Como usar business intelligence na sua empresa para melhorar resultados

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Saiba como usar business intelligence na sua empresa para melhorar resultados

Recolher, organizar, armazenar, analisar e partilhar informações de modo a potenciar boas tomada de decisão numa empresa? Hum… Isso parece coisa para ser desenvolvidas por várias equipas, mas na verdade basta usar business intelligence para consegui-lo!

Implementar metodologias BI, usar business intelligence, inteligência de negócios… Não importa o nome, importa o resultado final para gestores de empresas: atuar com assertividade, baseando as suas ações em dados fiáveis e estatísticas precisas sobre a empresa para melhorarem a competitividade!

O que significa usar business intelligence?

Usar business intelligence (BI) é por em prática um processo de recolha, organização, análise, partilha e monitorização de informações que dão suporte à gestão de uma empresa. Por outras palavras, trata-se de implementar um conjunto de conceitos, metodologias, processos, estruturas e tecnologias que transformam dados brutos em informação útil para tomadas de decisão estratégicas num negócio. Daí que business intelligence seja, hoje em dia, uma poderosa ferramenta de gestão para aumentar a competitividade através, precisamente, da capacidade de identificar, explorar, agrupar e analisar informações para descobrir benefícios para um negócio, identificando oportunidades e riscos.

Etapas do business intelligence

Uma empresa que decida implementar business intelligence na sua estrutura organizacional, vai passar por estas etapas:

  • Recolha de dados.
  • Organização de informações.
  • Análise de informações.
  • Tomada de decisão.
  • Monitorização de resultados.

Na primeira das etapas de business intelligence, uma empresa deve então recolher dados sobre todas as características do negócio. Depois, organizar esses dados de acordo com a sua importância e a seguir analisá-los de forma a conseguir perceber quais são as melhores estratégias de negócio. E é assim – com dados concretos e fiáveis – que a tomada de decisão fica facilitada.

Por fim, com business intelligence pode-se medir e monitorizar os resultados de cada decisão tomada para perceber se foi, efetivamente, a melhor decisão ou se precisa de ser ajustada.

Leia também o nosso artigo sobre como melhorar o processo de decisão na empresa.

Como usar business intelligence na sua empresa para melhorar resultados?

De facto, o BI é uma das maneiras mais certeiras de fomentar o crescimento da sua empresa, pelo que não o vamos fazer esperar mais: continue a ler e conheça as melhores formas de usar business intelligence na sua empresa!

Business intelligence na otimização de informação

É possível que já tenha a informação da sua empresa organizada, mas será o suficiente para expandir o negócio? Nem por isso! Para crescer e ganhar competitividade convém usar business intelligence para transformar essa informação em muito mais do que um arquivo de dados organizado! Porque o que se pretende é dados confiáveis, recolhidos, armazenados, analisados e cruzados de forma automatizada (através de relatórios, painéis e dashboards) para minimizar riscos e retrabalho, tornar os processos empresariais mais seguros e aumentar a produtividade.

Business intelligence na otimização de processos

Além de otimizar dados, o BI também otimiza processos na sua empresa e isso traduz-se em ganhos de tempo e dinheiro, já que o acompanhamento continuo e acertado dos processos contribui para um maior conhecimento do negócio, uma maior análise de necessidades e, claro, uma gestão mais eficaz e capaz de aumentar as receitas: fazendo mais, de forma eficiente e em menos tempo!

Business intelligence na previsão de tendências

Mas a informação valiosa que consegue reunir graças ao business intelligence só consegue ser realmente útil se for usada antes da concorrência, não é verdade? Nesse sentido, o BI é excelente para previsão de tendências, ou seja, para uma análise efetiva de curto/médio prazo que coloque a sua empresa uns passos à frente da concorrência.

Business intelligence na prevenção de riscos

Outra das grandes vantagens do BI é a prevenção de riscos. Como através de processos otimizados e automatizados se consegue ter uma visão integral do negócio, fica mais fácil de prever riscos e erros que possam surgir, ou pelo menos dar seguimento a ações para os evitar ou solucionar eficazmente.

Business intelligence na tomada de decisão

A tomada de decisão é facilitada com business intelligence porque com a agregação de informações de qualidade é simples optar por uma estratégia em detrimento de outra. Ao contrário de uma empresa sem BI onde se podem tomar más decisões por falta de organização no fornecimento de dados ao decisor.

Business intelligence no conhecimento sobre o público-alvo

E a importância do business intelligence numa empresa, não se fica pela otimização de processos, previsão de tendências, prevenção de riscos e melhor tomada de decisão! Com BI também é possível conhecer melhor o seu público-alvo, os seus hábitos de consumo, mas também os seus desejos, necessidades e expetativas, para desenvolver produtos e serviços que, de facto, respondam à procura.

Business intelligence no aumento de vendas

E no momento em que consegue oferecer aos seus clientes o produto ou serviço que eles querem, o resultado só pode ser um: aumento de vendas! É por isso que ferramentas de business intelligence – que indiquem o caminho para vender mais – são ótimas para aumentar os lucros de uma empresa.

Melhore a assertividade na sua empresa com business intelligence. Tenha uma postura proativa e analise tendências, descubra padrões, elimine o retrabalho e duplicação de tarefas. Otimize processos e reduza custos e, por fim, chegue ao produto ou serviço ideal para o seu cliente e aumente as vendas!

Sobre Sofia Santos
Sofia Santos
Para ela escrever é dançar, rodopiar, suar, cansar, brilhar, aprender, rir e sonhar. Ir e voltar sem sair do lugar!

Licenciada, pós-graduada e mestre em Comunicação.

Certificada em Content Marketing e Inbound Marketing pela HubSpot Academy.

Lançou o projeto Conteúdo & Manteúdo - de produção profissional de conteúdos para web – com a missão de melhorar o posicionamento da informação dos negócios nos motores de pesquisa, atrair um público-alvo específico, aumentar o número de acessos e partilhas, fidelizar leitores, ampliar a visibilidade e autoridade das empresas e, claro, conquistar clientes e torná-los clientes fiéis!

No fundo o seu objetivo é redigir artigos que possam interessar e oferecer soluções para os problemas dos clientes… dos seus clientes!
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