Os 30 Melhores Negócios Para Trabalhar Em Casa

negócios trabalhar em casa

Se o título deste artigo lhe interessa é porque acalenta a esperança de trabalhar em casa. Seja porque está desempregado ou à procura de um novo desafio, seja porque precisa de dar mais assistência à família, porque tem problemas de saúde ou de locomoção ou porque, simplesmente, gostava de ter um negócio e ser o seu próprio patrão… seja pelo motivo que for, leia este artigo e conheça os 30 melhores negócios para trabalhar em casa!

Nada como trabalhar em casa, naquilo que mais gosta, com horários flexíveis e um equilíbrio perfeito entre a vida profissional e pessoal, não é verdade? E se lhe parece coisa retirada de um filme de domingo à tarde, saiba que é possível, sim, independentemente das suas qualificações profissionais e apetências pessoais porque qualquer pessoa tem conhecimentos específicos em algo e é boa a fazer determinada coisa. Por isso, a questão que se coloca não é tanto “como”, mas “o quê” e nesse sentido vamos apresentar-lhe uma série de sugestões de negócios para trabalhar em casa. No meio delas vai encontrar aquela atividade que é capaz de desempenhar a partir de casa para ganhar um dinheiro extra ou mesmo um ordenado chorudo. Da escrita ao web design, passando pela cozinha, artesanato, cabeleireiro, estética, consultadoria, coaching, finanças, secretariado e até animais de estimação, entre tantas outras sugestões para ganhar dinheiro a partir de casa. Conheça a solução mais indicada para si!

Antes de escolher, elabore uma lista para ajudar na tomada de decisão

Antes de começar a percorrer às sugestões com os melhores negócios para trabalhar em casa, aconselhamos a elaboração de uma lista rápida onde deve colocar informações a respeito de uma série de itens que depois, em conjunto, o ajudarão a tomar uma decisão sobre que atividade desempenhar a partir do conforto do seu lar. Tome nota!

  • Enumere as atividades que gosta de fazer e depois priorize-as de acordo com aquilo em que já tem alguma experiência ou jeito. Deve dar preferência às ideias que vão ficar no tipo dessa lista, claro, mas sempre de mente aberta para outras sugestões porque há mais itens a avaliar antes de se decidir pelo negócio em que vai trabalhar em casa.
  • Defina quanto tempo tem disponível para desenvolver essa atividade, pode ser a quantidade de horas por dia ou semana. É importante levar em linha de conta o tempo disponível porque nem todos os negócios se adequam a part-times. Alguns, inclusive, podem exigir mais de 8 horas de trabalho por dia!
  • Avalie os seus conhecimentos de informática. Se são bons e consegue usar as ferramentas que a Internet oferece para divulgar o seu futuro negócio, ótimo, passe à frente. Mas se não são, tem duas opções: aprender informática ou escolher um negócio que possa desenvolver sem recorrer às novas tecnologias. E, sim, tem alguns disponíveis na lista que vamos indicar de seguida e onde o passa-a-palavra e uns anúncios num placard de supermercado serão quanto basta para apresentar os seus serviços.
  • Verifique se tem uma divisão em casa com espaço suficiente para implementar um negócio. Se tiver, perfeito, se não tiver, lembre-se de escolher uma atividade que possa desenvolver sem complicar a sua vida pessoal e familiar, numa das divisórias da sua casa (a cozinha, por exemplo) ou usando apenas o computador.
  • Se a sua preferência vai para um negócio que implica receber clientes em casa, consulte órgãos públicos sobre os trâmites legais, licenças, impostos e procure formalizar a empresa, se necessário, separando sempre as finanças pessoais das referentes ao negócio!
  • Desenvolva um plano de negócios onde possa incluir estratégias de marketing (nomeadamente de marketing digital) para sua futura empresa.
  • E, independentemente do negócio que escolher, seja organizado, rigoroso e disciplinado, até porque trabalhar em casa não significa trabalhar menos.

Os 30 melhores negócios para trabalhar em casa

E agora sim, consulte o nosso conjunto de ideias simples e fáceis de executar que não requerem custos de renda, água, luz e funcionários e que podem arrancar a qualquer momento. Inspire-se e dê hoje mesmo o primeiro passo para trabalhar em casa e montar o seu próprio negócio!

1. Escritor fantasma

Se não tem jeito para escrever, passe diretamente à sugestão número três. Se tem, fique por aqui e não desperdice esta oportunidade de ganhar dinheiro a partir de casa! Um escritor fantasma é um profissional especializado em prestar serviços de redação de textos a outras pessoas ou empresas que não têm tempo ou não têm jeito para escrever. Apesar de trabalhar como um “fantasma”, pois mantém em segredo a sua participação na obra ou artigo que redigiu (a propriedade intelectual fica para quem o contratou e pagou os serviços), recebe uma boa remuneração redigindo livros e textos para blogs e sites, entre outros.

2. Copywriter

Como sabe, qualquer pessoa com um blog ou um site precisa constantemente de novos conteúdos até porque os motores de pesquisa favorecem os sites com artigos novos, relevantes e permanentemente atualizados. Porém, como a maioria das empresas não tem tempo nem conhecimento para se dedicar à produção de conteúdos, pode aproveitar a brecha e lançar-se como copywriter e ganhar dinheiro a partir de casa na criação de conteúdos focados em vendas e gerando resultados remotamente.

3. Designer

Não tem queda para a escrita, mas o design é a sua praia? Excelente! É tudo o que precisa para começar hoje mesmo a ganhar dinheiro a partir de casa. Divulgue os seus serviços de conceção e produção de materiais de marketing, como logotipos, flyers, cartões de visita, calendários e outros e, se possível, invista em software de edição, impressoras e computadores com uma boa performance para garantir o melhor resultado e a melhor oferta possível.

4. Web Designer

Mais negócios para trabalhar em casa? Se tem jeito para o design e trata a Internet por “tu”, não tem de sair da sua residência para ganhar dinheiro, não. Muitas empresas procuram web designers freelancers para lhes tratarem dos sites e produzirem outros materiais que possam divulgar de forma apelativa a sua presença online.

5. Editor de vídeos

Se tem conhecimentos de edição de vídeo, divulgue os seus serviços na Internet junto de empresas que possam querer contratar um freelancer para a filmagem e edição de imagens de acordo com o contexto do negócio.

6. Criador de sites

Sabe criar, desenvolver e manter um site? Ótimo! Apesar da concorrência ser grande, há sempre lugar para mais um, principalmente se conseguir ir ao encontro das necessidades e expectativas dos seus clientes oferendo as melhores e mais modernas opções de sites. E pode complementar a oferta com serviços de criação de blogs e lojas virtuais, por exemplo, de forma a ganhar dinheiro a partir de casa.

7. Gestor de redes sociais

É a profissão da moda e a boa notícia é que mesmo não tendo formação em marketing digital, consegue conviver com as redes sociais todos os dias e sabe perfeitamente do que estamos a falar, verdade? A questão é se se atreveria a trabalhar remotamente como gestor de redes sociais de pequenas empresas, gerindo as suas páginas no Facebook, Instagram, LinkedIn, etc, e dando maior visibilidade aos seus negócios e até aumentando as vendas. Tudo o que precisa é de imaginação, apetência para a área e, claro, um computador com acesso à Internet para desenvolver este que é um dos melhores negócios para trabalhar em casa!

8. Marketing digital

Se atua na área do marketing digital, saiba que pode perfeitamente trabalhar em casa como freelancer ajudando pequenas empresas a ganhar visibilidade na Internet e a conquistar mais leads, fazendo planos, produzindo conteúdos, gerindo campanhas, dinamizando redes sociais, etc.

9. Blogger

Ter um blog é uma excelente ideia para trabalhar em casa, mas precisa de ter também bons conhecimentos sobre o funcionamento da Internet e uma área de atuação que pretenda divulgar ou uma paixão que gostasse de partilhar. Criar um blog é relativamente fácil para quem tem conhecimentos sobre o ambiente web e requer apenas empenho e predisposição para alcançar e manter um tráfego considerável. O que quer dizer que tem de ter competência para alimentar constantemente o seu blog com conteúdos interessantes, atuais e pertinentes, de forma a ganhar visibilidade. Se tudo correr bem, quando tiver um número de seguidores considerável, pode perfeitamente começar a ganhar dinheiro a partir de casa inserindo publicidade, estabelecendo parcerias com empresas e integrando programas de afiliados.

10. Youtuber

Se há uns tempos esta atividade nem existia, hoje em dia é o sonho de muito miúdo: ser youtuber e ganhar dinheiro a partir de casa! Mas não precisa nem de ser jovem nem irreverente para criar um canal no YouTube e ganhar dinheiro com ele, basta saber um pouco de edição de vídeo (bem pouco) ter à vontade frente à camara e, claro, algo de interessante para mostrar ou dizer. A rede social YouTube faz o resto, ou seja, difundir a sua mensagem até que o acesso aos seus vídeos seja considerável e possa rentabilizar o canal, associando-o inclusive a outras redes e fazendo parcerias com outros influenciadores e anúncios pagos.

11. Loja virtual

Criar uma loja virtual para venda de produtos físicos ou mesmo digitais é rápido, simples e económico e, melhor do que tudo, não exige experiência na área de e-commerce e permite-lhe trabalhar em casa. Se pesquisar na Internet encontra toda a informação necessária para criar a sua loja online para vender um dos produtos resultantes das atividades que sugerimos neste artigo ou qualquer outro. Um dos melhores negócios para trabalhar em casa!

12. Criador de aplicativos

Se sabe programar, aceite esta sugestão: desenvolva o seu próprio aplicativo a trabalhar em casa. Hoje em dia os aplicativos ou apps são descarregados e usados por tudo e por nada e isso só pode ser uma mais valia para ganhar dinheiro a partir de casa, seja na área do entretenimento, finanças, música, e-commerce, etc.

13. Organizador de eventos

Desde que tenha alguma experiência e conhecimento dentro da área, pode começar a organizar eventos, trabalhando a partir de casa, sim. Seja um batizado, casamento, festa de aniversário ou congresso de uma empresa!

14. Importador de produtos

À primeira vista parece complicado e arriscado, mas não é! Importar produtos de outros países a um valor muito baixo e depois vendê-los em Portugal por quantias mais substanciais é (literalmente) o negócio da China! Pode vender diretamente junto dos seus conhecidos ou abrir uma loja online com a grande vantagem de poder trabalhar em casa sem custos com deslocamentos, lojas físicas, luz, água e funcionários, entre outros.

15. Tradutor

Ainda não escolheu uma atividade de entre os negócios para trabalhar em casa que listámos anteriormente? Pois saiba que se domina alguma língua estrangeira, pode usar esse conhecimento para ganhar dinheiro a partir de casa, pois são cada vez mais as empresas que procuram colaboradores freelancers para traduzir ou rever documentos em inglês, francês, espanhol, alemão…

16. Aulas particulares

E agora um clássico! Dar aulas particulares. É uma forma de trabalhar em casa muito comum e pode ser exercida a tempo inteiro ou em regime de part-time. Claro que o que vai lecionar depende da sua formação específica e vocação, mas as hipóteses são mais que muitas: de explicações de matemática a aulas de yoga, passando por aulas de culinária, pintura, dança, inglês, piano, etc. Se não tem um espaço disponível para receber os seus alunos em casa, pode aventurar-se nas aulas através da Internet, usando o Skype ou outro recurso para ministrar um curso online.

17. Reparação de computadores, smartphones e tablets

A reparação de equipamentos de eletrónica, particularmente de smartphones, está em alta em consequência do aumento da aquisição deste tipo de máquinas. Por isso, se tem os conhecimentos e os materiais e equipamentos necessários, comece hoje mesmo a resolver problemas de software e hardware, nem que seja apenas junto dos seus vizinhos e amigos. Verá como este é um dos negócios para trabalhar em casa em que lhe vão aparecer imensos vidros partidos para trocar, sistemas operativos para formatar e instalar, antivírus para colocar… e por aí fora!

18. Investidor financeiro

Não é para todos, mas com as aplicações financeiras corretas é possível ter rendimentos bastante grandes a trabalhar em casa, investindo no melhor produto e conseguindo gerar dinheiro com isso. O normal é os investidores decidirem largar os seus empregos para se dedicarem exclusivamente a investimentos, mas o contrário também pode acontecer, embora esta atividade não seja tão fácil como as que temos listado neste artigo, pois exige muita dedicação, atenção e um estudo contínuo do valor do investimento, da aplicação escolhida, prazos, riscos, etc. Se não tem experiência na área convém aconselhar-se com um perito!

19. Contabilista

Se a sua área são as finanças e domina algum software de faturação, pode oferecer os seus serviços de contabilidade a pequenas empresas que não têm tempo, conhecimentos ou disponibilidade financeira para contratar um recurso a tempo inteiro… e ganhar dinheiro a partir de casa!

20. Consultor

Tem conhecimentos profundos sobre uma determinada área? Aproveite-os para trabalhar em casa e ganhar um rendimento extra prestando consultoria (diagnóstico e formulação de soluções) sobre o setor que domina: consultoria jurídica, empresarial, financeira, vendas, recursos humanos, etc. Partilhe os seus conhecimentos com quem mais precisa neste que é um dos negócios para trabalhar em casa adequado a qualquer área de atuação.

21. Coach

Consegue ajudar pessoas que querem desenvolver-se a nível pessoal para crescer profissionalmente? Então não hesite, crie o seu negócio de coaching e comece a trabalhar em casa com os seus clientes ou a ministrar consultas online. O que importa é saber propor ações, desafios e transmitir conhecimento aos seus clientes de modo a que atinjam resultados positivos e assumam mudanças comportamentais.

22. Administrativo

Para cortar despesas, muitas empresas recorrem atualmente ao serviço de secretariado remoto ou virtual, pois os recursos tecnológicos já lhes permitem ter uma pessoa a trabalhar em casa a tempo inteiro ou parcial em atividades administrativas: atendendo clientes, agendando reuniões, fazendo prospeção e até transferindo chamadas telefónicas!

23. Revendedor de produtos

Se tem um perfil comercial, não procure mais porque temos a atividade ideal para si! Na área da revenda de produtos há vários negócios em que pode trabalhar em casa (muitas vezes tendo apenas um catálogo), como por exemplo venda de cosméticos, robots e utensílios de cozinha, produtos de nutrição, etc. Uma excelente opção para ganhar dinheiro a partir de casa!

24. Fotógrafo

É claro que tira selfies a toda a hora, mas será que tem realmente jeito para tirar fotografias? Se a resposta é afirmativa porque não trabalhar em casa, vendendo as suas fotos a bancos de imagens, por exemplo? Ou até fazendo a reportagem fotográfica de batizados e casamentos? Basta uma pequena divisão para criar um estúdio, mas os rendimentos podem ser grandes! Uma excelente ideia a nível de negócios para trabalhar em casa.

25. Cabeleireiro

Se tem um espaço disponível para tratar do cabelo dos seus clientes e formação na área, do que está à espera para começar a ganhar dinheiro a partir de casa? Monte um cabeleireiro ou barbearia e aproveite o facto de não pagar renda de loja para divulgar cortes modernos e estilizados a preços muito competitivos!

26. Estética

Profissionais de estética desempregados ou à procura de uma nova e/ou melhor ocupação com uma divisão disponível em casa, não têm porque adiar a abertura de um centro de estética e ganhar dinheiro a partir de casa: da maquiagem completa, à pedicure e manicure, limpeza de pele, massagens e depilação!

27. Babysitter

Se gosta de cuidar de crianças, pode perfeitamente trabalhar em casa prestando serviços de babysitting. É verdade que o que não falta por ai são infantários, creches, colégios e centros de tempos livres, mas há sempre espaço para mais um prestador de cuidados infantis, principalmente se der resposta àqueles pais que querem sair à noite e não têm onde deixar os filhos e àqueles pais que trabalham aos fins de semana e/ou em horário noturno, por exemplo.

28. Dog walker

Gosta de cães? Temos a atividade perfeita para si que quer ganhar dinheiro a partir de casa! Bom, na verdade se optar por esta atividade vai ter de sair, e bem acompanhado, mas a parte administrativa é toda ela no conforto do lar! Falamos de um novo serviço que está a ganhar adeptos na área do mercado dos animais de estimação: passear cães durante o horário em que os donos não podem levá-los à rua. E se quiser ampliar o negócio e continuar a trabalhar em casa, pode hospedar animais durante os períodos em que os donos se ausentam.

29. Artesão

O seu talento para os trabalhos manuais – seja bijutaria ou artes decorativas – pode ajudá-lo a ganhar dinheiro a partir de casa. Se sabe usar a Internet para divulgar e vender os seus produtos, comece hoje mesmo a fazer cestas de vime, colares, pulseiras, malas, roupas, velas, sabonetes, estatuetas ou qualquer outro tipo de artesanato. Aproveite o facto de o mercado português estar recetivo a objetos personalizados e exclusivos para trabalhar em casa numa atividade prazerosa.

30. Confeção de doces e/ou salgados

Tem jeito para a cozinha? Os seus doces ou salgados são muito gabados? Não sobra um no prato? Hum… Então, de que está à espera para rentabilizar esse dom a trabalhar em casa? Rissóis, tortas, bolos, croquetes, quiches, queques… As receitas já você sabe, basta investir agora numa ou noutra máquina que facilite e acelere a produção das suas iguarias e começar a vender na sua zona de residência ou mesmo através da Internet. É muito fácil e eficaz divulgar este tipo de negócios para trabalhar em casa no Facebook, por exemplo, basta começar a fazer doces ou salgados para festas de amigos, tirar umas boas fotos, publicá-las e dizer que aceita encomendas… e depois é só ganhar dinheiro a partir de casa!

Acreditamos que já tenha tomado uma decisão, mas se não escolheu o seu negócio de entre uma das soluções propostas em cima, não desespere. Seguramente que encontrará outra forma de ganhar dinheiro a trabalhar em casa. As hipóteses terminam onde acabar a sua imaginação! Boa sorte!

Sobre Sofia Santos
Sofia Santos
Para ela escrever é dançar, rodopiar, suar, cansar, brilhar, aprender, rir e sonhar. Ir e voltar sem sair do lugar!

Licenciada, pós-graduada e mestre em Comunicação.

Certificada em Content Marketing e Inbound Marketing pela HubSpot Academy.

Lançou o projeto Conteúdo & Manteúdo - de produção profissional de conteúdos para web – com a missão de melhorar o posicionamento da informação dos negócios nos motores de pesquisa, atrair um público-alvo específico, aumentar o número de acessos e partilhas, fidelizar leitores, ampliar a visibilidade e autoridade das empresas e, claro, conquistar clientes e torná-los clientes fiéis!

No fundo o seu objetivo é redigir artigos que possam interessar e oferecer soluções para os problemas dos clientes… dos seus clientes!
Deixe um Comentário