Dicas Para Ter Sucesso No Primeiro Negócio

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Há pessoas que andam de montanha russa, saltam de paraquedas, viajam pelo mundo de mochila às costas… e depois há pessoas que querem conhecer as dicas para ter sucesso no primeiro negócio, porque – essas sim! – têm um verdadeiro espírito aventureiro e resolveram abrir uma empresa!

Uma ideia excecional, uma oportunidade ou mesmo a crise e o desemprego podem levá-lo a abrir uma empresa e, consequentemente, a querer ter êxito no primeiro negócio. De facto, se não for pensada e gerida eficazmente, a sua empresa pode sucumbir. E esta não é uma tarefa fácil. Como dissemos na abertura deste artigo, é coisa de aventureiros! Ele é concorrência, inflação, impostos, problemas com fornecedores, falta de mão de obra qualificada… Uff! O caminho para o sucesso de um negócio é árduo e cheio de altos e baixos, mas ainda assim… o caminho é para a frente! Se é isso que quer, analise bem as vantagens e desvantagens, prepare-se emocional e economicamente e, claro, leia as nossas dicas para ter êxito no primeiro negócio!

Leia também o nosso artigo: passo a passo para abrir uma empresa.

Dicas para ter êxito no primeiro negócio: a empresa

Elabore um plano de negócios

Apesar de estar ansioso por abrir atividade, antes de passar à ação deve elaborar um plano de negócios, ou seja, um documento com as principais características e objetivos do seu projeto de modo a possibilitar a resolução de eventuais problemas.
O plano de negócios deve ser simples, objetivo, realista e conciso e incluir um modelo financeiro sólido e bem fundamentado. Deve ainda expor o funcionamento do negócio e explicar quanto dinheiro vai ser preciso para arrancar, identificando os recursos necessários para o manter e garantir o seu futuro.
Não se precipite a escrever o plano de negócios. Concentre-se, foque-se na área de atuação da sua futura empresa e preste muita atenção às principais características do negócio, nomeadamente:

  • Pontos fortes e fracos.
  • Objetivos que quer alcançar a curto, médio e longo prazo.
  • Mercado onde se insere.
  • Receitas versus despesas.
  • Funcionários.
  • Estratégia de vendas.
  • Estratégia de marketing.

Faça pesquisa de mercado

Agora que está a elaborar o plano de negócios, aproveite para uma pesquisa de mercado, sim? Apesar de todos os negócios terem um certo grau de incerteza, para abrir uma empresa, é preciso conhecer profundamente a concorrência e o público-alvo dos produtos/serviços que vai oferecer. E para isso, tem de efetuar pesquisas de mercado. São os resultados destas pesquisas que o vão ajudar a perceber se tem consumidores desejosos de adquirir os seus produtos ou aderir aos seus serviços ou se, pelo contrário, não vai encontrar ninguém interessado no que tem para oferecer. Além disso, a pesquisa de mercado vai permitir-lhe perceber qual a estratégia dos concorrentes e observar os seus pontos fortes e fracos.

Crie produtos ou serviços diferenciados

Perceberá aquando da elaboração do plano de negócios que num mercado vasto e competitivo, é preciso desenvolver produtos ou serviços diferenciados, que ofereçam algum valor acrescido aos consumidores. Ou seja, se aquilo que vai vender (seja calçado, software ou serviços de turismo) não atender a uma necessidade de um público-alvo e não for economicamente viável, mas vale voltar à primeira dica e meditar sobre o assunto.

Tome nota de 25 ideias para criar uma pequena empresa.

Analise a viabilidade do negócio

Não há uma bola de cristal que lhe possa assegurar o sucesso de um negócio, mas há análises económicas que podem verificar a sua viabilidade. É importante usar alguns indicadores, particularmente os que remetem para a rentabilidade e lucro do projeto durante as principais etapas de um estudo de viabilidade: da recolha de informações ao cálculo dos custos, passando pela projeção de receitas. Todos estes itens – tanto dos custos variáveis como os fixos – são vitais para descobrir se o negócio é viável e se há uma alta taxa de rentabilidade e lucratividade… ou nem por isso.

Encontre os sócios mais adequados

Se precisa de sócios ou investidores, procure por pessoas que tenham o mesmo objetivo que você, capazes de entrar com capital, sim, mas também complementar ideias ou competências que não domina.

Organize as finanças

Em primeiro lugar, elabore com antecedência um fluxo de caixa e certifique-se que ele tem recursos suficientes para cobrir todas as despesas até que a empresa comece a funcionar. Depois, controle as finanças da sua empresa. Verifique qual o lucro que está a gerar, estipule um ordenado para si e para os outros colaboradores, se os houver, respeite datas de pagamento e evite retirar valores fora das datas pré-definidas, particularmente se forem para fazer face a compras desnecessárias.

Invista em áreas-chave

Identifique corretamente as áreas da empresa em que deve investir primeiro, como por exemplo Marketing e Recursos Humanos. A primeira está ligada à conquista de clientes e a segunda ao conjunto de funcionários que levarão o seu projeto a bom porto. Fatores decisivos para abrir uma empresa!

Dicas para ter êxito no primeiro negócio: o empreendedor

Dedicação

Dedique-se à sua primeira empresa de corpo e alma. A dedicação é uma das principais características dos empreendedores de sucesso e advém do facto de acreditarem nos seus negócios e terem paixão pelo que fazem.

Disciplina

Muitas vezes, a disciplina é mais importante que a inteligência porque é esta característica que leva os empresários a alcançar os melhores resultados. A disciplina faz com que se crie uma rotina, onde as atividades são desenvolvidas de acordo com o seu grau de dificuldade e importância – e dentro de horários específicos – e isso coloca qualquer negócio nos eixos.

Organização

Seja organizado, claro e objetivo. Mesmo naqueles dias em que há várias tarefas para fazer em simultâneo, é importante que mantenha a sua empresa o mais organizada possível, com métodos de trabalho e objetivos bem definidos. Quanto mais sistematizado for seu fluxo de produção e gestão, mais eficiente e produtiva será sua empresa.

Iniciativa

Um empreendedor nasce do espírito de iniciativa, e essa é uma das principais características pessoais de um empresário. Assuma as rédeas do seu negócio com determinação e diante de problemas, tome a iniciativa de procurar soluções!

Humildade

Já no final da lista de dicas para ter êxito no primeiro negócio, há que lhe recordar que o sucesso da sua empresa exige iniciativa, mas dispensa arrogância. A humildade, a capacidade de admitir que precisa de ajuda e de ouvir os outros, é meio caminho andado para o seu negócio prosperar.

Sobrevivência

E porque muitas empresas morrem antes de atingirem o primeiro ano de vida e desaceleram no segundo e no terceiro ano, tem de ser um sobrevivente para ultrapassar os obstáculos que surgirão pela frente. Ó se tem!

Hum… talvez não seja assim tão complicado ter êxito no primeiro negócio. Basta ter um bom produto ou serviço para vender e colocar estas dicas em prática. Bons negócios!
 
Se precisa de motivação extra, clique aqui e descubra os 10 livros sobre empreendorismo que todo o empresário deve ler!

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Artigos Relacionados

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Procura

ARTIGOS POPULARES

10 Etapas para criar um e-commerce e vender na maior loja do mundo!

Ter um computador com acesso à internet é fundamental, mas não basta para começar a vender na maior loja do mundo. Conheça as 10 etapas para criar um e-commerce, aqui!

Como abrir uma loja virtual em Portugal

Da legislação ao software de faturação, passando por uma série de especificações técnicas! Tudo o que precisa de saber para abrir uma loja virtual em Portugal!

12 Passos Para Abrir Uma Loja Online

Hoje em dia, esteja onde estiver e seja a que horas for, desde que tenha acesso à Internet, pode entrar numa loja online, colocar um produto no carrinho de compras, pagar e aguardar a entrega na comodidade do lar. Assim, motivos não lhe faltam para desejar abrir uma loja virtual.

Como Vender No Ebay Passo A Passo

Saiba como vender no ebay passo a passo Vender no eBay, na empresa de comércio eletrónico mais conhecida no mundo, é semelhante a vender

25 Ideias Para Criar Uma Pequena Empresa

Investimento reduzido + espírito empreendedor = negócio rentável Se tem interesse em abrir um negócio lucrativo mas pouco dinheiro para investir, não esmoreça.

Como Abrir Uma Loja Na Internet

Saiba como abrir uma loja na Internet. Vantagens e benefícios de uma loja na Internet. Além de ser uma solução fácil de implementar e gerir, uma loja online apresenta inúmeras vantagens

Como dominar um teste psicotécnico antes que ele o domine a si

Os testes psicotécnicos são uma ferramenta de seleção utilizada em todo o mundo em processos de recrutamento de candidatos para um trabalho, geralmente antes de ser realizada uma entrevista.

A Importância Da Comunicação

Tanto em família como em negócio, não dar importância à comunicação significa perder oportunidades de construção de um bom relacionamento.

Como Abrir Uma Empresa Online?

Para que seja mais fácil abrir uma empresa online e gerar um desenvolvimento económico, o Portal da Empresa desenvolveu ferramentas que permitem criar, de forma simples e segura, empresas online.

Como Criar Uma Empresa Da Forma Tradicional Passo A Passo

O método Tradicional de criação de uma empresa é o mais demoroso, pressupõe várias deslocações e uma atenção acrescida. Contudo, tem a vantagem do contacto pessoal e da facilidade de esclarecimento de dúvidas.

Conteúdo

Dicas Para Ter Sucesso No Primeiro Negócio

Usamos cookies para que o site funcione corretamente, personalizar conteúdo e anúncios e para analisar o nosso tráfego.
Consulte a nossa política de privacidade.