolver as atividades da equipa, bem como as melhores aplicações ou ferramentas de gestão e comunicação para alcançar os objetivos propostos, mas também para falarem entre vocês, para se verem, verificarem os progressos da equipa, a etapa em que cada atividade está, o alcance das metas, etc. Além disso, existem recursos online para monitorizar em tempo real as tarefas propostas, avaliar dificuldades e estruturar algumas mudanças que possam ser necessárias.

Marque reuniões presenciais

E por fim, uma dica de ouro! O teletrabalho é uma realidade e por sinal bem eficaz, sim, mas um líder remoto deve ficar offline de quando em vez, marcando reuniões ou encontros presenciais para solidificar o relacionamento entre as pessoas e aumentar o sentido de pertença.

Leia também as nossas dicas para não perder o foco em teletrabalho.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Artigos Relacionados

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Procura

ARTIGOS POPULARES

10 Etapas para criar um e-commerce e vender na maior loja do mundo!

Ter um computador com acesso à internet é fundamental, mas não basta para começar a vender na maior loja do mundo. Conheça as 10 etapas para criar um e-commerce, aqui!

Como abrir uma loja virtual em Portugal

Da legislação ao software de faturação, passando por uma série de especificações técnicas! Tudo o que precisa de saber para abrir uma loja virtual em Portugal!

12 Passos Para Abrir Uma Loja Online

Hoje em dia, esteja onde estiver e seja a que horas for, desde que tenha acesso à Internet, pode entrar numa loja online, colocar um produto no carrinho de compras, pagar e aguardar a entrega na comodidade do lar. Assim, motivos não lhe faltam para desejar abrir uma loja virtual.

Como Vender No Ebay Passo A Passo

Saiba como vender no ebay passo a passo Vender no eBay, na empresa de comércio eletrónico mais conhecida no mundo, é semelhante a vender

25 Ideias Para Criar Uma Pequena Empresa

Investimento reduzido + espírito empreendedor = negócio rentável Se tem interesse em abrir um negócio lucrativo mas pouco dinheiro para investir, não esmoreça.

Como Abrir Uma Loja Na Internet

Saiba como abrir uma loja na Internet. Vantagens e benefícios de uma loja na Internet. Além de ser uma solução fácil de implementar e gerir, uma loja online apresenta inúmeras vantagens

Como dominar um teste psicotécnico antes que ele o domine a si

Os testes psicotécnicos são uma ferramenta de seleção utilizada em todo o mundo em processos de recrutamento de candidatos para um trabalho, geralmente antes de ser realizada uma entrevista.

A Importância Da Comunicação

Tanto em família como em negócio, não dar importância à comunicação significa perder oportunidades de construção de um bom relacionamento.

Como Abrir Uma Empresa Online?

Para que seja mais fácil abrir uma empresa online e gerar um desenvolvimento económico, o Portal da Empresa desenvolveu ferramentas que permitem criar, de forma simples e segura, empresas online.

Como Criar Uma Empresa Da Forma Tradicional Passo A Passo

O método Tradicional de criação de uma empresa é o mais demoroso, pressupõe várias deslocações e uma atenção acrescida. Contudo, tem a vantagem do contacto pessoal e da facilidade de esclarecimento de dúvidas.

Conteúdo

Como ser líder em trabalho remoto

Usamos cookies para que o site funcione corretamente, personalizar conteúdo e anúncios e para analisar o nosso tráfego.
Consulte a nossa política de privacidade.