Recrutamento em tempo de pandemia: o que mudou?

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Recrutamento em tempo de pandemia: saiba o que mudou?

Apesar do elevado número de portugueses em situação de desemprego ou lay-off, a área de recrutamento e seleção mantém os seus serviços em muitos setores de negócio que continuam a necessitar de mais recursos humanos. Porém, o recrutamento em tempo de pandemia é diferente porque foi afetado (embora não infetado) pela Covid-19, pelo isolamento social, pelo trabalho remoto e desaceleração da economia.

Segundo um estudo realizado a nível global pela Mercer, apenas 9% das empresas portuguesas que continuaram a contratar depois da chegada da Covid-19, admitem ter mantido os processos de seleção sem alterações. As outras mudaram os processos de recrutamento em tempo de pandemia: algumas cancelaram-nos por completo (43%), outras só mantiveram processos relacionados com substituições (19%) e outras ainda (29%) preferiram apenas alterar as práticas de recrutamento com recurso a entrevistas online. Nesse sentido é importante analisar o panorama atual e a sua possível vigência num quadro de contratação pós-pandemia.

Recrutamento em tempo de pandemia: o que mudou?

A máquina não pode parar! Se foram necessárias adaptações, reduções ou suspensões temporárias da atividade em muitas empresas; noutras sentiram-se outras necessidades especificas que não podem esperar por uma vacina. E nesse sentido, foi necessário pensar em novas formas de recrutamento em tempo de pandemia assentes em meios de comunicação à distância que permitam cumprir as recomendações da Direção-Geral de Saúde. É sobre essas novas formas de selecionar candidatos a uma vaga de emprego que vamos falar de seguida!

Recrutamento em tempo de pandemia | Processo de seleção digital

Com a pandemia, grande parte dos processos de seleção passaram a ser feitos remotamente, o que levou à perca de interação presencial, pois basta que o candidato a uma vaga de emprego envie por email ou coloque numa plataforma digital o seu currículo e outros documentos necessários ao processo de seleção, e depois aguarde pela marcação de uma entrevista virtual. Ainda assim – e apesar dos processos de seleção online poderem perder alguma qualidade – a pandemia acabou por trazer às empresas e departamentos de Recursos Humanos alguns benefícios com o recrutamento digital!

Maior alcance

Online, as empresas ganham maior exposição e as suas vagas de trabalho chegam a mais candidatos, sendo que agora também é viável trabalhar com – ou pelo menos selecionar – pessoas que estão fisicamente distantes.
Com a possibilidade de se gerir processos de seleção e fazer entrevistas online, as empresas veem os seus processos de seleção facilitados: pela Internet é possível avaliar um candidato utilizando tanto a observação oral quanto a observação visual, para se certificar de que é o profissional certo para ocupar determinado lugar.

Maior agilidade

O processo de contratação de recursos humanos tornou-se mais ágil com a pandemia e isto porque no digital o tempo de admissão é mais reduzido. Qualquer software de recrutamento consegue integrar com os diferentes processos de uma empresa e acelerar a contratação de pessoal. Não obstante, é preciso ter maior cuidado com a chamada matriz de competências, pois as vagas que se anunciam através da Internet devem estar bem descritas de forma a que seja possível perceber exatamente que tipo de candidato uma empresa procura.

Maior flexibilidade

Além de mais ágil, o processo de contratação em tempo de pandemia é também mais flexível, ou seja, com todos os recursos informáticos e novas tecnologias à disposição, uma empresa consegue otimizar os seus processos de seleção, tornando-os mais rápidos e assertivos.

Maior economia

O recrutamento digital é mais económico que o recrutamento convencional, pois além de não ser preciso pagar anúncios com ofertas de emprego nos media tradicionais, como jornais, é possível segmentá-los para chegar ao público-alvo certo e assim pagar apenas por cliques válidos, de acordo com a quantidade de exposição que se deseja para o anúncio e para a empresa.

Recrutamento em tempo de pandemia | Novas oportunidades

A pandemia também criou novas oportunidades de emprego. É verdade que devastou a economia portuguesa e mundial e que as oportunidades que cria não tiram muitas pessoas do desemprego e de situação de lay-off, mas ainda assim nasceram, com o teletrabalho, novas oportunidades de emprego, principalmente no setor da logística e distribuição, saúde, retalho alimentar, tecnologias de informação, educação, e-commerce e alguma indústria.

Recrutamento em tempo de pandemia | Novos valores

A Covid-19 mudou os interesses dos candidatos e das empresas contratantes: os primeiros procuram por vagas que garantam a sua saúde, segurança e bem-estar e as segundas estão mais empenhadas em mostrar os seus valores e benefícios através de uma abordagem humanizada e de uma política de comunicação transparente.

Recrutamento em tempo de pandemia | Novas capacidades

A capacidade para trabalhar remotamente é agora uma das novas competências e habilidades que as empresas colocam como critério de seleção nos seus processos de recrutamento online. Além disso, ou em consequência, procuram por profissionais organizados e resilientes.

Recrutamento em tempo de pandemia | Novas objetivos

Se bem que o objetivo primeiro seja vender o seu produto ou serviço, atualmente as empresas estão a valorizar mais outros critérios qualitativos nos processos de recrutamento, ou seja, agora a qualidade do serviço prestado é mais importante que a faturação e por isso apostam em profissionais altamente qualificados, capazes de prestar um serviço de qualidade.

O futuro do recrutamento ainda é incerto, mas por hora, para minimizar danos, promover a saúde e garantir a segurança de todos os intervenientes, é necessário acompanhar as mudanças do setor e tirar proveito das novas tecnologias em processos de seleção.

Ainda não começou a fazer recrutamento remoto na sua empresa? Clique aqui e saiba como selecionar um candidato à distância.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Artigos Relacionados

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Procura

ARTIGOS POPULARES

10 Etapas para criar um e-commerce e vender na maior loja do mundo!

Ter um computador com acesso à internet é fundamental, mas não basta para começar a vender na maior loja do mundo. Conheça as 10 etapas para criar um e-commerce, aqui!

Como abrir uma loja virtual em Portugal

Da legislação ao software de faturação, passando por uma série de especificações técnicas! Tudo o que precisa de saber para abrir uma loja virtual em Portugal!

12 Passos Para Abrir Uma Loja Online

Hoje em dia, esteja onde estiver e seja a que horas for, desde que tenha acesso à Internet, pode entrar numa loja online, colocar um produto no carrinho de compras, pagar e aguardar a entrega na comodidade do lar. Assim, motivos não lhe faltam para desejar abrir uma loja virtual.

Como Vender No Ebay Passo A Passo

Saiba como vender no ebay passo a passo Vender no eBay, na empresa de comércio eletrónico mais conhecida no mundo, é semelhante a vender

25 Ideias Para Criar Uma Pequena Empresa

Investimento reduzido + espírito empreendedor = negócio rentável Se tem interesse em abrir um negócio lucrativo mas pouco dinheiro para investir, não esmoreça.

Como Abrir Uma Loja Na Internet

Saiba como abrir uma loja na Internet. Vantagens e benefícios de uma loja na Internet. Além de ser uma solução fácil de implementar e gerir, uma loja online apresenta inúmeras vantagens

Como dominar um teste psicotécnico antes que ele o domine a si

Os testes psicotécnicos são uma ferramenta de seleção utilizada em todo o mundo em processos de recrutamento de candidatos para um trabalho, geralmente antes de ser realizada uma entrevista.

A Importância Da Comunicação

Tanto em família como em negócio, não dar importância à comunicação significa perder oportunidades de construção de um bom relacionamento.

Como Abrir Uma Empresa Online?

Para que seja mais fácil abrir uma empresa online e gerar um desenvolvimento económico, o Portal da Empresa desenvolveu ferramentas que permitem criar, de forma simples e segura, empresas online.

Como Criar Uma Empresa Da Forma Tradicional Passo A Passo

O método Tradicional de criação de uma empresa é o mais demoroso, pressupõe várias deslocações e uma atenção acrescida. Contudo, tem a vantagem do contacto pessoal e da facilidade de esclarecimento de dúvidas.

Conteúdo

Recrutamento em tempo de pandemia: o que mudou?

Usamos cookies para que o site funcione corretamente, personalizar conteúdo e anúncios e para analisar o nosso tráfego.
Consulte a nossa política de privacidade.