Tipos de email marketing pós-venda para fidelizar clientes

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Saiba quais são os tipos de email marketing pós-venda para fidelizar clientes

Seja para agradecer, para notificar a entrega, explicar como se utiliza um produto, dizer como se usa um serviço ou simplesmente enviar uma newsletter… o email marketing pós-venda tem-se revelado uma excelente estratégia para fidelizar clientes. Saiba como o usar na sua empresa para encetar e manter relacionamentos positivos com os seus clientes!

Já lá vai o tempo em que o pós-venda podia ser ignorado! Hoje em dia, mais do que transformar leads em clientes, as empresas devem apostar em email marketing pós-venda – e outras ações de inbound marketing – para fidelizar clientes e aumentar receitas. Porque todas as pessoas que saem da sua loja com um produto na mão ou todos as pessoas que encomendam um serviço na sua loja online, são oportunidades para gerar mais vendas!

O que é email marketing pós-venda?

Antes de lhe explicarmos o que é email marketing pós-venda, convém dizer que o termo email marketing é usado para referir uma estratégia de inbound marketing que se baseia em envios de mensagens eletrónicas para uma base de contactos de uma empresa, com o objetivo de atrair e nutrir clientes, fazendo com que a seu tempo acabem por comprar determinados produtos ou serviços. Nesse sentido, email marketing pós-venda é uma ação de comunicação entre uma empresa e os seus clientes via correio eletrónico, feita após a venda com o objetivo de fidelizar clientes, através de um agradecimento, recolha de feedback sobre um produto ou serviço comprado, mas também da manutenção de um relacionamento positivo e personalizado.

Qual a importância do email no pós-venda?

O email no pós-venda é fundamental para mostrar ao seu cliente que não é apenas um número! Ao contactá-lo após a venda, está a revelar interesse pela pessoa, nomeadamente pela sua opinião e nível de satisfação em relação a um produto ou serviço adquirido, atendimento, canal de comunicação, entrega, etc. Assim, está a aumentar o leque de probabilidades de rever esse cliente, de vê-lo a comprar novamente, uma e outra vez, e até de vê-lo a trazer outros clientes para a sua empresa!

Além disso, o email no pós-venda para fidelizar clientes, é uma estratégia de marketing digital que fica bem mais barata do que as ações que possa usar para transformar leads em clientes. Basta saber comunicar eficazmente com quem já comprou o seu produto ou serviço para aumentar as receitas!

Clique aqui para conhecer as vantagens do email marketing!

Tipos de email marketing pós-venda

Existem vários tipos de email marketing pós-venda, até porque a sua criatividade no que toca a encetar e manter o contacto com clientes, é o limite! Ainda assim existem alguns tipos de email marketing pós-venda que costumam dar excelentes resultados:

1. (H3) Email marketing pós-venda de agradecimento

Modelo que serve para agradecer a preferência e fortalecer o relacionamento com os clientes. Deve ser enviado imediatamente após a compra de um produto ou serviço e pode incluir dicas de uso e conservação de um artigo, por exemplo.

2. (H3) Email marketing pós-venda de notificação de entrega

Modelo que serve para manter o cliente informado sobre o estado da entrega do produto que comprou e que o deixa mais tranquilo e seguro em relação à organização e profissionalismo da sua empresa.

3. (H3) Email marketing pós-venda de feedback

Modelo que serve para perceber se o cliente ficou satisfeito com a compra e que deve ser enviado pouco tempo depois, perguntando pela sua opinião sobre o produto ou serviço e, se assim o desejar, perguntando também pelo nível de satisfação em geral: atendimento, opções de pagamento, prazo de entrega, etc.

4. (H3) Email marketing pós-venda com informações úteis sobre o produto/serviço

Modelo que serve para complementar a compra com informações úteis sobre o produto/serviço de forma a ajudar o cliente a usá-lo da melhor maneira. Este é um dos tipos de email marketing que deixa o cliente satisfeito com a informação adicional sobre o que acabou de comprar, mas também com facto de perceber que a empresa está empenhada em garantir a sua satisfação.

5. (H3) Email marketing pós-venda com recomendações

Modelo que serve para fornecer não tanto informações úteis, mas recomendações sobre o produto ou serviço que um cliente acabou de adquirir, e até com sugestões para complementar essa compra.

6. (H3) Email marketing pós-venda com inquérito de satisfação

Modelo que serve, como o nome indica, para recolher a opinião sobre a compra em geral, de maneira a medir o nível de satisfação dos clientes: qualidade, preço, atendimento, entrega, modo de pagamento, etc. Este modelo de email marketing, além de fidelizar clientes, é importante para ajudar uma empresa a identificar e corrigir falhas.

7. (H3) Email marketing pós-venda com conteúdo relevante

Modelo que serve para enviar a um cliente um conteúdo rico que supostamente o vai interessar e até inspirar para fazer novas compras! Pode ser um tutorial em vídeo, um artigo de blog ou uma newsletter de qualidade, o que importa é manter a empresa na mente desse consumidor dentro das boas práticas de inbound marketing, naturalmente.

8. (H3) Email marketing pós-venda de aniversário

Modelo que serve para assinalar a data de aniversário do cliente (ou outra data comemorativa) com o envio de uma mensagem personalizada que pode ou não incluir um “mimo”, nomeadamente um cupão de desconto para uma próxima compra.

Na verdade, a ideia é aproveitar todos os pretextos para mostrar ao seu cliente que se lembrou dele e levá-lo a lembrar-se também da sua marca. Pelo que, independentemente do ou dos modelos de email marketing pós-venda que escolher, esta estratégia de marketing digital vai ajudar a sua empresa a sedimentar relacionamentos… e a crescer!

Não deixe de ler também o nosso artigo com 10 dicas para enviar email marketing sem ir parar à caixa de Spam!

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