Vender através do WhatsApp Empresas durante a pandemia

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Saiba como vender através do WhatsApp Empresas durante a pandemia

As vendas estão de pernas para o ar e a culpa é da Covid-19 que veio obrigar muitos negócios a inventar novas formas de escoar produtos e serviços. Nesse sentido, vender através do WhatsApp Empresas durante a pandemia parece ter sido a solução escolhida por muitos pequenos negócios que tiveram de fechar as portas das suas lojas… Perceba porquê!

O contágio do novo coronavírus foi e ainda está a ser evitado através do encerramento de muitas lojas e empresas de vários tipos de produtos e serviços. Mas, ao conter-se o novo coronavírus, espalhou-se outro mal: a queda das vendas! É verdade que a redução de faturação não é um perigo para a saúde pública, pois não leva ninguém aos cuidados intensivos de um hospital, mas é uma calamidade para a economia portuguesa e mundial que pode vitimar muitos negócios. É por isso que as PMEs têm de inovar para manter a tesouraria saudável, e entre as poucas soluções para continuarem a vender numa época em que ninguém anda na rua, o WhatsApp Empresas parece ser uma forma bastante eficiente de encetar e manter o contacto com os clientes e escoar produtos, inclusive produtos não-essenciais como vestuário, calçado e acessórios. Por isso, o WhatsApp é uma oportunidade para as empresas em tempos difíceis (e fora deles) que não deve negligenciar. Continue a ler e perceba como enfrentar este desafio da pandemia de smartphone na mão, a vender à distância!

WhatsApp Empresas

Antes do estado de emergência, muitas empresas em todo o mundo já usavam o WhatsApp para comunicar com os clientes e até para vender produtos e serviços, mas agora com a pandemia, esta rede social torna-se ainda mais útil – senão fundamental – para manter um negócio ativo.
Se ainda não usa o WhatsApp Empresas ou WhatsApp Business, saiba que não é complicado nem moroso instalar esta aplicação, criar um perfil personalizado e começar a comunicar em tempo real com os seus clientes e demais parceiros de negócio. Além de conseguir manter o contacto com os consumidores de forma a que não esqueçam a sua marca, o WhatsApp Empresas ajuda-o a atrair e conquistar novos clientes! E a explicação é simples: esta é uma das redes sociais mais populares do mundo, grátis e fácil de instalar e por isso um excelente canal de marketing digital para empresas numa época de pandemia em que os consumidores passam o tempo a trocar mensagens numa tentativa de manterem as suas relações sociais durante o isolamento.

Como comunicar e vender através do WhatsApp Empresas?

Apesar de não ser uma boa opção para marketing de grande escala, o WhatsApp é bastante eficaz para pequenas e médias empresas porque permite o envio de mensagens de texto, voz e vídeo, a uma lista de contactos constituída por pessoas que, supostamente, têm interesse no tipo de produto/serviço que vendem.

Comunicar

As comunicações via WhatsApp para empresas devem ser objetivas e enviadas atempadamente – se possível em tempo real – para garantirem uma boa taxa de abertura e de leitura. Lembre-se de enviar sempre informações relevantes e dar respostas personalizadas e enriquecidas, se possível com fotografias, vídeos e áudios sobre os seus produtos/serviços. Claro que não tem de usar tudo nem usar todos os recursos ao mesmo tempo: a ideia é perceber o que funciona melhor para o seu negócio e para o seu público-alvo.

Personalizar

Se bem que o WhatsApp permite pré-configurar respostas para as perguntas mais frequentes, o ideal é criar uma lista de contactos e encaminhar mensagens como numa conversa de grupo. Como os seus clientes recebem uma mensagem individual, é como se a sua empresa estivesse a escrever especialmente para eles. Inclusive, este recurso não invalida mensagens personalizadas, sempre que assim o entender, para conquistar e fidelizar clientes. Além disso, o WhatsApp Business pode ser dividido em pelo menos duas listas: uma para clientes e outra para prospects, por exemplo, facilitando as comunicações à distância e atraindo diferentes públicos.

Ainda a respeito dos grupos, pode aproveite o sistema de categorização de mensagens do WhatsApp para arquivar e localizar facilmente as mensagens através de etiquetas personalizadas (por exemplo, para novos clientes, fornecedores, pagamentos pendentes, etc).

Vender

Também pode usar o WhatsApp para empresas para vender ou apenas para guiar os utilizadores até ao seu site ou loja online (usando a rede social como canal de venda, apenas), sem esquecer o facto de que pode colocar links para as suas landing pages de modo a alcançar mais conversões!

Além de promover e publicitar os seus produtos ou serviços durante a pandemia, não se esqueça de fazer promoções. É verdade que a hora não é para baixar os preços, mas com a recessão já instalada, mais vale vender pouco do que nada, não é verdade? Em todo o caso, certifique-se de que está a divulgar de forma clara as suas ofertas e promoções e não deixe de transmitir outro tipo de conteúdos relevantes para o seu publico, como noticias sobre a sua área de atuação e até conteúdos relacionados direta ou indiretamente com o coronavírus. Dessa forma está a trabalhar a venda, gerando autoridade e reputação para a sua empresa.

Sendo possível, faça a prestação do serviço pelo WhatsApp em tempo real. Envie um áudio ou grave um vídeo e feche a venda pelo telefone através da criação de um link direto de pagamento e, posteriormente, envie o produto que o cliente encomendou ou disponibilize o serviço.

Se o WhatsApp Empresas não é suficiente para vender os seus produtos ou serviços à distância, convidamo-lo a conhecer os nossos planos de lojas online, faça você mesmo!

Monitorizar

Por fim, monitorize o seu canal no WhatsApp para empresas através do sistema de estatísticas desta aplicação que dá várias informações sobre as mensagens enviadas, entregues e lidas, de maneira a verificar se os seus objetivos de marketing digital com WhatsApp Business estão a ser alcançados. E se sentir dificuldade em trabalhar estes dados no telefone, uma última dica: pode sincronizar o serviço WhatsApp Web no seu computador para trabalhar mais comodamente em ambiente de escritório!

Aproveite para ler também o nosso artigo “Criar uma loja online ou sucumbir à Covid-19”.

Sobre Sofia Santos
Sofia Santos
Para ela escrever é dançar, rodopiar, suar, cansar, brilhar, aprender, rir e sonhar. Ir e voltar sem sair do lugar!

Licenciada, pós-graduada e mestre em Comunicação.

Certificada em Content Marketing e Inbound Marketing pela HubSpot Academy.

Lançou o projeto Conteúdo & Manteúdo - de produção profissional de conteúdos para web – com a missão de melhorar o posicionamento da informação dos negócios nos motores de pesquisa, atrair um público-alvo específico, aumentar o número de acessos e partilhas, fidelizar leitores, ampliar a visibilidade e autoridade das empresas e, claro, conquistar clientes e torná-los clientes fiéis!

No fundo o seu objetivo é redigir artigos que possam interessar e oferecer soluções para os problemas dos clientes… dos seus clientes!
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