Se gostava de ver a sua empresa a melhorar a presença na Internet, reconheça a importância da elaboração de um plano de marketing digital e comece hoje mesmo a definir os objetivos, estratégias e ações para atrair a atenção do seu público, dar visibilidade ao seu negócio e potenciar os resultados financeiros.
Se aceitou a sugestão e quer começar a fazer um plano de marketing digital para a sua empresa marcar pontos na web, entenda, em primeiro lugar, que deve seguir alguns simples passos para elaborá-lo e que, tal como no marketing tradicional ou offline, é fundamental ter um documento que o ajude a orientar os objetivos da marca, produto ou serviço que oferece, potenciando o retorno do investimento e atingindo com mais eficácia as metas traçadas para o ambiente online. Felizmente pode começar hoje mesmo porque não é nada complicado fazer um plano de marketing digital, basta algumas noções de marketing online e, claro, seguir os passos que valos indicar de seguida!
1. Escreva o sumário executivo
Elabore uma breve descrição do conteúdo do seu Plano de Marketing Digital.
Clique aqui para saber também como elaborar um plano de marketing tradicional.
2. Defina os seus objetivos
Defina os seus objetivos de marketing digital. Conquistar leads? Aumentar a notoriedade da sua empresa? Aumentar o número de visitas ao seu site? Aumentar a percentagem de vendas? Divulgar uma loja online? Fidelizar os seus clientes? São várias as metas que pode estipular no seu plano de marketing digital de forma a que, no futuro, perceba se as suas ações tiveram ou não sucesso. Contudo, os seus objetivos devem ser viáveis, ou seja, devem ser SMART, uma sigla da área do marketing que significa que devem ser Específicos, Mensuráveis, Atingíveis, Relevantes e Possuir prazos definidos. A par, deve explicar quais os métodos que pensa usar para atingir os objetivos definidos (Google Adwords, análises de SEO, vendas online, contactos realizados, etc).
3. Escolha as suas estratégias
E depois de traçados os objetivos, para fazer um plano de marketing digital há que definir as estratégias para os alcançar, nomeadamente diferenciação de produtos/serviços, posicionamento, segmentação, targeting, etc.
4. Faça pesquisa de mercado
Pesquisar sobre o mercado ajuda a entender os hábitos online da concorrência e do público consumidor, permitindo que entenda com mais facilidade quais as ações que poderão ser mais bem-sucedidas, antes de dar pernas para andar ao seu plano de marketing digital.
5. Proceda a uma análise interna e externa do seu negócio
E depois de fazer a pesquisa de mercado, passe à análise interna e externa da sua empresa.
Análise interna:
- Descrição da empresa e do seu posicionamento.
- Diferenciação dos produtos/serviços.
- Definição dos objetivos de curto, médio e longo prazo.
- Análise dos recursos financeiros, recursos humanos e parcerias.
- Análise do marketing-mix atual da empresa (Produto/Serviços, Preço, Promoção e Distribuição).
- Análise do volume de vendas, quota de mercado, portfólio de produtos/serviços e sua evolução nos últimos três anos (se possível), bem como evolução dos preços no último ano (se possível).
- Análise à comunicação realizada nos últimos meses e ao posicionamento online atual.
- Análise do perfil do consumidor atual versus análise do potencial consumidor digital.
Análise Externa:
- Análise do mercado onde atua.
- Análise PESTAL (Política, Económica, Social, Tecnológica, Ambiental e Legal).
- Análise da concorrência com descrição do marketing-mix digital.
A propósito de planos… já tem um plano de marketing pessoal? Clique aqui para mais informações.
6. Identifique as suas personas
Ao fazer um plano de marketing digital, lembre-se que a sua mensagem online só será efetiva se souber muito bem para quem está a falar e por isso é fundamental entender como o seu público-alvo se comporta na Internet. E uma das estratégias mais indicadas passa pela identificação da sua persona ou buyer persona, que em marketing significa um perfil que representa o cliente ideal de uma empresa.
7. Tenha um orçamento de marketing
É importante que o seu plano de marketing digital inclua um orçamento com os custos das ações, custos de marketing, previsões de receitas e previsões de lucros.
8. Construa um plano de ações
E chegámos ao ponto em que tem de pensar nas ações para alcançar os objetivos definidos, de modo a começar a dar seguimento ao plano de marketing digital. Sempre mantendo em mente as análises feitas nas etapas anteriores e dando resposta às seguintes perguntas: Que canais vou utilizar? Qual vai ser o formato do meu conteúdo?
Qual vai ser o cronograma para executar essas ações? Como irei medir os resultados?
9. Ponha em prática o plano de marketing digital
Finalmente! Hora de executar tudo que foi delineado no seu plano de marketing digital! Lembre-se dos seus objetivos, siga o cronograma e crie conteúdo relevante e de qualidade para o seu público. Verá como em pouco tempo consegue cativar cada vez mais consumidores e aumentar a notoriedade da sua empresa, destacando-a da concorrência!
10. Analise os resultados
E agora perguntamos: a sua estratégia foi um sucesso ou nem por isso? Pois é… para conseguir responder tem de medir e analisar os resultados das ações realizadas. Felizmente, hoje em dia existem ferramentas gratuitas, como o Google Analytics, que ajudam na monitorização de resultados permitindo-lhe verificar vários dados, nomeadamente:
- Número de visitas às páginas do seu site.
- Taxa de rejeição das páginas.
- Posição das páginas nos mecanismos de pesquisa.
- Taxas de conversão e taxas de cliques em links.
E por fim, deve avaliar continuamente a relação investimento/retorno para poder ir efetuando os ajustes necessários ao seu plano de marketing digital.
Seja sozinho, seja como complemento do próprio plano de marketing da sua empresa, o plano de marketing digital é fundamental para qualquer negócio que queira melhorar a sua presença online. E não é difícil definir as metas, ações e estratégias organizacionais direcionados à Internet. Inspire-se e comece hoje mesmo!
E agora que sabe fazer o seu plano de marketing digital, saiba também como fazer uma campanha de marketing bem-sucedida.