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Tendências de marketing digital

Descubra as tendências de marketing digital

O ano de 2020 foi a loucura! Por isso a sua empresa está ansiosa pela chegada de um novo ano e pela oportunidade de poder contrariar os maus resultados motivados pela pandemia. Felizmente não precisa de aguardar por janeiro para se começar a preparar… Pare tudo, porque neste artigo vamos falar das tendências de marketing digital!

Tendências de marketing digital

Antes de mais, o investimento em marketing digital não se põe em causa. É fundamental para qualquer tipo de empresa, de qualquer setor, que queira aumentar a visibilidade, notoriedade e carteira de clientes. Pelo que a questão é perceber quais as tendências de marketing digital de forma a poder acompanhar as mudanças mercadológicas, sociais e tecnológicas e destacar-se entre a concorrência.

SEO… sempre

No ano passado, no anterior e no outro antes desse, as estratégias SEO já eram uma tendência de marketing digital, sim, mas este ano o trabalho SEO vai ser ainda mais valorizado para aumentar tráfego orgânico qualificado (não pago) e reduzir o investimento em links patrocinados ou publicidade paga (que traz tráfego, mas nem sempre qualificado). Portanto, comece hoje mesmo a privilegiar a otimização SEO dos seus conteúdos para alcançar os primeiros lugares dos resultados de pesquisa do Google! E não se esqueça de investir também em velocidade e responsividade, outros fatores que revelam que o seu site oferece uma boa experiência de utilização e que por isso merece uma classificação mais alta por parte do algoritmo do Google.

SEO

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Google My Business… de uma vez por todas

A sua empresa tem um escritório ou loja física? Então, deve levar em linha de conta uma das grandes tendências de marketing digital: o Google My Business, uma ferramenta gratuita do Google que apresenta aos utilizadores, pequenos e médios negócios locais, com informações sobre a sua localização, horário de funcionamento, serviços, etc. E que apresenta às empresas, inúmeros recursos para atrair mais clientes! Mas atenção que não basta marcar presença no Google My Business, é necessário destacar-se da concorrência nas páginas de resposta do Google e Google Maps, e isso significa melhorar a sua otimização SEO para pesquisas “perto de mim”.

Remarketing… vira o disco e toca o mesmo

As estratégias de remarketing servem para convencer um utilizador (que esteve a ver o seu produto ou que abandonou um carinho de compras, por exemplo) a voltar ao seu site e comprar. Trata-se de, como o próprio nome indica, “fazer marketing outra vez”, ou seja, voltar a encetar um relacionamento com os visitantes do site ou loja online, que não concluíram uma determinada ação. Como? Através de anúncios (em sites, blogs, redes sociais e jornais online que estejam ligados à rede de display do Google) que vão surgir à frente dos utilizadores durante certo tempo, de forma a que não se consigam esquecer do produto/serviço que estiveram a ver. Ora, com esta estratégia de remarketing, que é uma das maiores tendências de marketing digital, consegue alavancar as vendas porque vai exibir anúncios a quem já mostrou interesse pelo seu produto ou serviço.

Lives… para contornar o isolamento social

As lives ou vídeos ao vivo em redes sociais estão na moda e a tendência é para merecerem as preferências de cada vez mais utilizadores e assumirem-se como uma das melhores formas de contacto entre uma empresa e o seu público. Inclusive numa época de distanciamento social onde eventos físicos são desaconselhados e as lives se estão a tornar vitais para muitos setores, como o do entretenimento que vê nos vídeos ao vivo uma nova forma de envolver os clientes. Mas atenção, com tantas lives emitidas, os utilizadores tornaram-se mais exigentes e por isso os vídeos da sua empresa devem exibir qualidade e relevância para o público-alvo.

Chatbots… para um atendimento automatizado

Seja porque quer responder às tendências de marketing digital, seja porque quer melhorar o relacionamento com o seu público ou facilitar as vendas, deve implementar um chatbot no seu site, a não ser que já possua um chat de atendimento online a funcionar 24 sobre 24 horas. E sabe porquê? Porque um robot que faz as vezes de colaborador da sua empresa, respondendo em tempo real aos clientes, pode parecer uma coisa de filme de ficção científica, mas não é! Pelo menos para as empresas que se querem relacionar com clientes de modo natural, através de sistemas complexos e inteligentes como chatbots, que geram leads, tornam o relacionamento entre empresa e cliente eficiente, melhoram a experiência de utilização de um site ou loja online… e – porque não dizê-lo? – ainda reduzem custos.

E-commerce + redes sociais… para vender mais

Se tem uma loja online não tem motivo para adiar mais a sua integração com as redes sociais, até porque em tempo de Covid-19, as redes sociais estão a vender mais do que nunca e a previsão para o futuro é de que as vendas online continuem a aumentar, por motivos óbvios. Logo, invista numa das maiores tendências de marketing digital, aproveite as mudanças recentes em redes sociais e use o perfil da sua empresa como canal de venda, usando, por exemplo e de forma simplificada, os catálogos de vendas no Facebook, Instagram e Pinterest.

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WhatsApp… agora sim

Há algum tempo que o WhatsApp se tornou um excelente aliado do marketing digital (ou não estivesse ele instalado na maioria dos smartphones), cada vez mais empresas vão marcar presença nesta rede social para atendimento ao cliente e também para fecho de mais negócios através do WhatsApp Business. Esta é sem dúvida uma das tendências de marketing digital de que não pode abrir mão!

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