Bem-vindo ao pme.pt

Apoio Digital para o Crescimento da Sua Empresa: Transforme a Sua Presença Online de Forma Fácil e Acessível

Validando Um Plano de Negócios Para Sua Startup – Um Estudo De Caso

Antes de iniciar uma nova empresa no mercado, é necessário ter certeza de que o mercado precisa da solução que este novo empreendimento está propondo. Este processo tem o nome de validação. A validação é o passo mais importante quando se pretende testar uma ideia inovadora. Ter um plano de negócios validado, com alguma relevância estatística, pode proporcionar investimentos, antes mesmo da inauguração da empresa.

E quais são as formas de validar um projeto? As mais comuns ocorrem por meio da aplicação de Questionários, envio de Mail Marketing, Pesquisa de Mercado (por uma empresa especialista) e Landing Pages, todas com o objetivo de chegar a um MVP (Minimmum Viable Product). O MVP ou, em sua tradução literal, Produto Mínimo Viável, é um processo que utiliza o mínimo de funcionalidades para aprender o máximo possível sobre clientes e o mercado. É a principal metodologia usada pelas startups atualmente, pois por meio dela é possível o aperfeiçoamento mais ágil do negócio, gastando menos recursos.

Em 2008, um estudante do MIT chamado Drew Houston enfrentava um problema recorrente em sua rotina: esquecer o pendrive em casa ou na faculdade. Cansado de ter de transferir grandes arquivos pela internet, o que era lento e trabalhoso, Houston teve então uma ideia inovadora – a criação do Dropbox. No entanto, apesar deste ser, na época, um problema comum dentre os amigos de Drew Houston, isso não significava que ele havia encontrado uma solução que muitas pessoas aceitariam. Daí a necessidade de se validar uma ideia.

E foi pensando em chegar à um MVP gastando pouco, que o fundador do Dropbox criou uma Landing Page e começou a coletar informações do mercado. A Landing Page do Dropbox era muito simples e contava com um vídeo em motion graphic que explicava tudo que o produto teria a oferecer, além disso, possuía no rodapé da página um campo para cadastro de e-mail que permitia o direito à um acesso beta exclusivo da nova ferramenta. A meta era conseguir 15 mil cadastros nas primeiras 24 horas do site no ar, mas tiveram uma agradável surpresa quando ao fim do dia já possuíam 75 mil cadastros no site.

Com essa validação, o fundador do Dropbox conseguiu um investimento inicial para colocar a ferramenta em funcionamento e, com 15 dias que a Landing Page estava on-line, o número de inscritos já ultrapassava 1 milhão de pessoas.

Uma vez que a ideia havia sido validada, Drew apresentou o projeto em uma das maiores feiras de tecnologia dos EUA, a TechCrunch50. Nesta etapa, Drew já havia recebido um aporte de um fundo de capital semente, mas o aplicativo ainda não havia sido lançado. Na TechCrunch50, o sucesso foi absoluto. Todos os olhos estavam voltados para a sensação do momento: O Dropbox. Mas o maior desafio ainda estava por vir: lançar um produto que correspondesse às expectativas dos usuários. E quem conhece sobre o manejo de servidores, sabe bem o pesadelo que é manter estabilidade em um sistema com milhares de acessos simultâneos. Mas Drew Houston não desanimou e, contando com o apoio de uma equipe de especialistas, foi liberando os acessos beta aos poucos. Dessa forma, a cada semana uma nova leva de convites eram liberados para os usuários que haviam se cadastrado. Durante esta etapa Beta do Dropbox, Drew pôde acompanhar em um ambiente controlado a evolução da ferramenta, as mudanças que seriam necessárias serem realizadas e o feedback dos usuários.

Hoje o Dropbox é uma das maiores empresas de armazenamento e compartilhamento de arquivos no mundo. No início de 2014, o Dropbox já era avaliado em mais de 10 bilhões de dólares e haviam muitos pedidos de abertura de IPO. E todo esse sucesso só foi possível graças uma ideia inovadora que foi corretamente testada.

Newsletter

Fique por Dentro das Novidades, Subscreva a Nossa Newsletter! E o melhor de tudo? É gratuito! Basta inserir seu e-mail no campo abaixo e clicar em "Subscrever". É rápido, fácil e seguro.

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

MAIS ARTIGOS

Como Criar um Plano de Negócios

Um plano de negócios bem estruturado é fundamental para o sucesso de qualquer empresa. Ele serve como um mapa abrangente, orientando os empreendedores e proprietários de empresas em todas as etapas do processo.

Segredos do Search Engine Marketing

Neste artigo vamos explorar os fundamentos do Search Engine Marketing (SEM), as suas vertentes, tendências emergentes e a importância dos motores de busca no processo de tomada de decisão do consumidor.

A Evolução e Importância do SEO

A presença online sólida é fundamental para o sucesso de qualquer negócio, com bilhões de pesquisas realizadas diariamente nos motores de busca como o Google, otimizar a visibilidade e os rankings dos nossos websites tornou-se uma prioridade estratégica e de sobrevivência.

Como Criar um Website Profissional para a Sua Empresa

O mundo ligado à Internet exige que as empresas tenham uma presença online forte. Um website profissional é a pedra angular para estabelecer a sua identidade de marca, comunicar com os clientes e vender produtos e / ou serviços online.

Cibersegurança: 10 Medidas Recomendadas para PMEs

Como podem as pequenas e médias empresas garantir que os funcionários estão devidamente formados nos fundamentos da cibersegurança?

Ransomware: A Ameaça Ciberlucrativa

O que é o Ransomware? É um tipo malware insidioso que encripta os dados das vítimas, tornando-os inacessíveis até que um resgate seja pago.

Gestão e Resolução de Conflitos nas Pequenas e Médias Empresas

Os conflitos são inevitáveis em qualquer ambiente de trabalho, especialmente nas pequenas e médias empresas (PMEs), onde as interações pessoais são mais próximas e intensas.

Conduzir Reuniões de Sucesso

Neste artigo vamos tentar resumir as melhores práticas para conduzir reuniões produtivas e envolventes, desde o planeamento até ao follow-up.

Conteúdo
Validando Um Plano de Negócios Para Sua Startup – Um Estudo De Caso
pme.pt Portal PME

Usamos cookies para que o site funcione corretamente, personalizar conteúdo e anúncios e para analisar o nosso tráfego.
Consulte a nossa política de privacidade.