6 Dicas para fazer reuniões online produtivas

Facebook
Twitter
LinkedIn

Conheça 6 Dicas para fazer reuniões online produtivas

Já correram rios de tinta com dicas para melhorar reuniões de trabalho, e agora com os avanços das novas tecnologias, vamos querer ver correr um mar de conteúdos sobre como dinamizar reuniões online produtivas, quando os participantes estão do lado de lá do ecrã a bocejar de tédio ou a focar a sua atenção noutras tarefas…

Com a Covid-19 e o isolamento social, o regime de teletrabalho teve um crescimento estrondoso e com ele nasceu a necessidade, para muitas empresas, de fazer reuniões online. E até aí tudo bem, pois as pessoas estiveram e ainda estão fora do escritório, mas precisam de se ver e de continuar a discutir assuntos em conjunto. Porém, os resultados dessas reuniões não presenciais nem sempre são dos melhores porque faltam aos seus organizadores – e participantes – dicas para fazer reuniões online produtivas numa altura em que este procedimento deixa de ser pontual, para passar a ser incorporado na cultura de muitas empresas (mesmo depois de se descobrir um tratamento para Covid-19 ou uma vacina).

O que são reuniões online produtivas?

Reuniões online produtivas são aquelas reuniões feitas à distância, através da Internet, cujo rendimento não é afetado pelo facto de os participantes estarem em casa, sujeitos a outras distrações. São reuniões eficazes que cumprem com um conjunto de boas práticas em encontros online, respeitam um briefing, um certo tempo de duração e que promovem momentos de interação onde cada interveniente tem oportunidade de dar o seu parecer.

Como fazer reuniões online produtivas?

Independentemente do tema da reunião, há sempre alguma dificuldade em torná-la produtiva, inclusive quando os participantes estão todos juntos na mesma sala. Por isso não se sinta desmotivado nem derrotado por esses três ou quatro encontros anteriores sem rendimento. Doravante, se seguir estas dicas, as reuniões online da sua empresa trarão melhores resultados!

1. Agende a reunião online com antecedência 

A primeira dica para fazer reuniões online produtivas é marcar o dia e hora com antecedência porque se no modelo presencial já é complicado acertar agendas e evitar atrasos ou faltas, imagine pela Internet! Por isso, marque o dia e hora e envie os convites aos participantes a tempo, com o link da sala online e com briefing da estrutura da reunião e tópicos dos assuntos a abordar, de forma a que todos se possam preparar para a discussão desses temas.

E mais perto do dia e hora, programe o envio de notificações para os participantes de modo a que ninguém se atreva a dizer que se esqueceu.

2. Escolha a ferramenta certa para cada reunião à distância

Seguramente que já conhece as várias ferramentas ao seu dispor para fazer reuniões online, mas para que o encontro gere bons resultados, é importante escolher a melhor aplicação para essa reunião em específico. Basta uma ferramenta que permita verem-se uns aos outros ou é necessário um recurso que permita a partilha de ecrã? Uma app gratuita com sala para cinco pessoas é quanto basta ou precisa de uma plataforma paga para 100 participantes em simultâneo? Como vê, cada uma das ferramentas para reuniões online possui as suas vantagens e desvantagens, e nesse sentido é importante pesquisar pela que melhor vai corresponder às vossas expetativas e necessidades e, claro, à realidade da empresa.

Clique aqui para conhecer as melhores ferramentas de teletrabalho.

3. Zele pelas boas práticas de comunicação durante a reunião

Reuniões online exigem o cumprimento de algumas regras básicas ou boas práticas de comunicação, e você, que quer garantir bons resultados, é o responsável pelo seu seguimento! A primeira das boas práticas em reuniões online começa momentos antes de ficar online, quando testa (ou devia testar) o equipamento, acesso à Internet, aplicativos, microfone, câmara, etc. Assim, se algo não estiver a funcionar, vai a tempo de detetar o erro e corrigi-lo antes da reunião, e o mesmo para os seus convidados.

Mas existem outras boas práticas em reuniões online, como escolher um espaço silencioso para a reunião, desligar ou silenciar notificações no computador e telefone, não usar o smartphone, não realizar outras atividades em simultâneo, cumprimentar todos os intervenientes no início do encontro e esperar que lhe respondam, não sair de frente do ecrã durante a reunião, falar e dar a palavra, não interromper quando alguém estiver a falar, etc.

4. Certifique-se de que todos os convidados estão a participar

É natural que, tal como nas reuniões presenciais, alguns convidados das suas reuniões remotas fiquem entediados, principalmente se usar da palavra durante muito tempo e por isso, deve puxar pelos participantes, pedindo as suas opiniões, principalmente àquelas pessoas que por falta de prática neste tipo de reuniões, acabam por ficar mais retraídas.

É verdade que nem todas as reuniões online produtivas incluem momentos de brainstorming, mas incluem (ou devem incluir) interação, até porque as equipas de trabalho que sabem ouvir e dar sugestões conseguem alcançar melhores resultados. Por isso, defina desde logo nem que sejam 2 ou 3 minutos para cada participante colocar as suas questões e/ou dar as suas opiniões sobre o tema que estão a abordar.

5. Dê preferência a reuniões curtas

Se quando estão juntos na sala de reuniões da empresa já é complicado conquistar a atenção de todos durante muito tempo, que dizer de reuniões à distancia onde as pessoas se podem aborrecer mais depressa e passar discretamente a outras tarefas (afinal ninguém está a ver), em lugar de contribuírem para a produtividade do encontro? Portanto, o melhor é mesmo fazer reuniões online curtas, mais interessantes e produtivas.

6. Não se esqueça da ata da reunião

É importante que continue a insistir em documentar a reunião e a ignorar o facto de poder gravá-la porque a pessoa que nomear para escrever a ata deve enviá-la por email a todos os participantes o mais breve possível, para que estes possam rever as decisões tomadas, as tarefas definidas, atribuição e prazo de execução. A ata continua a ser uma forma certeira de ver as deliberações serem cumpridas e por consequência, os objetivos da sua equipa ou da sua empresa serem atingidos!

E por fim, aceite mais uma sugestão: leia também o nosso artigo sobre os erros mais comuns em reuniões de trabalho, para que nada o possa impedir de dinamizar reuniões produtivas.

Facebook
Twitter
LinkedIn

Artigos Relacionados

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Procura

ARTIGOS POPULARES

10 Etapas para criar um e-commerce e vender na maior loja do mundo!

Ter um computador com acesso à internet é fundamental, mas não basta para começar a vender na maior loja do mundo. Conheça as 10 etapas para criar um e-commerce, aqui!

Como abrir uma loja virtual em Portugal

Da legislação ao software de faturação, passando por uma série de especificações técnicas! Tudo o que precisa de saber para abrir uma loja virtual em Portugal!

12 Passos Para Abrir Uma Loja Online

Hoje em dia, esteja onde estiver e seja a que horas for, desde que tenha acesso à Internet, pode entrar numa loja online, colocar um produto no carrinho de compras, pagar e aguardar a entrega na comodidade do lar. Assim, motivos não lhe faltam para desejar abrir uma loja virtual.

Como Vender No Ebay Passo A Passo

Saiba como vender no ebay passo a passo Vender no eBay, na empresa de comércio eletrónico mais conhecida no mundo, é semelhante a vender

25 Ideias Para Criar Uma Pequena Empresa

Investimento reduzido + espírito empreendedor = negócio rentável Se tem interesse em abrir um negócio lucrativo mas pouco dinheiro para investir, não esmoreça.

Como Abrir Uma Loja Na Internet

Saiba como abrir uma loja na Internet. Vantagens e benefícios de uma loja na Internet. Além de ser uma solução fácil de implementar e gerir, uma loja online apresenta inúmeras vantagens

Como dominar um teste psicotécnico antes que ele o domine a si

Os testes psicotécnicos são uma ferramenta de seleção utilizada em todo o mundo em processos de recrutamento de candidatos para um trabalho, geralmente antes de ser realizada uma entrevista.

A Importância Da Comunicação

Tanto em família como em negócio, não dar importância à comunicação significa perder oportunidades de construção de um bom relacionamento.

Como Abrir Uma Empresa Online?

Para que seja mais fácil abrir uma empresa online e gerar um desenvolvimento económico, o Portal da Empresa desenvolveu ferramentas que permitem criar, de forma simples e segura, empresas online.

Como Criar Uma Empresa Da Forma Tradicional Passo A Passo

O método Tradicional de criação de uma empresa é o mais demoroso, pressupõe várias deslocações e uma atenção acrescida. Contudo, tem a vantagem do contacto pessoal e da facilidade de esclarecimento de dúvidas.

Conteúdo

6 Dicas para fazer reuniões online produtivas

Usamos cookies para que o site funcione corretamente, personalizar conteúdo e anúncios e para analisar o nosso tráfego.
Consulte a nossa política de privacidade.