Web design: o que é e o que pode fazer pelo site da sua empresa

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Web design: o que é e o que pode fazer pelo site da sua empresa

Este artigo é dedicado a si e a todos os empresários que, com a ascensão das plataformas gratuitas onde se podem fazer sites na hora, acabaram por negligenciar o web design e não agregar valor às suas empresas.

Com tantos recursos digitais à sua disposição para conquistar mais clientes na Internet, não faz sentido desprezar ou adiar um investimento em web design que pode ajudá-lo a apresentar a sua marca da melhor forma, a maximizar a experiência de utilização no seu site, a estabelecer uma comunicação entre a sua empresa e o seu público e, em consequência, a ver as vendas online e offline a aumentar!

O que é web design?

Web design é uma área de design focada no desenvolvimento de interfaces digitais, cujo objetivo é a criação de sites e layouts de outras aplicações e documentos que possam estar disponíveis na Internet.
Trata-se de uma área que exige grande multidisciplinaridade, pois o web design, além de conhecimentos de design convencional e design gráfico, usa conhecimentos tecnológicos e de diversas áreas técnicas, como programação HTML, arquitetura da informação, usabilidade, acessibilidade e tudo quanto possa contribuir para uma boa experiência de navegação.

Deste modo, o web design pode ser aplicado num site, mas também numa loja virtual, marketplace, blog, landing page, perfil numa rede social, email marketing, newsletter, aplicativo, ou seja, em qualquer elemento online onde haja a possibilidade de oferecer uma boa experiência de utilização: através das cores escolhidas, da disposição dos elementos gráficos, da tipografia, layout, ergonomia, responsividade, arquitetura da informação, navegabilidade, usabilidade, acessibilidade… e por aí fora!

Porém, como existem plataformas gratuitas de criação de sites que permitem a qualquer pessoa fazer um site relativamente interessante, alguns empresários desvalorizam esta área do marketing digital que relaciona a parte do visual com a funcionalidade do site, e assume extrema importância para o sucesso de uma empresa na Internet. Continue a ler e saiba porquê!

Efetivamente, muitos empresários optam por construir, eles próprios, os sites das suas empresas, mas na maioria dos casos, as soluções gratuitas não são viáveis porque prejudicam a imagem das empresas, impedindo-as de conquistar mais clientes na web. É por isso que deve considerar a subcontratação deste tipo de serviço.

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O que é que o web design pode fazer pelo site da sua empresa?

Pode fazer muito! Pode transformar uma empresa num negócio rentável! E isso porque usa uma série de conhecimentos e técnicas que transformam um simples site num site perfeito, com qualidade para aumentar a notoriedade de uma marca e atrair mais consumidores e parceiros de negócio.

Conheça agora as principais vantagens do web design para o site da sua empresa!

1. Agradabilidade

Com web design o seu site consegue apresentar uma imagem atraente e profissional e por consequência, credível.

Um designer profissional usará os elementos gráficos, as funcionalidades, cores e tipografia mais adequada para atrair uma audiência, tendo em conta a sua área de atuação e o perfil do seu público-alvo

2. Clareza

Se o seu site estiver confuso, com muitas cores e tipos de letras diferentes, vários menus e links distribuídos de forma pouco organizada… é natural que os visitantes não se demorem por lá! Mas se o seu site for claro, exibir um visual “limpo”, organizado e um design capaz de, por si só, esclarecer os visitantes, vai garantir as entradas!

3. Atração

O site é o rosto da sua empresa na web, certo? Por isso convém lavá-lo e arranjá-lo de modo a que fique bonito e profissional e cause uma boa primeira impressão, atraindo os utilizadores.

4. Velocidade

Sabia que também a velocidade de carregamento se relaciona com web design? Ao criar o layout do seu site, o web designer tornará mais leves as imagens e outros recursos pesados que possam atrasar a abertura das páginas, de modo a que o seu site não demore mais de 3 segundos a abrir.

5. Responsividade

Tendo em conta que a maioria dos utilizadores acede à Internet através de smartphones, o web design do seu site deve ser responsivo, ou seja, deve ter a mesma legibilidade em ecrãs de maiores e menores dimensões, de forma a que os visitantes não precisem de recorrer ao zoom.

6. Tecnologia

Com web design, a sua empresa acompanha a evolução da tecnologia e também as novas tendências de design na Internet, de forma a ir ao encontro dos interesses e gostos dos consumidores.

7. SEO

Por outro lado, o web design é fundamental para uma boa otimização SEO (Search Engine Optimization) que leve as páginas do seu site a surgirem nos primeiros resultados de pesquisa no Google e, consequentemente, a trazerem mais trafego orgânico (não pago) para o site da sua empresa, gerando conversões e novos clientes.

8. Migração

O web design permite-lhe a liberdade de migrar e alojar o seu site em qualquer servidor: inserindo, removendo ou atualizando conteúdos sem depender de uma agência de marketing digital.

9. Competitividade

As técnicas de web design permitem-lhe exibir um site profissional e com isso conquistar uma posição mais vantajosa que os seus concorrentes que não investiram em web design (porque ainda não conhecem os seus benefícios!).

10. Suporte

Dificuldades técnicas, entre outros problemas, podem ser uma verdadeira dor de cabeça para um empresário que não tenha subcontratado serviços de web design para o seu site. Mas com um parceiro qualificado, além de poder disponibilizar aos seus clientes um site de qualidade, pode usufruir de suporte técnico sempre que surgir alguma dificuldade.

11. Lucro

E por fim, um site profissional com um bom web design vai conquistar mais visitantes, mais leads e mais clientes e isso só pode resultar num aumento da faturação da sua empresa.

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Invista em web design, garanta que o seu site vai ficar exatamente como você quer: atraente, rápido, responsivo e com boa experiência de utilização. Um site capaz de converter visitantes em clientes. Clique aqui e conheça os planos de criação de sites da PME!

Sobre Sofia Santos
Sofia Santos
Para ela escrever é dançar, rodopiar, suar, cansar, brilhar, aprender, rir e sonhar. Ir e voltar sem sair do lugar!

Licenciada, pós-graduada e mestre em Comunicação.

Certificada em Content Marketing e Inbound Marketing pela HubSpot Academy.

Lançou o projeto Conteúdo & Manteúdo - de produção profissional de conteúdos para web – com a missão de melhorar o posicionamento da informação dos negócios nos motores de pesquisa, atrair um público-alvo específico, aumentar o número de acessos e partilhas, fidelizar leitores, ampliar a visibilidade e autoridade das empresas e, claro, conquistar clientes e torná-los clientes fiéis!

No fundo o seu objetivo é redigir artigos que possam interessar e oferecer soluções para os problemas dos clientes… dos seus clientes!
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