Como usar o YouTube para obter leads qualificados

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Saiba como usar o YouTube para obter leads qualificados

Quantos mais leads, melhor… desde que sejam leads qualificados, ou seja, utilizadores propensos a adquirir o seu produto ou serviço. Mas não é só no seu site, loja online, blog e página do Facebook que gera leads! Também é possível usar o YouTube para obter leads qualificados. E não só é possível, como é praticamente obrigatório numa época em que as pessoas preferem formatos audiovisuais, mais ligeiros, dinâmicos e fáceis de consumir.

Então, como é? Quer continuar a perder tempo na criação de conteúdos que não trazem resultados concretos ou vai tomar nota das nossas dicas para usar o YouTube para obter leads qualificados? Vai tomar nota das dicas, não é verdade? Ótimo porque os dados da Hootsuite que lhe vamos revelar de seguida não deixam margem para dúvida de que o YouTube é um excelente canal para qualquer tipo de empresa conquistar mais clientes.

  • O YouTube tem mais de 2 bilhões de acessos mensais.
  • É uma rede social em crescimento contínuo, com cerca de 500 horas de vídeos a serem carregadas a cada minuto.
  • Cada visitante do YouTube, gasta em média 11 minutos no site todos os dias.
  • Cerca de 70% dos utilizadores envolvem-se com marcas e produtores de conteúdo porque os vídeos conseguem transmitir e promover emoções, acelerando o processo de envolvimento com uma empresa, um produto ou serviço.

Como usar o YouTube para obter leads qualificados

E agora que despertámos a sua atenção para a geração de leads no YouTube, gostávamos de lhe apresentar as melhores estratégias para não falhar os alvos:

Conteúdo de qualidade

Se não publicar conteúdo de qualidade nem vale a pena continuar a ler estas dicas sobre como usar o YouTube para obter leads qualificados, porque o seu público-alvo não vai ver as publicações! Com tantos conteúdos que existem na Internet, porque haveria de perder tempo com um canal onde não obtém informação? Portanto, procure por desenvolver conteúdos relevantes para os consumidores, que lhes dê resposta a algum problema, desejo ou necessidade, mas sempre de uma forma fácil de digerir… afinal estamos a falar do YouTube!

Vídeos originais e personalizados

Além de vídeos originais e únicos, para usar o YouTube para obter leads, a sua empresa precisa de personalizar os conteúdos para diferentes segmentos do seu público-alvo, tal como faz no seu blog ou até em campanhas de links patrocinados.

Identificação clara

E lá por estar a usar um canal de entretenimento para atingir objetivos comerciais, não significa que não deixe a identidade da sua empresa bem clara para os utilizadores, se necessário referindo o nome e colocando o logotipo do seu negócio na introdução (ou no final) dos vídeos. E aproveite para incluir também um link para o seu site institucional em cada descrição de cada vídeo e conduzir mais visitantes até ao seu produto/serviço!

Anotações

Se sabe que pode inserir anotações nos seus vídeos, porque não o faz? As anotações, além de chamarem a atenção do seu público, destacam conteúdos que podem acabar por transformar meros curiosos em leads (links para o seu site ou landing page, para outros vídeos ou canais, playlists, botões de subscrição, etc). Seja qual for a sua opção, aproveite-a para colocar um CTA ou call-to-action para um formulário onde o visitante pode receber algo e em troca facultar o seu email. Por exemplo: Clique aqui para receber uma amostra gratuita!

Cards

Além das anotações, pode usar cards ou cartões para inserir informações nos seus vídeos e promover interatividade, direcionando um utilizador de um vídeo para um endereço específico, por exemplo, independentemente do tipo de equipamento que esse utilizador esteja a usar para aceder à Internet (pois o card tem excelente performance em todos).
Além de poder escolher o momento em que pretende destacar o seu card num vídeo, dependendo do tipo de card, pode inserir fotografias, CTAs personalizados e até aceder a métricas de desempenho ao convidar o público a inscrever-se no seu canal, a participar de um inquérito de satisfação, a visualizar outro vídeo, visitar um site, comprar um produto… As possibilidades são mais do que muitas!

Giveaway

Giveaway é o nome dado às promoções que pode fazer no seu canal de Youtube para oferece um produto gratuitamente, por exemplo. Esta é uma excelente forma de gerar leads porque quem, no seu juízo perfeito, perde uma oportunidade? Logo, faça um sorteio ou concurso, aproveite para pedir aos participantes que primeiro se inscrevam no seu canal ou que primeiro preencham um formulário para depois poderem participar… e ganhar! De génio, não é verdade?

Lives

As lives ou transmissões ao vivo, são um recurso de ouro para usar o YouTube para obter leads qualificados e isso porque despertam a atenção dos utilizadores e permitem-lhes colocar questões em tempo real encetando um processo de comunicação e interação mais personalizado e dinâmico.

Landing pages

E porque não divulgar um vídeo com uma landing page? Ou seja, aproveitar o Facebook, por exemplo, para convidar os consumidores para assistir a determinado vídeo, mas em vez de o partilhar na rede social, colocar um link para uma landing page que tenha, como não podia deixar de ser, um formulário curto onde possa recolher mais dados sobre os seus potenciais clientes antes de lhes permitir visualizar o conteúdo (sem terem de aceder a outra página web).

Estratégias SEO

Os seus conteúdos em vídeo também precisam de ser otimizados com estratégias SEO para motores de busca, de forma a aparecerem a mais utilizadores nos resultados de pesquisa. Como otimizar? É simples! Coloque as palavras-chave no nome do arquivo, no título e nas tags do vídeo e escreva uma descrição que sintetize bem o conteúdo.

Parcerias

Usar o YouTube para obter leads também implica o estabelecimento de parcerias com empresas, canais e youtubers influentes. Esta estratégia, além de gerar mais leads – e mais rapidamente – aumenta a credibilidade da sua marca.

Interação

E lembre-se de que o YouTube privilegia os vídeos, sim, mas não é um canal de televisão, pelo que aqui existe a oportunidade de comentar, discutir e reagir e essa oportunidade deve ser agarrada com ambas as mãos para gerar mais leads, através de respostas atempadas e personalizadas.

Foco no mobile

Com mais de 70% dos acessos ao YouTube a serem realizados a partir de dispositivos móveis como smarphones (Hootsuite), a sua estratégia deve privilegiar o mobile, ou seja, o desempenho dos conteúdos em ecrãs de menores dimensões, apostando também em links responsivos nas anotações dos seus vídeos.

Monitorização de resultados

Para usar, e continuar a usar o YouTube para obter leads qualificados, tem de analisar resultados, ou seja, monitorizar o desempenho de cada conteúdo através do Youtube Analytics para depois aceder a métricas que lhe vão facultar informações valiosas para a produção de conteúdos futuros: número de visualizações, tempo assistido, cliques em anotações, likes, comentários, partilhas, etc.

E agora que sabe como usar o YouTube para gerar mais leads, clique aqui para conhecer também quatro das melhores estratégias para conquistar potenciais clientes através do site da sua empresa.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Artigos Relacionados

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Procura

ARTIGOS POPULARES

10 Etapas para criar um e-commerce e vender na maior loja do mundo!

Ter um computador com acesso à internet é fundamental, mas não basta para começar a vender na maior loja do mundo. Conheça as 10 etapas para criar um e-commerce, aqui!

Como abrir uma loja virtual em Portugal

Da legislação ao software de faturação, passando por uma série de especificações técnicas! Tudo o que precisa de saber para abrir uma loja virtual em Portugal!

12 Passos Para Abrir Uma Loja Online

Hoje em dia, esteja onde estiver e seja a que horas for, desde que tenha acesso à Internet, pode entrar numa loja online, colocar um produto no carrinho de compras, pagar e aguardar a entrega na comodidade do lar. Assim, motivos não lhe faltam para desejar abrir uma loja virtual.

Como Vender No Ebay Passo A Passo

Saiba como vender no ebay passo a passo Vender no eBay, na empresa de comércio eletrónico mais conhecida no mundo, é semelhante a vender

25 Ideias Para Criar Uma Pequena Empresa

Investimento reduzido + espírito empreendedor = negócio rentável Se tem interesse em abrir um negócio lucrativo mas pouco dinheiro para investir, não esmoreça.

Como Abrir Uma Loja Na Internet

Saiba como abrir uma loja na Internet. Vantagens e benefícios de uma loja na Internet. Além de ser uma solução fácil de implementar e gerir, uma loja online apresenta inúmeras vantagens

Como dominar um teste psicotécnico antes que ele o domine a si

Os testes psicotécnicos são uma ferramenta de seleção utilizada em todo o mundo em processos de recrutamento de candidatos para um trabalho, geralmente antes de ser realizada uma entrevista.

A Importância Da Comunicação

Tanto em família como em negócio, não dar importância à comunicação significa perder oportunidades de construção de um bom relacionamento.

Como Abrir Uma Empresa Online?

Para que seja mais fácil abrir uma empresa online e gerar um desenvolvimento económico, o Portal da Empresa desenvolveu ferramentas que permitem criar, de forma simples e segura, empresas online.

Como Criar Uma Empresa Da Forma Tradicional Passo A Passo

O método Tradicional de criação de uma empresa é o mais demoroso, pressupõe várias deslocações e uma atenção acrescida. Contudo, tem a vantagem do contacto pessoal e da facilidade de esclarecimento de dúvidas.

Conteúdo

Como usar o YouTube para obter leads qualificados

Usamos cookies para que o site funcione corretamente, personalizar conteúdo e anúncios e para analisar o nosso tráfego.
Consulte a nossa política de privacidade.