Como criar um produto digital

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Saiba como criar um produto digital

Sabe qual é a melhor forma de colocar o seu conhecimento ao dispor do público? De aumentar a sua reputação ou a notoriedade da sua empresa e, ao mesmo tempo, ganhar dinheiro de forma rápida e fácil? É criar um produto digital!

Portanto, não procure por estratégias duvidosas para vender pela Internet, quando pode criar um produto digital e partilhá-lo com uma audiência especifica numa altura em que cada vez mais pessoas preferem cursos online, ler ebooks, fazer download de softwares e aplicativos que melhorem processos de comunicação, entre tantos outros exemplos que, através das novas tecnologias, pode começar a desenvolver hoje mesmo… mas não sem antes conhecer as etapas para criar um produto digital, claro!

O que é um produto digital?

Um produto digital ou infoproduto (informação + produto) é um produto não tangível pensado para comercialização na Internet (apenas) e que geralmente tem a função de instruir ou informar o utilizador sobre um assunto específico. Por exemplo: ebooks, audiobooks, newsletters, cursos online, webinários, podcasts, softwares, aplicativos, jogos e pacotes de serviços, entre outros.
Quanto às temáticas, praticamente qualquer assunto pode ser abordado num dos diferentes formatos de produto digital: marketing, culinária, estética, gestão, design, educação, ensino, trabalhos manuais, etc.
E por fim, as plataformas de divulgação e venda de produtos digitais também podem ser diferentes, só têm de ter o comum o faco de estarem na Internet: landing page, site, blog, loja online, plataforma de streaming, plataforma de ensino à distância… e por aí fora.

Quais as etapas para criar um produto digital?

A conceção e venda de produtos digitais é uma nova forma de empreendedorismo que permite a um público específico aceder a um conhecimento ou conteúdo relevante através de um formato digital. E ao mesmo tempo, permite à pessoa ou empresa que o divulga, colocar esse produto em determinada plataforma, cobrar determinado valor por ele e permitir que os utilizadores tenham acesso ao material para sempre ou por um determinado período de tempo. É tão simples que por esta altura já está ansioso por saber como criar um produto digital, não é verdade? Vamos às dicas!

1. Definir o produto digital

Antes de mais, para criar um produto digital, deve começar por definir qual o produto que pretende vender (ou oferecer) ao seu público. Pode ser um ebook sobre as melhores estratégias de marketing digital para PMEs, por exemplo, ou um curso online de italiano, um serviço de consultoria empresarial, um software de faturação, um aplicativo de mensagens, etc. O importante é refletir sobre as suas habilidades, oportunidades e ameaças desse material e descobrir um tema com um diferencial face à concorrência, porque de outra forma o seu infoproduto não será competitivo. No fundo, é uma questão de definir o que quer e pode oferecer – melhor que ninguém – à sua audiência. E por falar em audiência…

2. Definir a persona

Se não conhecer muito bem o seu público-alvo não vai conseguir definir o melhor infoproduto para por à venda. Nesse sentido, saiba responder a pelo menos três questões: quem são as pessoas que vão consumir o seu infoproduto? Por que é que o vão consumir? Quanto estão dispostas a pagar por ele? E para responder, estude os seus clientes até chegar à sua buyer persona (ou cliente ideal), no que toca a sexo, idade, classe social, estado civil, zona geográfica, estudos, profissão, interesses, ocupações, necessidades, etc. Essa persona representará a pessoa que tem realmente interesse no seu produto e partir dai será mais fácil e mais rápido desenvolver as próximas etapas e criar um produto digital eficiente.

Como criar a persona da sua empresa? Clique aqui!

3. Definir o objetivo

Qual é o objetivo do seu infoproduto? Aumentar a sua reputação? A notoriedade da sua empresa? Atrair leads? Divulgar um artigo? Preparar os consumidores para um novo serviço? Importa definir o objetivo do seu produto antes de passar à próxima etapa para criar um produto digital, sim?

4. Estudar o mercado

Estude o seu mercado de atuação e produtos concorrentes de forma a conseguir perceber se há demasiada concorrência ou se, pelo contrário, há espaço para o seu produto digital. Veja como é que os concorrentes estão a trabalhar, qual o preço que estão a aplicar (e a que padrões de qualidade) e quais a estratégias que estão a ter mais sucesso (e podem ser imitadas) e aquelas que não atraem consumidores (e devem ser evitadas).

5. Escolher o formato

Agora que definiu o tema, público-alvo, objetivo e mercado de atuação, pode começar a pensar no formato do produto digital. Como sabe, há vários formatos possíveis (de um ebook a curso online), pelo que para tomar uma decisão, deve atender às suas competências, aos recursos disponíveis para produzir o infoproduto e, claro, aos interesses e à linguagem do seu público-alvo. E ainda assim, deve verificar se o tema em causa se presta ao formato escolhido, porque, por exemplo, conteúdos mais técnicos que exigem memorização devem ser passados por escrito enquanto que conteúdos mais educacionais funcionam melhor em vídeo.

6. Escolher o canal de venda

Já tem o seu produto digital? Então é hora de escolher o ou os canais onde o vai colocar à venda (ou mesmo oferecer), porque também aqui existem algumas hipóteses interessantes. É claro que a escolha mais óbvia é o seu site, que é um lugar confiável, mas pode-se dar o caso de preferir as redes sociais ou precisar de alojar o conteúdo digital numa plataforma própria para venda de produtos digitais (existem várias gratuitas).

7. Investir em marketing digital

O seu produto digital já está online? Ótimo! Mas não se sente no sofá a aguardar resultados! Agora é preciso investir em marketing digital para divulgar o seu infoproduto ao maior número possível de pessoas do seu público-alvo, seja através de marketing de conteúdo com artigos de blog otimizados com SEO, seja através de posts diferenciados em redes sociais, de email marketing e até de campanhas no Google Ads ou Facebook Ads.

E agora que sabe como criar o seu produto digital, leia também o nosso artigo “Marketing digital para principiantes: passo a passo para impulsionar o seu negócio”.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Artigos Relacionados

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Procura

ARTIGOS POPULARES

10 Etapas para criar um e-commerce e vender na maior loja do mundo!

Ter um computador com acesso à internet é fundamental, mas não basta para começar a vender na maior loja do mundo. Conheça as 10 etapas para criar um e-commerce, aqui!

Como abrir uma loja virtual em Portugal

Da legislação ao software de faturação, passando por uma série de especificações técnicas! Tudo o que precisa de saber para abrir uma loja virtual em Portugal!

12 Passos Para Abrir Uma Loja Online

Hoje em dia, esteja onde estiver e seja a que horas for, desde que tenha acesso à Internet, pode entrar numa loja online, colocar um produto no carrinho de compras, pagar e aguardar a entrega na comodidade do lar. Assim, motivos não lhe faltam para desejar abrir uma loja virtual.

Como Vender No Ebay Passo A Passo

Saiba como vender no ebay passo a passo Vender no eBay, na empresa de comércio eletrónico mais conhecida no mundo, é semelhante a vender

25 Ideias Para Criar Uma Pequena Empresa

Investimento reduzido + espírito empreendedor = negócio rentável Se tem interesse em abrir um negócio lucrativo mas pouco dinheiro para investir, não esmoreça.

Como Abrir Uma Loja Na Internet

Saiba como abrir uma loja na Internet. Vantagens e benefícios de uma loja na Internet. Além de ser uma solução fácil de implementar e gerir, uma loja online apresenta inúmeras vantagens

Como dominar um teste psicotécnico antes que ele o domine a si

Os testes psicotécnicos são uma ferramenta de seleção utilizada em todo o mundo em processos de recrutamento de candidatos para um trabalho, geralmente antes de ser realizada uma entrevista.

A Importância Da Comunicação

Tanto em família como em negócio, não dar importância à comunicação significa perder oportunidades de construção de um bom relacionamento.

Como Abrir Uma Empresa Online?

Para que seja mais fácil abrir uma empresa online e gerar um desenvolvimento económico, o Portal da Empresa desenvolveu ferramentas que permitem criar, de forma simples e segura, empresas online.

Como Criar Uma Empresa Da Forma Tradicional Passo A Passo

O método Tradicional de criação de uma empresa é o mais demoroso, pressupõe várias deslocações e uma atenção acrescida. Contudo, tem a vantagem do contacto pessoal e da facilidade de esclarecimento de dúvidas.

Conteúdo

Como criar um produto digital

Usamos cookies para que o site funcione corretamente, personalizar conteúdo e anúncios e para analisar o nosso tráfego.
Consulte a nossa política de privacidade.