Vantagens e desvantagens de trabalhar a partir casa

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

A Ana concilia a vida profissional e familiar e ainda poupa uns tostões com o centro de tempos livres dos miúdos. O Pedro é incapaz de respeitar horários e perde-se a assistir a séries na televisão e a conversar com os amigos pelo Facebook. A Filipa emprega o tempo que poupa nas viagens para o local de trabalho em atividades laborais em casa, mas o Hugo acaba por ficar na cama até tarde, principalmente nos dias de chuva. A Madalena reduziu os níveis de stress e aumentou a sua produtividade. Já o Miguel aumentou a conta da luz, porque tem sempre o aquecimento central ligado! A Sónia adora o sossego do lar, o Luís implora por companhia… E você? Conhece as vantagens e desvantagens de trabalhar a partir de casa?

Sim, há cada vez mais pessoas a trabalhar a partir de casa e são cada vez mais as empresas que autorizam o teletrabalho ou home office aos seus colaboradores, mas aquilo que para uns pode ser um sonho, é para outros um verdadeiro pesadelo. Trabalhar a partir de casa tem, como é evidente, as suas vantagens e desvantagens, pelo que antes de tomar uma decisão deve conhecer bem os prós e os contras e relacioná-los com a sua personalidade. Isso porque para ser bem-sucedido, necessita de possuir uma série de características específicas, tais como capacidade de concentração, organização, força de vontade, responsabilidade e compromisso. E mesmo assim, pode sentir que os prós não são mais pertinentes que os contras! A questão agora é que, se nunca trabalhou no aconchego do lar ou se começou recentemente a fazê-lo, precisa de ajuda para perceber quais são as principais vantagens e desvantagens de trabalhar a partir de casa, não é verdade? Acompanhe-nos!

Clique aqui e saiba como ser mais produtivo no trabalho em casa!

Principais vantagens de trabalhar a partir de casa

Começamos com aquela que, para muitas pessoas, é a maior e a melhor vantagem de trabalhar a partir de casa: poder conciliar a vida profissional com a pessoal e familiar. Sem esquecer que no caso de ter filhos pequenos, é possível poupar dinheiro em CTLs, ATLs e afins!

Depois, evitam-se as deslocações diárias – e às vezes demoradas – para o local de trabalho, o que lhe permite poupar tempo (em média 1 a 2 horas por dia) e dinheiro em combustível ou transportes públicos.

E, claro, não precisa de perder tempo a procurar um lugar para estacionar nem pagar parquímetros!

Também terá, à partida, menos despesas com o pequeno-almoço e almoço.

Pode trabalhar em qualquer lado, ou seja, se o dia estiver bonito pode transferir o escritório para uma esplanada ou um jardim, por exemplo.

Não precisa de se levantar sempre muito cedo ou levantar-se sempre à mesma hora, até porque não há trânsito algum para enfrentar… nem patrão a quem prestar contas!

Tem uma maior liberdade para gerir o seu tempo, até se pode envolver em atividades em horário laboral ou simplesmente passar mais tempo com a família ou dedicar-se a um novo hobby, se assim o desejar (embora isso exija muita disciplina).

Não há interrupções por parte de colegas de trabalho nem conversas de corredor. Além disso, o ruído de fundo é menor e por isso, trabalhar a partir de casa traz mais sossego e consequentemente, mais produtividade.

Reduz os níveis de stress, se for o caso, pois em casa pode, a qualquer momento, fazer uma pausa para dar um passeio ou cantar uma música bem alto ou mesmo soltar palavrões… tudo o que o ajude a ultrapassar uma situação de trabalho mais complicada. E o simples facto de ver reduzido o stress a que está sujeito, contribuir para um aumento da sua produtividade, melhoria do seu desempenho e também da sua saúde!

É por fim, é mais confortável e cómodo trabalhar a partir de casa, no aconchego do lar, não é verdade?

Hum… será que o home office é para si?

Principais desvantagens de trabalhar a partir de casa

Para começar pode sentir dificuldade em separar a vida pessoal do trabalho, pois pode não conseguir encontrar um ponto de equilíbrio e acabar por trabalhar muito ou muito pouco, se se revelar incapaz de estabelecer horários.

Terá maiores custos com água e eletricidade, principalmente no inverno.

Sentirá alguma falta de ânimo para se levantar cedo e começar a trabalhar quando sabe que não há nenhum ponto a picar ou horário a cumprir.

Sentirá também uma certa facilidade em se distrair em casa porque não há ninguém a controlar o trabalho: redes sociais, televisão, hora de almoço alargada, lides domésticas, crianças, cão, etc.

Verá que é um trabalho solitário. É verdade que pode estar mais tempo com a sua família, dar passeios mais demorados com o cão e até praticar algum desporto todos os dias, mas também é verdade que se acabaram os almoços entre colegas, aquele copo ao final do dia, a troca de confidencias durante o intervalo para o café, etc, pelo que é preciso algum esforço para não entrar em depressão devido ao isolamento.

Poderá contar ainda com dificuldades em se manter a par dos novos projetos e progredir na carreira profissional.

E por fim, há uma necessidade óbvia de investir do seu bolso em material de trabalho e tecnologia, nomeadamente smartphone, computador, programas informáticos, sistemas de comunicação, etc.

Em conclusão, há pessoas que preferem trabalhar a partir de casa e têm conseguido estabelecer um esquema para se organizarem e serem produtivas. Outras preferem ir para escritório. E você? Faz parte de que grupo?

E agora que conhece as vantagens e desvantagens de trabalhar a partir de casa, clique aqui e fique a conhecer também as vantagens e desvantagens de trabalhar num open space.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Artigos Relacionados

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Procura

ARTIGOS POPULARES

10 Etapas para criar um e-commerce e vender na maior loja do mundo!

Ter um computador com acesso à internet é fundamental, mas não basta para começar a vender na maior loja do mundo. Conheça as 10 etapas para criar um e-commerce, aqui!

Como abrir uma loja virtual em Portugal

Da legislação ao software de faturação, passando por uma série de especificações técnicas! Tudo o que precisa de saber para abrir uma loja virtual em Portugal!

12 Passos Para Abrir Uma Loja Online

Hoje em dia, esteja onde estiver e seja a que horas for, desde que tenha acesso à Internet, pode entrar numa loja online, colocar um produto no carrinho de compras, pagar e aguardar a entrega na comodidade do lar. Assim, motivos não lhe faltam para desejar abrir uma loja virtual.

Como Vender No Ebay Passo A Passo

Saiba como vender no ebay passo a passo Vender no eBay, na empresa de comércio eletrónico mais conhecida no mundo, é semelhante a vender

25 Ideias Para Criar Uma Pequena Empresa

Investimento reduzido + espírito empreendedor = negócio rentável Se tem interesse em abrir um negócio lucrativo mas pouco dinheiro para investir, não esmoreça.

Como Abrir Uma Loja Na Internet

Saiba como abrir uma loja na Internet. Vantagens e benefícios de uma loja na Internet. Além de ser uma solução fácil de implementar e gerir, uma loja online apresenta inúmeras vantagens

Como dominar um teste psicotécnico antes que ele o domine a si

Os testes psicotécnicos são uma ferramenta de seleção utilizada em todo o mundo em processos de recrutamento de candidatos para um trabalho, geralmente antes de ser realizada uma entrevista.

A Importância Da Comunicação

Tanto em família como em negócio, não dar importância à comunicação significa perder oportunidades de construção de um bom relacionamento.

Como Abrir Uma Empresa Online?

Para que seja mais fácil abrir uma empresa online e gerar um desenvolvimento económico, o Portal da Empresa desenvolveu ferramentas que permitem criar, de forma simples e segura, empresas online.

Como Criar Uma Empresa Da Forma Tradicional Passo A Passo

O método Tradicional de criação de uma empresa é o mais demoroso, pressupõe várias deslocações e uma atenção acrescida. Contudo, tem a vantagem do contacto pessoal e da facilidade de esclarecimento de dúvidas.

Conteúdo

Vantagens e desvantagens de trabalhar a partir casa

Usamos cookies para que o site funcione corretamente, personalizar conteúdo e anúncios e para analisar o nosso tráfego.
Consulte a nossa política de privacidade.