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Vantagens do LinkedIn para uma empresa: quais são e como tirar proveito delas?

Qual é coisa, qual é ela, que tem 20 milhões de empresas utilizadoras em todo o mundo? Se conhece as vantagens do LinkedIn, de certeza que a sua resposta se inclina para esta rede social a que já chamaram de Facebook profissional. E a sua resposta está correta! De facto, o LinkedIn tem ajudado muitos negócios a expandirem-se e por isso já faz parte das estratégias de marketing digital de mais de 30 mil empresas portuguesas.

Falar das vantagens do LinkedIn é começar por dizer que dentro da área dos social media, esta rede assumiu-se, nos últimos anos, como a grande montra de profissionais. É utilizada por particulares e empresas que pretendam apresentar as suas competências e fazer network com foco em negócios. Para os particulares é uma espécie de currículo online no qual podem partilhar um percurso académico e profissional. Para as empresas é uma espécie de catálogo a partir do qual podem apresentar produtos e serviços, mas também participar de grupos, fóruns, estabelecer contatos, procurar por novos talentos, criar parcerias estratégicas, aumentar a notoriedade e até as vendas.

Porém, se está indeciso entre abrir ou não uma página de empresa ou se está a sentir alguma dificuldade em mostrar a sua presença, este artigo pode ajudá-lo a perceber, em primeiro lugar, quais os benefícios do LinkedIn e, em segundo lugar, como os aproveitar a favor do seu negócio. Siga-nos!

Leia também o nosso artigo sobre como usar o LinkedIn para vender.

Principais vantagens do LinkedIn para uma empresa

Conheça os principais benefícios do LinkedIn e entenda como é que esta rede social pode ajudar na expansão do seu negócio.

1. Criar autoridade e fortalecer a marca

Ao transportar o seu profissionalismo para o LinkedIn, está a dar um passo em frente rumo ao reconhecimento da sua marca. Isso porque aproveitar uma rede social para negócios, para mostrar o que faz, como faz e porque o faz, torna a sua empresa numa autoridade na matéria. Por esse motivo, esta é uma das principais estratégias de marketing digital e content marketing de uma empresa porque o seu uso cria um (ou mais um) canal de comunicação direto com clientes, colaboradores, fornecedores e público-alvo. Com artigos relacionados com a sua área de atuação, vídeos, fotografias e links, por exemplo, consegue fortalecer a sua marca. Além disso, o LinkedIn é um canal mais profissional e sério do que o Facebook ou Instagram, e por isso pode ser um bom complemento à sua estratégia em social media, apresentando novos conceitos sobre a sua marca, fortalecendo a sua imagem.

Partilhe o seu negócio com a sua rede de contactos, através conteúdo relevante e educacional que, aos poucos, tornará a sua empresa numa referência.

2. Promover o negócio

À partida o LinkedIn parece-lhe apenas mais um canal para expor a sua empresa na internet, e isso é verdade, sim, mas repare que se trata de um canal particularmente interessante devido ao seu alcance (milhões de pessoas andam por lá), alcance esse que ultrapassa as suas publicações. Ou seja, se um colaborador da sua empresa adicionar no seu perfil no LinkedIn, o cargo que exerce e até uma ligação para a vossa página institucional, isso faz com que cada pessoa que veja o perfil desse utilizador, seu colaborador, veja também o seu negócio. Resultado? Mais oportunidades para encontrar novos parceiros, fornecedores e, até mesmo, novos clientes.

Partilhe informações sobre os seus produtos/serviços sem recorrer à venda direta. Ao invés, procure criar conteúdos com soluções da sua empresa capazes de resolver os problemas dos consumidores.

3. Promover produtos ou serviços

Tal como serve para promover a sua empresa, o LinkedIn também serve para promover os seus produtos ou serviços específicos. E há várias formas de o conseguir: através da criação de um perfil, da divulgação direta e gratuita, mas também de recomendações de clientes e páginas showcase. As últimas incluem uma funcionalidade extra que permite às empresas dar destaque a um produto ou serviço perante potenciais clientes. A vantagem destas páginas é que possibilitam uma segmentação de acordo com o perfil de utilizador, de forma a chegarem a determinado público-alvo.

Partilhe informações especificas sobre os seus produtos/serviços com o seu público-alvo.

A propósito, sabe como fazer uma recomendação no LinkedIn?

4. Promover colaboradores

Já aqui falámos da promoção da empresa, dos produtos e serviço, mas ainda não lhe dissemos que o LinkedIn também é excelente, obviamente, para promover os seus colaboradores ou colegas de trabalho. Não se esqueça que além de fazerem publicidade gratuita, os colaboradores são porta-vozes da sua marca!

Incentive os seus colaboradores a criarem um perfil no LinkedIn, a identificar e a interagir com a sua empresa. Por seu turno, identifique-os em alguns conteúdos da página da marca.

5. Publicitar os seus conteúdos

Mais vantagens do LinkedIn para uma empresa? Ora, se o seu objetivo é levar os conteúdos da sua empresa ao maior número de pessoas possível dentro do seu segmento, o LinkedIn pode ajudar. E muito! Como? Através da pertinência dos seus artigos, claro, mas também de um empurrãozinho extra: a publicidade paga!

Patrocine os seus conteúdos mais relevantes através do LinkedIn Ads para alcançar possíveis oportunidades de negócio e utilize este serviço para promover – e até personalizar – conteúdos relacionados com especificidades dos seus produtos/serviços junto do seu público-alvo.

6. Descobrir novas oportunidades de negócio

Como o LinkedIn é uma rede social para todo o tipo de profissionais, se tiver o perfil ideal do seu cliente (seja o seu negócio B2B ou B2C) consegue encontrar facilmente pessoas e outras empresas potencialmente interessadas no que vende. E esta é uma das principais vantagens do LinkedIn.

Envie pedidos de conexão, que funcionam como os pedidos de amizade no Facebook.

7. Participar em grupos e fóruns de discussão

Tal como noutras redes sociais, no LinkedIn também pode criar ou aderir a grupos, uma funcionalidade que lhe permite reunir e agregar contatos profissionais. Não se esqueça que, sempre que a sua empresa publicar no LinkedIn e construir uma comunidade à volta de um produto ou serviço, está a aumentar as suas visitas ao site.

Aproveite os grupos e fóruns de discussão para abrir o diálogo sobre temas relacionados com a sua área de atuação e também para divulgar ofertas de emprego ou conteúdos que vai publicando na sua página empresarial.

8. Identificar novos talentos

Se – ou quando for – procurar por novos talentos, pode usar as informações recolhidas de perfis de utilizadores do LinkedIn. Como sabe, as páginas dos candidatos são semelhantes aos seus currículos. Isso facilita o trabalho de seleção.

Posicione-se como uma empresa empregadora.

E agora que conhece as principais vantagens do LinkedIn para uma empresa e está na disposição de usar os nossos conselhos para tirar proveito delas… do que está à espera para expandir o seu negócio?

Já agora, se gostava de saber como encontrar emprego no LinkedIn, clique aqui!

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