A azáfama profissional é fonte de stress para muitas pessoas. Umas libertam a energia negativa soltando palavrões, outras multiplicam-se para executar todas as funções e resolver todos os problemas possíveis e há até as que manifestam sintomas físicos que revelam que não estão a controlar o stress no trabalho, tais como palpitações, vómitos, dores de barriga, tristeza, ansiedade, insónias, fadiga, falhas de memória e até ataques de pânico. Não arrisque!
Uma das principais causas de stress, nos dias que correm, é o trabalho. E já são mais que muitos os profissionais que admitem que precisam de auxílio para se livrarem da depressão e do estado de ansiedade em que vivem. Nós aceitámos o repto e vamos ajudar! Confira os 10 passos para controlar o stress no trabalho!
1º passo
Vale a pena?
Pare tudo e pense se aquilo que o está a deixar nervoso tem realmente importância. Reflita e interrogue-se sobre se valerá a pena tanta preocupação com algo que não é relevante ou que daqui a algum tempo já não é relevante. Se pensou, pensou e mesmo assim a sua resposta é “sim, vale a pena”, convém passar ao segundo passo…
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2º passo
Caminhe
Já experimentou o exercício mais básico e mais eficaz de todos para aliviar a ansiedade? Sim, uma caminhada ajuda o seu corpo a produzir uma quantidade maior de endorfina, a substância responsável pela sensação de alegria e relaxamento, que reduz a tensão e ajuda a melhorar o humor. Além de que se estiver em forma reage de maneira mais adequada a situações stressantes e – melhor ainda! – tem menos propensão a ficar doente devido ao nervosismo em excesso. Por isso, nem que seja na hora de almoço, caminhe e verá que o período da tarde será bem mais calmo!
3º passo
Faça exercícios de respiração
Se uma caminhada não for suficiente, faça exercícios de respiração. Procure um local calmo, nem que seja a casa de banho do escritório, sente-se com a postura reta e respire inflando a área abdominal. Faça uma contagem básica de 4 segundos para inspirar, 4 segundos para reter o ar e mais 4 segundos para soltar o ar. Se este exercício lhe parecer complicado, não saia de onde está e, pelo menos, respire fundo. Isso mesmo! Respirar fundo é uma das armas contra o stress no trabalho, até porque muitas pessoas (acredite ou não) não respiram convenientemente em momentos de ansiedade. Se for o seu caso, acabe já com a respiração ofegante, respirando profundamente durante alguns minutos: inalando e exalando o ar pelo nariz e expandindo o abdómen.
4º passo
Organize o seu ambiente de trabalho
Já caminhou e respirou profundamente e nada? Bom, que tal passar às limpezas? É o mesmo que dizer que tal organizar o seu escritório ou mesa de trabalho? É que parte da sua angústia pode estar relacionada com a desorganização e uma mesa cheia de papeis não vai ajudar! E se lhe for permitido, decore o seu local de trabalho com objetos que o façam sentir feliz, seja uma foto de família, seja uma planta. E agora sim, mais tranquilo?
5º passo
Desabafe com os colegas
Continua stressado?! Então aceite a nossa próxima sugestão e converse com algum dos seus colegas. Desabafar é uma excelente forma de lidar com o stress no trabalho porque ao falar e expor um problema, reflete sobre a situação, organiza o pensamento e isso ajuda-o a sentir-se mais leve, a compreender melhor o que o deixa nervoso e a procurar por uma solução. A opinião dos seus colegas, embora não seja essencial para se sentir melhor, também o pode ajudar a relativizar certas situações ou até a encontrar respostas para elas.
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6º passo
Trabalhe naquilo que gosta
Agora sim, sente-se mais calmo? Ótimo! Mas é possível que ainda tenha de percorrer mais alguns passos. Um deles é, se possível, trabalhar naquilo que gosta e que faz sentido para si. Claro que ainda assim irão aparecer situações de stress no trabalho, mas se gostar do que faz e se se identificar com os valores da sua empresa, anda mais satisfeito, consegue superar melhor os obstáculos e expõe-se menos ao stress.
7º passo
Defina prioridades
Independentemente de trabalhar ou não naquilo que gosta, para controlar o stress no trabalho tem de definir prioridades porque parte da sua ansiedade provém de uma multiplicidade de tarefas que tem (ou julga que tem) de fazer ao mesmo tempo. Stop! Organize-se e planeie os seus dias de trabalho, priorizando as suas tarefas: das mais importantes ou urgentes às menos importantes ou menos urgentes. E – muito importante! – estime o tempo necessário para as fazer, de modo a não sobrecarregar a sua agenda e voltar a sentir ansiedade.
8º passo
Delegue funções
Ao priorizar as suas tarefas, vai reparar que está a desenvolver funções que não são suas, para as quais não tem tempo e/ou competências e perceber que para controlar o stress no trabalho as tem de delegar a quem de direito (ou a quem tenha mais tempo livre).
9º passo
Aprenda a dizer não
E agora que desabafou, que priorizou e delegou tarefas, era o que mais faltava se continuasse a dizer que “sim” a tudo! Aceitar várias tarefas em simultâneo não o beneficia a si nem à sua empresa, porque o resultado não ultrapassa o nível mediano e só lhe causa ansiedade e stress trabalho.
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10º passo
Seja positivo
E por fim, aprenda a pensar positivo para atrair sentimentos bons e fuja de tudo quanto o angustia e entristece, sejam pensamentos, sejam colegas com energia negativa!
Reflita, caminhe, respire fundo, organize o seu ambiente de trabalho, desabafe com os colegas, faça quilo que gosta, defina prioridades, delegue funções, aprenda a dizer não, seja positivo e… adeus ou vai-te embora, stress no trabalho!
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