Novas Tendências De Web Design Para Sites

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Moda primavera/verão 2019: novas tendências de web design para sites

Gostava de melhorar a presença online da sua empresa? Ótimo! É só seguir as novas tendências de web design para aprimorar a apresentação dos seus produtos/serviços no ambiente digital, conquistar mais visitantes e, claro, aumentar as vendas. Mas avisamo-lo já que vai ter de sair da caixa! A moda primavera/verão 2019 dos sites, inclui roupas ousadas e acessórios dispendiosos.

Se está decidido a investir num site moderno e não se importa de o redesenhar a cada ano que passa, este artigo é para si. As novas tendências de web design poderão ser uma mais valia para atrair visitantes, encantar os clientes, diminuir a taxa de rejeição e aumentar as vendas. Mas antes prepare-se para sair dos padrões habituais e inovar. É que este ano, para ir ao encontro dos gostos e preferência dos visitantes e diferenciar-se da concorrência, tem de usar toda a sua criatividade!

Nenhuma tendência que possamos apresentar substitui as regras do web design – oferecer aos visitantes condições claras de navegabilidade, responsividade e interatividade – mas a verdade é que na Internet há uma necessidade de refresh constante a que nenhum site pode ficar imune. Preparado?

As sugestões que se seguem não são as mais fáceis nem as mais rápidas, mas asseguram resultados!

Ainda não iniciou a sua presença na Internet? Saiba como o fazer, clicando aqui.

1. Cores fortes e vibrantes

Coragem! Em 2019 a tendência é usar cores fortes e vibrantes. Porquê? Porque os utilizadores parecem agradados com o aspeto futurista e ousado dos sites que primam pela inovação e modernidade, usando cores atrativas, alternativas, fortes e – já agora – brilhantes. Amarelo, azul e coral, por exemplo. E a ideia é ligar essa audácia a técnicas visuais 3D com as transições das cores vivas de modo a destacar produtos ou serviços no site.

No entanto, deve procurar um equilíbrio entre cor e texto, para não confundir os visitantes. Quando o encontrar, as cores vão realçar detalhes sem sobrecarregar a área de visão e dar a ilusão de que existem elementos importantes vindos do fundo. o que leva a relações espaciais de distância e profundidade (muito em voga nos dias que correm, a propósito).

2. Layout transparente

Não leve esta dica à letra. Não queremos que o seu site seja uma espécie de homem invisível na Internet, o que sugerimos é que respeite as novas tendências de web design e seja constante e consistente, para evitar que os visitantes se sintam perdidos ou baralhados: use uma estrutura de navegação óbvia, organizado em grade, com espaços em branco para o conteúdo “respirar” e scroll infinito (quando a página atualiza as informações assim que chega ao fim, tal como o Facebook faz com o feed de notícias).

Saiba como ter um layout de fazer inveja.

3. Design com opções dinâmicas

Na hora de escolher ou renovar o design também deve levar em linha de conta as novas tendências de web design para sites que vamos enumerar de seguida:

Elementos flutuantes

Apesar de os elementos do seu site não poderem ganhar asas, sair do ecrã e viajarem em direção aos utilizadores, podem transmitir a sensação de movimento. Os elementos gráficos flutuantes estão em alta neste ano de 2019 porque dão a ideia de dinâmica e transmitem uma sensação de grande liberdade.

Formas orgânicas, oblíquas, fluídas, geométricas e assimétricas

“Ena tanta coisa!” Estará o leitor a pensar. E é verdade, mas calma que não tem de usar todos estes elementos nem tudo ao mesmo tempo. Contudo, e em primeiro lugar, deve despedir-se do ângulo reto de 90 graus e apostar em curvas em 2019. Não é uma estratégia amiga de sites responsivos, mas pode funcionar lindamente em equipamentos com ecrãs mais pequenos se aplicar a ideia com menor intensidade. Em segundo lugar, aposte em formas fluídas, geométricas e assimétricas, de preferência misturadas com cores fortes, porque são uma das novas tendências de web design para sites. E contra factos, não há argumentos.

Os desenhos orgânicos temáticos com linhas fluidas são os que melhor funcionam porque significam acessibilidade e conforto. Pelo fato de serem imperfeitos e assimétricos por natureza, ainda viabilizam profundidade a um site (muito em voga este ano, repetimos) e destacam os outros elementos da página.

Animação

Se até há pouco tempo era comedido na utilização de animações, visto que estas afetavam o carregamento da página, este ano mude de estratégia. Opte por incluir elementos animados no seu site, de modo a conferir movimento e interação, e tendo em conta que os sites modernos devem ter mais para oferecer do que imagens e textos estáticos. Porém, estes elementos animados que estamos a aconselhar deverão ser simples e subtis (transição suave para um botão ou efeito hover para uma seção, por exemplo) de modo a servir apenas como coadjuvantes para auxiliar os visitantes na compreensão de um produto ou para direcionar os seus olhares para uma promoção ou destaque na página em causa. O resultado é óbvio! Estes elementos ajudam na captação de leads e incentivam os utilizadores a permanecer, interagindo com a sua empresa. Ainda assim, não vá com demasiada sede ao pote porque a animação é fundamental nos tempos que correm, mas o excesso pode atrapalhar objetivos de conversão, levando os utilizadores a abandonarem o site.

Vídeos e gifs

As imagens estáticas já eram! Agora a tendência é usar gifs e vídeos que mostrem de forma rápida alguma coisa: como montar um produto ou executar determinada tarefa, por exemplo. Uma estratégia particularmente interessante em sites onde os utilizadores precisam de interagir com diferentes funções das páginas. E por falar em páginas, passe à próxima dica, por favor.

4. Transição dinâmica de páginas

A imaginação humana não tem limites, e já chegou, como deve ter percebido, à transição de páginas. Nada de ver um ecrã em branco nem que seja por um segundo! Há que incluir uma dinâmica diferente na mudança de páginas, inserindo efeitos visuais simples e tornando a experiência do visitante diferente, a tombar para o cativante.

5. Logotipos responsivos

Como sabe, a capacidade de um site ou de um elemento gráfico se adaptar a qualquer tamanho de ecrã (seja um desktop ou um smartphone) já é imperativa há anos. Algumas empresas parecem não ter dado conta disso, mas a sua vai dar um passo à frente da concorrência e colocar o logotipo responsivo, o que é o mesmo que dizer, ampliado ou reduzido, sem que haja a perda de qualidade, cortes ou alterações.

Aproveite para ler também o nosso artigo sobre como fazer um site responsivo.

6. Tipografia handmade

Por fim, o tipo de letra também contribui para a satisfação do visitante e uma das novas tendências de web design para sites, passa pela utilização de fontes handmade, mais artesanais, como se se estivesse a escrever à mão (desde que tenham uma boa leitura). Este estilo confere uma personalidade exclusiva ao seu site, quando usado estrategicamente em chamadas ou títulos em áreas próprias da diagramação. Porém (este é o ano dos excessos), tipografias mais extravagantes e artísticas também farão parte da coleção primavera/verão 2019, bem como a chamada tipografia grande que, como o nome indica, devido ao seu tamanho cumpre com eficiência um único, mas poderoso, objetivo: captar a atenção dos visitantes.

E agora que conhece algumas das principais tendências de web design para o seu site, reflita antes de começar a proceder a alterações: tal como outras tendências, também estas têm de ser adequadas à identidade da sua empresa para funcionarem bem. Na dúvida, não arrisque ou coloque o seu site na mão de especialistas porque… da cor à tipografia, há muito a fazer nesta primavera/verão para chegar ao site perfeito!

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Artigos Relacionados

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Procura

ARTIGOS POPULARES

10 Etapas para criar um e-commerce e vender na maior loja do mundo!

Ter um computador com acesso à internet é fundamental, mas não basta para começar a vender na maior loja do mundo. Conheça as 10 etapas para criar um e-commerce, aqui!

Como abrir uma loja virtual em Portugal

Da legislação ao software de faturação, passando por uma série de especificações técnicas! Tudo o que precisa de saber para abrir uma loja virtual em Portugal!

12 Passos Para Abrir Uma Loja Online

Hoje em dia, esteja onde estiver e seja a que horas for, desde que tenha acesso à Internet, pode entrar numa loja online, colocar um produto no carrinho de compras, pagar e aguardar a entrega na comodidade do lar. Assim, motivos não lhe faltam para desejar abrir uma loja virtual.

Como Vender No Ebay Passo A Passo

Saiba como vender no ebay passo a passo Vender no eBay, na empresa de comércio eletrónico mais conhecida no mundo, é semelhante a vender

25 Ideias Para Criar Uma Pequena Empresa

Investimento reduzido + espírito empreendedor = negócio rentável Se tem interesse em abrir um negócio lucrativo mas pouco dinheiro para investir, não esmoreça.

Como Abrir Uma Loja Na Internet

Saiba como abrir uma loja na Internet. Vantagens e benefícios de uma loja na Internet. Além de ser uma solução fácil de implementar e gerir, uma loja online apresenta inúmeras vantagens

Como dominar um teste psicotécnico antes que ele o domine a si

Os testes psicotécnicos são uma ferramenta de seleção utilizada em todo o mundo em processos de recrutamento de candidatos para um trabalho, geralmente antes de ser realizada uma entrevista.

A Importância Da Comunicação

Tanto em família como em negócio, não dar importância à comunicação significa perder oportunidades de construção de um bom relacionamento.

Como Abrir Uma Empresa Online?

Para que seja mais fácil abrir uma empresa online e gerar um desenvolvimento económico, o Portal da Empresa desenvolveu ferramentas que permitem criar, de forma simples e segura, empresas online.

Como Criar Uma Empresa Da Forma Tradicional Passo A Passo

O método Tradicional de criação de uma empresa é o mais demoroso, pressupõe várias deslocações e uma atenção acrescida. Contudo, tem a vantagem do contacto pessoal e da facilidade de esclarecimento de dúvidas.

Conteúdo

Novas Tendências De Web Design Para Sites

Usamos cookies para que o site funcione corretamente, personalizar conteúdo e anúncios e para analisar o nosso tráfego.
Consulte a nossa política de privacidade.