Bem-vindo ao pme.pt

Apoio Digital para o Crescimento da Sua Empresa: Transforme a Sua Presença Online de Forma Fácil e Acessível

Marketing e Redes Sociais

Como usar os grupos do Facebook para conquistar mais clientes

Descubra como usar os grupos do Facebook para conquistar mais clientes

Uma fan page não chega para promover e vender produtos e serviços no Facebook. Isso seria tirar pouco do enorme potencial desta rede social, quando pode tirar MUITO usando grupos do Facebook para conquistar mais clientes.

Não se deixe ficar para trás! A sua concorrência já está a criar grupos e/ou a participar em grupos do Facebook para conquistar mais clientes. Imite-a porque os bons exemplos são para seguir: participe de forma ativa em diferentes comunidades, de grupos fechados a grupos abertos de compra e venda! Encete e mantenha um relacionamento com os seus diferentes segmentos e potencie o seu negócio naquela que é a maior rede social do mundo!

Como funcionam os grupos do Facebook?

Basicamente, os grupos do Facebook funcionam como os grupos fora do Facebook! Reúnem um conjunto de pessoas que têm interesse em participar em determinada comunidade. Comunidade essa criada por algum administrador, com o objetivo de atrair utilizadores que tenham em comum certos gostos, e depois publicar e partilhar informação, envolvendo os demais participantes em discussões sobre temas específicos.
Ora, onde é que entra a sua empresa? É uma pergunta pertinente, mas a resposta é simples: entra em qualquer grupo onde existam potenciais clientes! Somente isso. Em qualquer um dos grupos do Facebook onde seja viável a partilha de informação sobre o seu negócio, produto ou serviço (entre outros conteúdos relevantes) de modo a gerar interações e relacionamentos positivos que, a dada altura, possam resultar em compras. Efetivamente, os grupos do Facebook são recursos que devem ser usados em conjunto com a sua fan page ou página empresarial para uma proposta mais alargada e de acordo com as estratégias de marketing digital que está a implementar na sua empresa.

Facebook, Instagram, LinkedIn e YouTube: qual a melhor rede social para o seu negócio?

Principais tipos de grupos no Facebook

No Facebook existem vários tipos de grupos: de pais, de jogos, de aprendizagem social… Mas à sua empresa interessam, essencialmente, dois tipos de grupos de que vamos falar de seguida: grupos fechados e grupos abertos. E ainda assim, dependendo do seu tipo de negócio, é possível e provável que venha a apostar em apenas um deles. Vamos conhecê-los!

Grupos fechados

Nos grupos fechados do Facebook os membros só podem entrar e participar por convite expresso do administrador e por isso estes grupos costumam ser usados pelas empresas para oferecer algum tipo de suporte a um público-alvo específico, esclarecendo dúvidas, oferecendo apoio e recendo feedback sobre produtos ou serviços. Tudo sem que os utilizadores se preocupem com o que dizem, pois os conteúdos dos grupos fechados não aparecem no feed. Pelo meio cumpre-se o objetivo de marketing digital das empresas que é encetar algum tipo de comunicação e relacionamento e aumentar a notoriedade da marca, e quiçá as vendas?

Grupos abertos

Nos grupos abertos do Facebook os membros estão por ua conta e risco e por isso as empresas costumam usá-los não tanto para tentar a venda direta, mas mais para mostrar a sua reputação e autoridade na área, fornecendo conteúdos relevantes à comunidade em causa.

Grupos de relacionamento versus grupos de compra e venda no Facebook

Bom, e agora que conhece os principais tipos de grupos do Facebook, é hora de conseguir distinguir os grupos de relacionamento dos grupos de compra e venda no Facebook, de forma a perceber se deve participar em ambos ou limitar-se a um deles.

Grupos de relacionamento

Nos grupos de relacionamento do Facebook, como o nome indica, encontram-se pessoas com os mesmos interesses (de acordo com o tema do grupo) e por isso, não deve tentar uma promoção explicita dos seus produtos/serviços, mas antes apostar em temas mais leves porque nestas comunidades o que os utilizadores pretendem é um pouco de distração.

Grupos de compra e venda

Nos grupos de compra e venda do Facebook, também como o nome indica, o objetivo é mesmo a comercialização de produtos ou serviços e por isso, está à vontade! Pode adicionar os itens que bem entender… desde que tenha escolhido um grupo ajustado ao seu tipo de negócio, claro. Depois é aguardar por potenciais clientes e esclarece-los e envolve-los rumo à compra.
Ainda assim, e embora pareça relativamente simples vender através destes grupos, há algumas regras a que deve atender para não falhar o seu objetivo:

  • Primeiro deve verificar se há algum pedido, ou seja, algum utilizador à procura do seu produto ou serviço. Em caso afirmativo, aproveite para escrever uma resposta na publicação ou entrar em contacto com o utilizador por mensagem privada.
  • Depois deve colocar sempre os preços corretos, o máximo de informações na descrição dos produtos (dimensões, cores, materiais…) e também algumas fotos (no mínimo três) dos seus artigos para facilitar a decisão de compra.
  • Por fim, deve tentar concluir a venda de forma mais pessoal, através de messenger, email, SMS, WhatsApp, etc, definido preço, forma de pagamento e prazo de entrega com o cliente.

Dicas para vender através de grupos no Facebook

E por fim, independentemente do tipo de grupo onde vai tentar vender o seu produto ou serviço, existem algumas dicas de ouro para conquistar mais clientes!

Leia as regras

A maioria dos grupos no Facebook tem regras bem definidas, pelo que convém lê-las com atenção para evitar contratempos.

Observe

Antes de começar a publicar, observe como é que os membros do grupo se comportam e verifique que tipos de conteúdos que têm mais reações para conseguir seguir o “modelo”.

Participe

Quando se sentir preparado para começar a participar, faça-o através de conteúdos relevantes para essa audiência.

Ofereça ajuda

Esteja atento a qualquer dúvida dos membros do grupo e dê resposta (se for dentro da sua área de atuação) sem pedir nada em troca.

Não faça spam

Nunca é demais relembrar que não deve fazer spam, ou seja, colocar publicações umas a seguir às outras. Caso contrário, corre o risco de ser banido do grupo!

Não se repita

Não faça publicações repetidas para não perder a credibilidade e gerar a desconfiança dos membros, mesmo que tenha vontade de falar do mesmo desconto durante quatro dias seguidos!

Mantenha o foco no relacionamento

Mais do que vender, o seu objetivo primeiro em grupos no Facebook e encetar e manter relacionamentos. Nesse sentido, não basta publicar conteúdos. É necessário monitorizar os resultados dessas publicações para melhorar ações futuras: número de likes, de comentários, de partilhas, etc.

Venda de forma discreta

Comece a vender apenas depois de criar alguma autoridade e mesmo assim de forma discreta, sem empurrar o seu produto ou serviço para ninguém.

E por fim, como estamos a aproximar-nos de uma grande época festiva, aceite a sugestão e leia também o nosso artigo sobre como aumentar as vendas de Natal pelo Facebook.

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Procura

LER ARTIGOS

Como Criar um Plano de Negócios

Um plano de negócios bem estruturado é fundamental para o sucesso de qualquer empresa. Ele serve como um mapa abrangente, orientando os empreendedores e proprietários de empresas em todas as etapas do processo.

Segredos do Search Engine Marketing

Neste artigo vamos explorar os fundamentos do Search Engine Marketing (SEM), as suas vertentes, tendências emergentes e a importância dos motores de busca no processo de tomada de decisão do consumidor.

A Evolução e Importância do SEO

A presença online sólida é fundamental para o sucesso de qualquer negócio, com bilhões de pesquisas realizadas diariamente nos motores de busca como o Google, otimizar a visibilidade e os rankings dos nossos websites tornou-se uma prioridade estratégica e de sobrevivência.

Como Criar um Website Profissional para a Sua Empresa

O mundo ligado à Internet exige que as empresas tenham uma presença online forte. Um website profissional é a pedra angular para estabelecer a sua identidade de marca, comunicar com os clientes e vender produtos e / ou serviços online.

Cibersegurança: 10 Medidas Recomendadas para PMEs

Como podem as pequenas e médias empresas garantir que os funcionários estão devidamente formados nos fundamentos da cibersegurança?

Ransomware: A Ameaça Ciberlucrativa

O que é o Ransomware? É um tipo malware insidioso que encripta os dados das vítimas, tornando-os inacessíveis até que um resgate seja pago.

Gestão e Resolução de Conflitos nas Pequenas e Médias Empresas

Os conflitos são inevitáveis em qualquer ambiente de trabalho, especialmente nas pequenas e médias empresas (PMEs), onde as interações pessoais são mais próximas e intensas.

Conduzir Reuniões de Sucesso

Neste artigo vamos tentar resumir as melhores práticas para conduzir reuniões produtivas e envolventes, desde o planeamento até ao follow-up.

Conteúdo

Como usar os grupos do Facebook para conquistar mais clientes

Usamos cookies para que o site funcione corretamente, personalizar conteúdo e anúncios e para analisar o nosso tráfego.
Consulte a nossa política de privacidade.