Leia e deixe aqui a sua sugestão de título para este artigo
Não é preciso trabalhar em marketing digital e SEO para saber que bons títulos atraem mais visitas. Nem é preciso possuir um blog ou site para saber que o impacto que o título das publicações causa é o grande impulsionador de cliques.
Se for atrativo o título desperta a atenção e leva o leitor a prosseguir com a leitura. Se for desinteressante, o título serve apenas para afastar as pessoas. Por este simples motivo deve dar uma atenção especial à redação dos títulos dos seus artigos.
Claro que o texto também deve estar bem redigido e em consonância com os interesses do seu público mas de nada vale produzir um texto excelente se depois não vai colocar um título a condizer.
Assim, após a conclusão do texto (e nunca antes) deve começar a pensar no título, no melhor título possível: capaz de atrair o leitor e garantir que todo o trabalho dispensado com o texto não foi em vão.
A regra de ouro é colocar-se no lugar do leitor e imaginar que título o atrairia mais. Mas nem sempre é fácil escrever um título que agrade e que ao mesmo tempo seja informativo e não desfralde o conteúdo do texto.
Algumas regras simples como usar percentagens, listas, dicas e perguntas, podem ser úteis no momento de conceber um título mas nem sempre podemos escrever que “90% dos portugueses escrevem bons títulos” ou “os dez melhores títulos de sempre” ou “aprenda a escrever um título” ou mesmo “quer saber como escrever um bom título?” Por isso vamos tentar ajudar listando algumas características que um título deve ter para angariar mais leitores.
Sucinto. Um título deve ser curto não para poupar espaço mas para poupar tempo aos leitores, não obrigando a um grande esforço de leitura. Exemplo: “Quer escrever um bom título?”
Claro. Um título deve ser claro, sem ambiguidades, para prender a atenção do leitor sem demoras. Exemplo: “Como escrever um bom título?”
Acessível. Um título deve usar uma linguagem breve e acessível a todos os leitores. Mostre a sua erudição noutro tipo de discurso, numa chamada de atenção, não! Exemplo: “Como escrever títulos para os seus artigos online?”
Atraente. Um título deve ser chamativo, original e agradável para chamar a atenção e despertar a curiosidade do leitor e fazer com que ele leia (pelo menos) o resumo do texto. Exemplo: “Escreva você mesmo o título deste artigo”.
Informativo. Um título de um artigo online não é um título de um romance e por isso deve ser informativo para que o leitor perceba sobre o que é que lhe vai falar. Ou seja, ao ler o título, o leitor deve ficar com uma ideia clara do assunto em questão. Exemplo: “10 formas de escrever um bom título”.
Usar técnicas SEO. Um título deve ter palavras-chave que possam gerar tráfego para o seu site ou blogue. Não adianta escrever um conteúdo se ele não vai ficar bem posicionado na procura nos motores de busca. Exemplo: “Dicas para escrever um bom título”.
Útil. Um título deve ser útil para o leitor. Identificar o conteúdo do texto e revelar desde logo se tem ou não interesse para ele. Exemplo: “Como atrair clientes com um bom título”.
Urgente. Um título deve criar no leitor um sentido de urgência em prosseguir com a leitura do texto. Exemplo: “Comece já a escrever bons títulos”.
Transmitir um benefício. Um título deve transmitir um benefício para o leitor caso ele prossiga com a leitura do texto. Exemplo: “Aprenda a escrever bons títulos e ganhe mais leitores”.
Os melhores tipos de títulos para artigos online
Também na elaboração de títulos há formas de redação seguras, testadas amiúde, que lhe garantem algum sucesso. Entre elas…
“Também deseja…”
Escrever um título que comece com “também deseja…” ou “quem é que também deseja…” é uma forma de transmitir ao leitor um sentimento de que existe uma consciência para algo que efetivamente é de valor e tem qualidade confirmada por outras pessoas (mesmo que não tenha).
Exemplo: “Também deseja ganhar muito dinheiro com o seu site?”
“O segredo para…”
Escrever um título que comece com “o segredo…” já é uma receita de sucesso! A técnica está vulgarizada, é certo, mas continua funcional para quem tem o objetivo de captar a atenção dos leitores. Afinal, quem não gosta de conhecer um segredo?
Exemplo: “O segredo para aumentar as suas vendas online”.
“A melhor forma para…”
Escrever um título que comece com “a melhor forma…” ou “o verdadeiro método…” ou “a única maneira de…” ou “a fórmula perfeita de…” funciona bem em determinados tipos de audiências desde que seja posteriormente preenchido por texto de qualidade com a dica ou as dicas mais preciosas para os leitores.
Exemplo: “A melhor forma de escrever um título”.
“Formas pouco conhecidas de…”
Escrever um título que comece com “formas pouco conhecidas de…” é praticamente tão bom como o título que diz “as melhores formas de…” Ambos especificam pouco mais ou menos o mesmo, mas neste caso há uma espécie de intriga que deixa o leitor com a pulga atrás da orelha.
Exemplo: “Formas pouco conhecidas de ganhar dinheiro através de um blogue”.
“Acabe de vez com…”
Escrever um título que comece com “acabe de vez com…” é tiro e queda para os leitores. Quem não quer saber o que fazer para acabar de vez com aquilo que menos deseja? Este título vai de encontro à necessidade do leitor resolver um problema.
Exemplo: “Acabe de vez com as reclamações na sua empresa”.
“Uma forma simples de…”
Escrever um título que comece com “uma forma simples de…” atrai leitores que se identifiquem com uma dica ou algumas dicas rápidas e eficazes para resolver determinado problema, particularmente se “a forma simples de…” for implementada com facilidade, rapidamente e com resultados práticos.
Exemplo: “Uma forma simples de aumentar os seus leads nos feriados”.
“Agora já pode…”
Escrever um título que comece com “agora já pode…” dá a entender ao leitor que vai divulgar uma informação atual, de qualidade, e que ele realmente não pode dispensar. Pode ser uma novidade ou apenas uma ideia alternativa, em todo o caso o leitor vai gostar de tomar conhecimento.
Exemplo: “Agora já pode encontrar o emprego dos seus sonhos”.
“Seja um…”
Escrever um título que comece com “seja um…” funciona muito bem, particularmente se for uma comparação com alguém famoso ou reconhecido ou com algum grupo de mérito. No entanto, a relação entre título e artigo deve ser inequívoca para que o texto corresponda à expectativa do leitor.
Exemplo: “Seja um empresário de sucesso com Bill Gates”
“O que todos deviam saber sobre…”
Escrever um título que comece com “o que todos deviam saber sobre…” cria alguma curiosidade no leitor em saber se faz parte desse grupo que ainda não sabe determinada coisa (que deveria saber).
Exemplo: “O que todos os empresários deviam saber sobre SEO”.
Como vê não é assim tão complicado escrever títulos impossíveis de serem ignorados. Comece já a redigir os seus e veja como os índices de leitura dos seus textos vão aumentar exponencialmente! Mas antes disso, treine e coloque um título neste artigo, sim?