Por Que É Que Tem De Oferecer Uma Newsletter?

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

As vantagens da newsletter

O seu público quer conhecer aquele artigo novo que vai ser posto à venda ainda este mês. E aquele serviço revolucionário. E as novidades sobre o setor. E os desenvolvimentos no mercado. E os gráficos. As fotos. Ofertas, promoções e reduções de preço. O seu público quer conhecer a sua newsletter!

marketing sms

Sabe que as newsletters podem atrair contactos para um negócio? Sabe que podem aumentar as vendas? Sabe que ajudam a estabelecer uma comunidade, organizar movimentos? Sabe que orientam a oferta? Sabe que informam os seus clientes?
Então por que é que a sua empresa ainda não tem uma?!

Quer seja entregue na sua caixa de correio física ou na caixa de email, quer seja lida online ou impressa, desde que tenha artigos relevantes e algumas promoções de produtos ou serviços da sua empresa, uma newsletters é sempre bem recebida! É a forma mais pessoal de chegar ao seu público, levando conteúdo personalizado e alinhado com os seus interesses.

Uma newsletter torna o seu relacionamento com os leitores muito mais próximo, gera confiança e credibilidade para a sua marca e permite novas oportunidades de negócio.

Por que é que deve investir numa newsletter para a sua empresa?

A newsletter é um dos canais de comunicação mais efetivos que a sua empresa pode ter para interagir com os diversos públicos. A sua eficácia é superior à maioria das estratégias de marketing e comunicação mais utilizadas no mercado. No entanto, só deve enviar a sua newsletter a pessoas que manifestaram interesse em recebe-la, seja pessoalmente, por email ou por registo no seu site. Repare que parte do segredo do sucesso de uma newsletter é precisamente o facto de funcionar como um pequeno jornal onde envia conteúdo relevante para o seu destinatário mas também publicidade (promoções e campanhas, por exemplo).

Qual o objetivo da newsletter para a sua empresa?

O objetivo da newsletter é gerar valor para o seu público, visando a criação de um vínculo a médio, longo prazo, que trará credibilidade e confiança na sua empresa. As oportunidades de negócio obtidas por meio da newsletter são consequências do bom relacionamento entre a sua marca e os públicos com os quais ela se relaciona.

Para quem deve enviar a sua newsletter?

Para todos os interessados. Não se esqueça que a sua empresa possui diversos públicos: clientes, funcionários, potenciais clientes, consumidores, fornecedores, parceiros de negócios. Pode enviar uma newsletter para todos, mas pode investir também numa comunicação mais personalizada e elaborar uma news para cada um destes públicos, pois trata-se de pessoas com interesses distintos que devem ser segmentados.

Quais as vantagens em produzir uma newsletter?

A principal vantagem é o estabelecimento e manutenção de uma relação entre a sua empresa e os consumidores. Uma relação que desperte interesse e confiança e que fomente negócios por meio do conteúdo partilhado.

Se mantiver as pessoas informadas sobre o que se passa na sua empresa, se aproveitar a newsletter para divulgar novos produtos ou serviços, promoções, eventos, prémios, novas aquisições, etc, faz com que as pessoas se sintam parte integrante do seu negócio, aumentando o interesse pela marca.

Outra vantagem é o baixo custo da implementação da newsletter. Trata-se de uma forma barata de divulgar o seu negócio. Requer apenas a criação de uma base de dados sólida e segmentada. Além disso, esta ferramenta é conhecida como uma forma barata de fazer publicidade, pois é vista como uma publicidade solicitada, ou seja, quem a recebe são apenas os clientes que se inscreveram para receber informações sobre a sua empresa.

Como medir a eficácia da sua newsletter?

Para medir a eficácia da sua newsletter pode criar diversos indicadores, mas o mais fácil de todos é sem dúvida o número de aberturas de email e o número de interações das pessoas com os seus conteúdos (cliques em links, preenchimento de formulários, etc), isto no caso de se tratar de uma news online. No caso de se tratar de uma versão impressa, avalie o número de pessoas que, por exemplo, manifestam interesse em levar a sua publicação após uma visita à sua loja ou em lê-la enquanto aguardam na receção do seu escritório.

A estratégia de comunicação das newsletters não é a de chegar ao maior número de pessoas, mas sim a de chegar às pessoas certas, aquelas que poderão estar realmente interessadas em comprar os seus produtos ou aderir aos seus serviços.

Que conteúdo deve colocar na sua newsletter?

A regra é 80% de conteúdo de qualidade e 20% de publicidade. A partir dai é consigo mas aconselhamo-lo a ter em conta os seguintes tópicos:

  • Publique apenas assuntos que interessem aos seus públicos.
  • Seja breve e objetivo.
  • Dê destaques a produtos ou serviços novos.
  • Use gráficos ou outros elementos visuais.
  • Publique fotos de qualidade.
  • Não abuse do HTML dentro do email, se se tratar de uma newsletter digital.
  • Coloque a informação mais importante, relevante e cativante no início do assunto. As informações menos cruciais podem ser adicionadas no fim. Nas newsletters a informação é fornecida por ordem decrescente de noticiabilidade.
  • Utilize pelo menos uma barra lateral, na qual o texto chave é destacado do corpo principal do assunto, utilizando uma fonte de contraste ou uma caixa de texto ao lado, no interior ou simplesmente em baixo do assunto em questão.
  • Faça uma revisão do assunto antes de o submeter ou enviar para a gráfica

Como enviar a sua newsletter?

Convém que a sua news seja impressa ou enviada uma vez por mês. Mas se não tiver conteúdo que o justifique é melhor fazer envios mais espaçados do que “aborrecer” as pessoas com temas que não lhes interessam ou que já não sejam novidade de todo.

Hoje as newsletters são geralmente enviadas por email, mas também podem ser enviadas por SMS ou outros tipos de comunicação eletrónica e até impressas.

E agora reúna a sua equipa de marketing e decida o que publicar, para quem publicar, quando publicar, onde publicar e como publicar. Porque a publicação da newsletter já não está em causa.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Artigos Relacionados

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Procura

ARTIGOS POPULARES

10 Etapas para criar um e-commerce e vender na maior loja do mundo!

Ter um computador com acesso à internet é fundamental, mas não basta para começar a vender na maior loja do mundo. Conheça as 10 etapas para criar um e-commerce, aqui!

Como abrir uma loja virtual em Portugal

Da legislação ao software de faturação, passando por uma série de especificações técnicas! Tudo o que precisa de saber para abrir uma loja virtual em Portugal!

12 Passos Para Abrir Uma Loja Online

Hoje em dia, esteja onde estiver e seja a que horas for, desde que tenha acesso à Internet, pode entrar numa loja online, colocar um produto no carrinho de compras, pagar e aguardar a entrega na comodidade do lar. Assim, motivos não lhe faltam para desejar abrir uma loja virtual.

Como Vender No Ebay Passo A Passo

Saiba como vender no ebay passo a passo Vender no eBay, na empresa de comércio eletrónico mais conhecida no mundo, é semelhante a vender

25 Ideias Para Criar Uma Pequena Empresa

Investimento reduzido + espírito empreendedor = negócio rentável Se tem interesse em abrir um negócio lucrativo mas pouco dinheiro para investir, não esmoreça.

Como Abrir Uma Loja Na Internet

Saiba como abrir uma loja na Internet. Vantagens e benefícios de uma loja na Internet. Além de ser uma solução fácil de implementar e gerir, uma loja online apresenta inúmeras vantagens

Como dominar um teste psicotécnico antes que ele o domine a si

Os testes psicotécnicos são uma ferramenta de seleção utilizada em todo o mundo em processos de recrutamento de candidatos para um trabalho, geralmente antes de ser realizada uma entrevista.

A Importância Da Comunicação

Tanto em família como em negócio, não dar importância à comunicação significa perder oportunidades de construção de um bom relacionamento.

Como Abrir Uma Empresa Online?

Para que seja mais fácil abrir uma empresa online e gerar um desenvolvimento económico, o Portal da Empresa desenvolveu ferramentas que permitem criar, de forma simples e segura, empresas online.

Como Criar Uma Empresa Da Forma Tradicional Passo A Passo

O método Tradicional de criação de uma empresa é o mais demoroso, pressupõe várias deslocações e uma atenção acrescida. Contudo, tem a vantagem do contacto pessoal e da facilidade de esclarecimento de dúvidas.

Conteúdo

Por Que É Que Tem De Oferecer Uma Newsletter?

Usamos cookies para que o site funcione corretamente, personalizar conteúdo e anúncios e para analisar o nosso tráfego.
Consulte a nossa política de privacidade.