Um blog empresarial é importante, sim!

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Um blog empresarial é importante para o marketing da sua empresa!

Este artigo é para todas as empresas que andam distraídas e ainda não criaram um blog. Empresas que desconhecem o poder do marketing de conteúdo no aumento dos resultados, mas que daqui a uns minutos – quando concluírem a leitura deste artigo – estarão no Google a pesquisar por “como criar um blog empresarial”.

Há uns anos, os blogs eram uma espécie de projetos pessoais onde se escrevia sobre culinária, turismo e desporto, entre outros assuntos, mas hoje em dia esses projetos evoluíram para o âmbito profissional devido ao seu impacto junto do público, já que as empresas querem estar onde os potenciais consumidores estão. Assim, o blog empresarial tornou-se numa valiosa ferramenta de informação e comunicação que, contudo, ainda não é devidamente aproveitada por todos os negócios que querem melhorar a sua presença online. Talvez porque desconheçam que um blog empresarial é importante porque…

Permite que uma empresa apareça em mais resultados de pesquisa

Como sabe, nos dias que correm os consumidores quando sentem necessidade de adquirir um produto ou serviço começam a fazer as suas pesquisas na Internet, em busca de informações relevantes que os ajudem a resolver os seus problemas e dilemas e a optar pelas melhores soluções. Nesse sentido, um blog empresarial é importante porque permite, através de conteúdos otimizado com SEO (Search Engine Optimization), que as informações da sua empresa sejam listadas nos primeiros lugares dos resultados apresentados pelo Google. E se o blog empresarial estiver bem posicionado no Google, a sua empresa consegue chegar a um maior número de potenciais consumidores!

Aumenta o tráfego para o site da empresa

Ora, se desenvolver conteúdos relevante para os seus leitores e os otimizar com estratégias de SEO, consegue direcionar tráfego, ou seja, consegue encaminhar utilizadores da Internet para o seu blog e consequentemente para o site da sua empresa e até gerar tráfego para redes sociais, como Facebook, Instagram e LinkedIn. Por outras palavras, chega a potenciais clientes com maior rapidez e facilidade. E esta é outra das razões pelas quais um blog empresarial é importante.

Aproveite para ler também o nosso artigo sobre estratégias para escrever bons artigos para blogs.

Atrai potenciais clientes

E se aumenta o tráfego, aumenta o número de visitantes, sendo que entre eles se encontram potenciais clientes, não é verdade? E apesar de atingir meros curiosos, também chegará, seguramente, a utilizadores que entram no seu blog empresarial já inclinados para uma compra. Desta feita, pode e deve trabalhar conteúdos que atraiam seu público-alvo, inclusive antecipando-lhe necessidades. Por exemplo, se a sua empresa presta serviços de marketing digital, pode aproveitar o blog empresarial para falar da importância de conteúdos para web otimizados com estratégias de SEO, artigos voltados para profissionais da área do marketing digital. Estando a divulgar conteúdos genéricos que interessam a qualquer empresa que queira melhorar a sua presença online, pode chegar a potenciais clientes, aos decisores que – com base ou não noutros materiais – podem acabar por contratar os serviços da sua empresa.

Desperta o desejo de compra

Como vimos no ponto anterior, se conseguir resolver alguma dúvida ou problema de um cliente num artigo do seu blog empresarial, a quem acha que ele vai recorrer na hora em que sentir a necessidade de comprar? À sua empresa, claro! Por isso, um blog empresarial desperta o desejo de compra, inclusive em pessoas que não sabem que possuem essa necessidade. Ou seja, o artigo sobre conteúdos para blogs de que falámos em cima, pode chegar a empresários que até o lerem desconheciam que tinham essa necessidade, mas que depois a aceitam e inclusive começam a procurar soluções para a suprir. E a primeira empresa a quem vão pedir um orçamento é bem capaz de ser a sua!

Coloca a empresa como referência no segmento em que atua

Se redigir artigos com frequência, textos relevantes, capazes de responder às necessidades dos consumidores, torna-se uma referência a nível de conteúdo no seu segmento. E isso, a seu tempo, aumenta as vendas porque os leitores, mais tarde ou mais cedo (quando surge a necessidade de adquirir um produto ou serviço que a sua empresa comercializa) lembrar-se-ão de si porque sabem que podem contar com a sua marca.

Aumenta a credibilidade da empresa

Consequentemente, um blog empresarial é importante porque ao colocar a sua empresa como uma referência no segmento de mercado em que atua, o blog (através dos seus conteúdos que mostram as suas competências) consegue aumentar a credibilidade do negócio porque se uma empresa é conhecida numa determinada área, é nela que os consumidores mais facilmente confiam.

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Promove a sua marca

Com um blog consegue facilmente dar visibilidade à sua empresa e promover a sua marca, serviço ou produto, fornecendo informações úteis sem bombardear com publicidade e propaganda o seu público-alvo. Ao escrever sobre assuntos relacionados com os produtos/serviços que oferece, é possível sensibilizar os consumidores de forma muito mais efetiva, pois eles sentir-se-ão mais seguros para efetuar uma compra. E este é outro dos motivos pelos quais um blog empresarial é importante.

Desenvolve um relacionamento mais próximo com os clientes

O blog é o canal de comunicação ideal para potenciar uma relação próxima com os seus clientes porque permite maior interação do que um site, já que possibilita, por exemplo, que responda aos comentários dos visitantes. É excelente para aumentar a confiança das pessoas nos seus produtos/serviços ao mesmo tempo que coloca a sua empresa na vanguarda da concorrência, precisamente porque através das informações que publica, estreita a relação com os clientes (e demais parceiros) e aproxima-se dos potenciais consumidores.

De facto, o conteúdo está a tornar-se, cada vez mais, numa ferramenta valiosa do marketing digital. Por isso, um blog empresarial é importante para atrair e fidelizar novos clientes ao mesmo tempo que aumenta a notoriedade, credibilidade e visibilidade do seu negócio.

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Sobre Sofia Santos
Sofia Santos
Para ela escrever é dançar, rodopiar, suar, cansar, brilhar, aprender, rir e sonhar. Ir e voltar sem sair do lugar!

Licenciada, pós-graduada e mestre em Comunicação.

Certificada em Content Marketing e Inbound Marketing pela HubSpot Academy.

Lançou o projeto Conteúdo & Manteúdo - de produção profissional de conteúdos para web – com a missão de melhorar o posicionamento da informação dos negócios nos motores de pesquisa, atrair um público-alvo específico, aumentar o número de acessos e partilhas, fidelizar leitores, ampliar a visibilidade e autoridade das empresas e, claro, conquistar clientes e torná-los clientes fiéis!

No fundo o seu objetivo é redigir artigos que possam interessar e oferecer soluções para os problemas dos clientes… dos seus clientes!
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