Tendências de marketing digital para 2020
Depois das festas de Natal e ano novo, há que regressar à rotina, certo? Errado! Este ano vamos propor-lhe inovação, através das novas tendências de marketing digital para 2020. Uma espécie de lufada de ar fresco na sua presença na Internet que vai melhorar os resultados da sua empresa no digital.
Falar das tendências de marketing digital para 2020 é uma tarefa difícil porque as tecnologias evoluem e alteram comportamentos a cada dia que passa, mas estamos convictos de que nas próximas linhas tem conselhos de ouro para melhorar os resultados da sua empresa na Internet e acabar o ano de 2020 com mais seguidores, mais leads, mais clientes e mais clientes fiéis! Das estratégias SEO para pesquisas por voz aos conteúdos interativos e em vídeo, passando pela otimização para a posição zero ou featured snippets, pela contratação de microinfluenciadores digitais e terminando em aplicativos de mensagens como o WhatsApp… há muitas técnicas que devem ser encetadas o quanto antes. E o primeiro passo, claro está, é a leitura deste artigo!
1. SEO para pesquisas por voz
Tendo em conta que a pesquisa por voz é mais rápida e cómoda para os utilizadores, que só têm de falar para o smartphone, é compreensível que tenha aumentado e que alguns estudos até indiquem que 50% das pesquisas sejam realizadas por voz em 2020. Assim – e com a Siri, Google e Alexa a evidenciarem excelentes resultados – uma das tendências de marketing digital para 2020 é a otimização SEO para interação verbal que, ao contrário da otimização SEO para pesquisas por escrito, deve responder às perguntas dos utilizadores. Como?
Em primeiro lugar através de um site responsivo, adaptado automaticamente a todos os tipos de ecrãs dos utilizadores.
Em segundo lugar, usando uma linguagem natural clara através de long tails keywords (palavras-chave de cauda longa) e de perguntas (em vez de “marketing digital 2020” usar “quais as tendências de marketing digital para 2020?”, por exemplo).
E, em terceiro lugar, apostar em SEO local com termos como “perto de mim”, “mais perto”, “mais próximo”, entre outras técnicas SEO para pesquisas por voz que vão garantir que as páginas do seu site aparecerem nos primeiros lugares das pesquisas por voz!
Para mais informações sobre Search Engine Optimization, leia o nosso artigo “O que é SEO e como funciona”.
2. Posição zero
Se já se apercebeu que agora o objetivo é chegar ao primeiro lugar, no topo no SERP (Search Engine Results Page) ou da primeira página de resultados de pesquisa, tem de apostar na otimização para featured snippets de forma a atingir o melhor lugar de todos: a posição zero! Este é o resultado orgânico que o Google considera como o melhor porque apresenta a resposta mais exata para a pesquisa do utilizador. Trata-se de um resultado exibido sob a forma de lista com perguntas que se expandem para mostrar as respetivas respostas, com link para o site em causa. É por isso que uma das tendências de marketing digital para 2020 é a otimização para featured snippets que deve ser feita através de uma resposta clara e precisa às pesquisas dos utilizadores. E aqui, as dicas são em tudo semelhantes às que indicámos na otimização SEO para pesquisa por voz, pois deve usar um site responsivo e dar uma resposta precisa às perguntas que as pessoas fazem sobre o seu produto/serviço que inclua (tome nota!) expressões como “o que é”, “porque”, “como”, etc. E, claro, usar uma linguagem natural e direta através de palavras-chave de cauda longa (expressões e não palavras). Tudo em conteúdos relevantes que consigam transformar o visitante em lead, o lead em cliente e o cliente em cliente fiel!
3. Microinfluenciadores digitais
Em anos anteriores já se tinha convencido de que os influenciadores digitais ou digital influencers são importantes para atingir objetivos de marketing digital visto que os consumidores confiam mais na opinião de familiares, amigos e até figuras públicas do que em anúncios de publicidade. Mas o que lhe vamos propor agora em 2020, é um investimento em microinfluenciadores, ou seja, em personalidades que tenham menos seguidores que os macroinfluenciadores (10.000 seguidores bastam), mas bons níveis de interação nas redes sociais. E isso porque com microinfluenciadores digitais, com um perfil ajustado ao seu produto/serviço, consegue melhores resultados por menos dinheiro, pois estas personalidades trabalham com nichos específicos e por isso conseguem chegar a pessoas com potencial para se interessarem pelo produto ou serviço que a sua empresa vende. É verdade que o número de seguidores dos microinfluenciadores digitais é bem menor do que o número de seguidores dos macroinfluenciadores, mas é certeiro! Mais relevante para o seu negócio em particular!
A propósito da sua presença em social media, clique aqui e conheça as 7 etapas para uma boa gestão de redes sociais!
4. Aplicativos de mensagens
Se não usa aplicativos de mensagens como o WhatsApp para comunicar com os seus clientes, 2020 é o ano ideal para o começar a fazer, pois este tipo de app é cada vez mais utilizada – com sucesso – para interagir em tempo real e de um modo rápido e personalizado com consumidores, em individual ou em grupo. A ideia é enviar campanhas e passar informações diversas, mas também esclarecer dúvidas e, se possível, permitir a compra online.
5. Marketing de conteúdo
A aposta em marketing de conteúdo não é novidade, mas é uma das tendências de marketing digital para 2020 (e possivelmente para os próximos anos) na medida em que para atrair os potencias clientes tem de publicar conteúdo de qualidade e interessante que dê às pessoas as respostas que procuram. E que dê ao Google, mercê da otimização SEO, motivos para listar as suas páginas nos primeiros lugares dos resultados de pesquisa! Assim, importa criar uma história à volta do seu produto/serviço em vez de se limitar a vendê-lo. Em consequência, conquista os robots do Google, atrai mais visitantes ao seu site (blog, redes sociais, etc), aumenta a reputação da sua empresa, os relacionamentos com os clientes e, claro, as vendas!
E ainda sobre as tendências de marketing digital para 2020 dentro do marketing de conteúdo, há a salientar dois tipos de conteúdo em que não pode mesmo deixar de investir: conteúdo interativo e conteúdo visual. O primeiro, além de muito atraente, “obriga” o visitante a participar, mantém-no no seu site mais tempo e leva-o muitas vezes a partilhar as suas informações, aumentando a visibilidade da marca. O segundo, que inclui vídeo live (ao vivo) é o preferido dos utilizadores, particularmente em redes sociais e por isso deve ser aproveitado pela sua empresa para captar a atenção e reter as pessoas.
Se precisar de ajuda para planear e implementar com sucesso alguma ou mesmo todas estas tendências de marketing digital para 2020, consulte-nos!