Google My Business: tudo o que a sua empresa precisa de saber

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Tudo o que precisa de saber sobre o Google My Business

O Google My Business apresenta muitos negócios locais a utilizadores que pesquisam no Google e no Google Maps por produtos e serviços na zona onde se encontram… e que esperam receber em troca, uma resposta com as direções, números de telefone, horários de funcionamento e fotografias de diferentes tipos de empresas. Mas a sua ainda não está por lá!

Graças à geolocalização, o Google pode controlar o IP de onde os utilizadores estão a efetuar as pesquisas para lhes mostrar resultados “perto de si”. E, claro, colocar esta ferramenta, Google My Business, à disposição dos negócios locais interessados em aumentar a sua carteira de clientes!
Se a sua empresa ainda está de fora, é uma questão de ler este artigo e perceber porque e como tirar partido do Google My Business a favor do seu negócio.

O que é o Google My Business?

Google My Business é um recurso gratuito do Google para empresas com um espaço físico que tem por objetivo veicular esse negócio numa zona especifica para ser encontrado pelos utilizadores que fazem pesquisas no Google e Google Maps.

Além de ajudar os utilizadores a encontrarem os produtos e serviços que procuram numa determinada localização, o Google My Business ajuda as empresas a aumentarem a sua visibilidade online, bastando para tal que preencham um perfil com as informações mais relevantes: morada, telefone, horário de funcionamento, fotos, endereço do site, etc. Desta forma, as empresas ou negócios locais podem gerir a relação direta com os seus clientes, com a publicação de novidades, eventos e promoções no Google+.

Como funciona o Google My Business?

O Google My Business usa um algoritmo para agregar informações sobre as empresas registadas na plataforma de modo a exibi-las aos utilizadores que pesquisam no Google por esses tipos de negócios, nas proximidades, de acordo, naturalmente, com a relevância, distância e proeminência de cada conteúdo e tentando sempre a melhor combinação entre um perfil e uma pesquisa de um utilizador. Por outras palavras, este recurso dá aos utilizadores que efetuam pesquisas no Google sobre um produto ou um serviço, informações sobre marcas, empresas, lojas ou outros estabelecimentos próximos da localidade onde estão: informações recolhidas e ranqueadas pelo serviço Google My Business.

Principais vantagens do Google My Business

  • Geolocalização do negócio.
  • Painel com informações completas sobre uma empresa.
  • Acesso a comentários e avaliações dos utilizadores, além de insights sobre como as pessoas encontram e interagem com determinada empresa no Google.
  • Fortalecimento do relacionamento com o público-alvo através da resposta a perguntas e comentários de clientes.
  • Receção de feedback dos clientes.
  • Destaque face à concorrência, com a possibilidade de um negócio aparecer no topo da página de resultados do Google.
  • Aumento da presença online e do alcance da marca.
  • Geração de leads.
  • Melhoria do posicionamento da empresa nos fatores de ranqueamento do Google.
  • Possibilidade de se realizar uma viagem virtual 360º do seu negócio.
  • Otimização com SEO local.
  • Acesso a métricas e estatísticas em tempo real com informações importantes para se analisar o comportamento dos clientes e aproveitar melhor a plataforma.

Como usar e tirar partido do Google My Business?

Está interessado em abrir uma conta e criar um perfil no Google My Business para conseguir todas ou pelo menos parte das vantagens que esta ferramenta pode trazer a uma empresa? Siga estas dicas!

1. Abra uma conta no Google My Business

Se ainda não tem uma conta de gmail, tem de criar uma para se registar no Google My Business. Depois é aguardar que o Google confirme a existência do seu negócio local para ver a conta ativa e poder explorar as suas funcionalidades a partir do computador ou do telefone!

2. Crie um perfil com o máximo de informação

De seguida deve escolher o tema e tipografia da sua página no Google My Business e começar a colocar no seu perfil toda a informação possível sobre a sua empresa: nome, morada, telefone, email, site, horário de funcionamento, categoria do negócio, fotografias legendadas e texto de introdução do negócio com as palavras-chave da sua empresa.

3. Mantenha o perfil atualizado

De vez em quando, certifique-se de que as informações do seu perfil continuam atualizadas para não perder um único cliente!

4. Publique com frequência

Tal e qual como no Facebook e noutras redes sociais, no Google My Business deve publicar novos conteúdos com alguma frequência (seja uma notícia, seja o lançamento de um produto, promoção, evento, etc). E use fotografias atraentes e de qualidade para acompanhar esses posts!

5. Peça avaliações aos seus clientes

Peça avaliações ou reviews aos seus clientes para passar um sentimento de confiança e atrair a atenção de novos clientes. E não se esqueça de responder atempadamente a esses comentários (incluindo às reclamações). Dessa forma revela o interesse da sua empresa pelos clientes e enceta interações positivas com os utilizadores.

6. Invista em anúncios pagos

Se tiver budget disponível e quiser ir além dos resultados orgânicos, é só investir em anúncios pagos no Google My Business para dar mais informações aos utilizadores e para promover uma relação mais consistente, através de um link para o seu site ou mesmo de uma ligação direta para o número de telefone da sua loja, por exemplo.

7. Acompanhe o desempenho

Veja regularmente as métricas e estatísticas sobre a performance do seu negócio local no Google My Business e use essas informações para melhorar as suas ações e, consequentemente, os resultados. Lembre-se que mais utilizadores a verem o seu perfil é sinónimo de mais clientes a entrarem na sua loja!

Independentemente do seu tipo de negócio local, vale sempre a pena adicioná-lo no Google My Business para começar a atrair mais clientes e ficar uns passos à frente da concorrência!

E já agora, também é possível conjugar a sua loja física com uma loja virtual. Clique aqui para conhecer as principais diferenças entre estes dois modelos de negócio!

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