Gostava de ser um consultor online? Siga estes passos!

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Gostava de ser um consultor online?

Possuir conhecimentos e ter vontade de os transmitir. É praticamente tudo o que precisa para ser um consultor online. No entanto, para sobressair entre a concorrência – pois é possível encontrar consultoria online em todas as áreas – deve ser um verdadeiro especialista em determinado assunto… e ler o nosso passo a passo para aproveitar as vantagens das novas tecnologias (e os condicionalismos da pandemia) e tornar-se num consultor digital de sucesso!

Tendo em conta que o trabalho remoto veio para ficar e que as empresas, face à crise motivada pela Covid-19, precisam, mais do que nunca, dos conselhos de especialistas para obterem melhores resultados em determinadas áreas de atuação, ser consultor online é capaz de ser uma excelente ideia, particularmente se se considera um expert numa determinada área e está à procura de um novo desafio na sua carreira.

O que faz um consultor online?

Independentemente do segmento de negócio, um consultor online auxilia remotamente os seus clientes (empresas ou particulares) a resolverem assuntos sobre os quais não têm conhecimentos suficientes, apresentando uma visão mais especifica e imparcial e – supostamente – mais eficaz para ultrapassar um problema. Nesse sentido, um consultor online costuma começar por fazer um diagnóstico na empresa do cliente para perceber quais os processos onde estão a ocorrer falhas e quais as soluções que devem ser implementadas para suplantar essas falhas e otimizar procedimentos até que determinadas metas sejam atingidas. No entanto, e ao contrário de um consultor convencional, um consultor online trabalha remotamente, recorrendo às novas tecnologias para alcançar as metas traçadas com os seus clientes.

Tornar-se num consultor online pode ser também uma hipótese de ganhar um dinheiro extra durante a pandemia.

Passo a passo para se tornar num consultor online

E você? Gostava de ser um consultor online? E porque não? Se tem conhecimentos específicos em determinada área e ferramentas que bastem para realizar o seu trabalho à distância, é hora de aproveitar o aumento da procura por consultoria online por parte das empresas e apresentar-se ao mercado!

1. Escolha a sua área de consultoria

Vamos começar por lhe dar já uma boa notícia! É possível oferecer consultoria online sobre vários assuntos, pelo que só tem de escolher a sua área de consultoria, aquela onde é considerado uma autoridade, um especialista na matéria e, se possível, aquela onde realmente gosta de trabalhar. Consultor financeiro? Consultor de marketing digital? Consultor de vendas, consultor de gestão empresarial, consultor de recursos humanos, consultor jurídico? Não importa o ramo, importa a sua especialização em determinado assunto, que quanto maior, melhor!

2. Defina a forma de atendimento

Depois de encontrar a melhor área de consultoria para si, defina a forma de atendimento, ou seja, a forma como se vai relacionar com o seu cliente: ofereça diferentes pacotes de consultoria consoante as necessidades, mapeie as atividades do principio ao fim da consultoria online, escolha as ferramentas que vão ser utilizadas (nomeadamente aplicativos de videoconferência), marque as reuniões à distância e considere a possibilidade de efetuar reuniões presenciais, entre outros aspetos que devem ser estabelecidos antes de encetar os seus serviços como consultor online.

3. Comece a procurar clientes

Bom, está na hora de começar a procurar clientes! Onde? Na Internet, claro está, ou não estivéssemos a falar de consultoria online! Se investir em publicidade paga, muitos clientes chegarão até ao seu site através de anúncios segmentados para o seu público-alvo, mas existem outras formas de atrair interessados, sem sair de casa e sem gastar muito dinheiro! Pode publicar posts relevantes em redes sociais, investir na sua página empresarial no LinkedIn, criar um blog sobre a sua área de atuação, otimizar com estratégias SEO (Search Engine Optimization) os conteúdos do seu site… e por aí fora! Vale tudo para gerar leads e mostrar os benefícios da sua consultoria online a potenciais clientes!

4. Faça uma boa gestão de tempo

Ter clientes e um atendimento bem desenhado, não basta para ser bem-sucedido na consultoria online. Tal como em qualquer outra profissão, um consultor online precisa de uma boa gestão de tempo, ou seja, de um plano de ação altamente organizado para gerir eficazmente os seus serviços, principalmente se atende ou pretende atender vários clientes diferentes em simultâneo… sem comprometer a sua reputação! E se a dada altura tiver de tomar uma opção, a resposta deve ser: menos consultoria online, mas com mais qualidade!

5. Mantenha-se atualizado

Agora que já começou a conquistar clientes, não se sente à sombra da bananeira. Um consultor online deve manter-se atualizado e isso significa investir parte do seu tempo na aprendizagem de novos conhecimentos de forma a poder continuar a ser referido como uma autoridade na matéria.

6. Invista em marketing digital

E por fim, invista em marketing digital e marketing de conteúdo para aumentar a sua visibilidade na Internet, aumentar a sua reputação como consultor online e, claro, atrair cada vez mais clientes. Como o fazer?

  • Primeiro defina a sua persona ou cliente ideal.
  • Depois analise a concorrência.
  • A seguir faça um plano de marketing digital.
  • Escolha os melhores canais para o seu serviço de consultoria online.
  • Otimize os conteúdos com estratégias SEO para aparecer nas melhores posições dos resultados de pesquisa.
  • E monitorize as suas ações para melhorar resultados!

Precisando você mesmo de um serviço de consultoria em marketing digital, clique aqui e receba uma proposta da PME para manter uma presença forte na Internet!

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Artigos Relacionados

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Procura

ARTIGOS POPULARES

10 Etapas para criar um e-commerce e vender na maior loja do mundo!

Ter um computador com acesso à internet é fundamental, mas não basta para começar a vender na maior loja do mundo. Conheça as 10 etapas para criar um e-commerce, aqui!

Como abrir uma loja virtual em Portugal

Da legislação ao software de faturação, passando por uma série de especificações técnicas! Tudo o que precisa de saber para abrir uma loja virtual em Portugal!

12 Passos Para Abrir Uma Loja Online

Hoje em dia, esteja onde estiver e seja a que horas for, desde que tenha acesso à Internet, pode entrar numa loja online, colocar um produto no carrinho de compras, pagar e aguardar a entrega na comodidade do lar. Assim, motivos não lhe faltam para desejar abrir uma loja virtual.

Como Vender No Ebay Passo A Passo

Saiba como vender no ebay passo a passo Vender no eBay, na empresa de comércio eletrónico mais conhecida no mundo, é semelhante a vender

25 Ideias Para Criar Uma Pequena Empresa

Investimento reduzido + espírito empreendedor = negócio rentável Se tem interesse em abrir um negócio lucrativo mas pouco dinheiro para investir, não esmoreça.

Como Abrir Uma Loja Na Internet

Saiba como abrir uma loja na Internet. Vantagens e benefícios de uma loja na Internet. Além de ser uma solução fácil de implementar e gerir, uma loja online apresenta inúmeras vantagens

Como dominar um teste psicotécnico antes que ele o domine a si

Os testes psicotécnicos são uma ferramenta de seleção utilizada em todo o mundo em processos de recrutamento de candidatos para um trabalho, geralmente antes de ser realizada uma entrevista.

A Importância Da Comunicação

Tanto em família como em negócio, não dar importância à comunicação significa perder oportunidades de construção de um bom relacionamento.

Como Abrir Uma Empresa Online?

Para que seja mais fácil abrir uma empresa online e gerar um desenvolvimento económico, o Portal da Empresa desenvolveu ferramentas que permitem criar, de forma simples e segura, empresas online.

Como Criar Uma Empresa Da Forma Tradicional Passo A Passo

O método Tradicional de criação de uma empresa é o mais demoroso, pressupõe várias deslocações e uma atenção acrescida. Contudo, tem a vantagem do contacto pessoal e da facilidade de esclarecimento de dúvidas.

Conteúdo

Gostava de ser um consultor online? Siga estes passos!

Usamos cookies para que o site funcione corretamente, personalizar conteúdo e anúncios e para analisar o nosso tráfego.
Consulte a nossa política de privacidade.