Bem-vindo ao pme.pt

Apoio Digital para o Crescimento da Sua Empresa: Transforme a Sua Presença Online de Forma Fácil e Acessível

A Tecnologia Do Futuro No Mundo Automóvel

Quando juntamos os conceitos de tecnologia e automóvel é comum pensarmos automaticamente de forma futurista, sem parar um pouco para olhar ao nosso redor e chegar à conclusão de que se calhar já estamos bem perto de um futuro que há 100 anos era impensável.

Pensa-se que o primeiro precursor de toda a inovação automóvel tenha sido Karl Benz, que em 1886 registou a primeira patente para um veículo de passageiros com motor de combustão interna. A evolução não se fez esperar. Seguiram-se a invenção dos pneus em 1895, da caixa automática em 1904, dos “ailerons” traseiros em 1973, sendo que muitas mais foram as evoluções desenvolvidas na tecnologia automóvel, nos anos seguintes ao trabalho de Benz.

Apesar de nessa altura a evolução ter parecido muito rápida, na era atual (e que podemos designar como era digital), a taxa de inovação automóvel é ainda maior e mais galopante, assistindo-se hoje em dia, a uma rápida ornamentação de veículos com novas tecnologias para os tornar mais rápidos, seguros, económicos e interativos.

Ao falar da evolução histórica da tecnologia automóvel não podemos deixar de parte o papel de destaque que a centralina eletrónica desempenhou, pois ela foi a mãe de todas as tecnologias de assistência ao condutor. Introduzida na década de 1970, começou por servir para ajustar a mistura de ar e combustível necessária para o arranque do motor, e para dar energia ao carro ao longo da viagem. Todavia com a investigação e desenvolvimento levados a cabo, evoluiu de tal forma que atualmente permite o controlo de vários parâmetros do veículo, incluindo diferentes configurações de desempenho para o motor, controlo de tração, eficiência do combustível, e até mesmo a utilização dos auxiliares aerodinâmicos (como ailerons) ou permitir a ligação automática de luzes e limpa-para-brisas. Em resumo a centralina pode considerar-se como o cérebro do automóvel, cujo principal objetivo é reduzir o risco de erro humano ao volante. Afinal de contas, no que toca à segurança, nada melhor do que ter dois cérebros em vez de um.

A história evolutiva da tecnologia automóvel permitiu solidificar os alicerces que atualmente se constituem como know-how. Deste modo a pergunta mais interessante que nos pode surgir é: Como vão ser os automóveis do futuro, se os que encontramos hoje em dia, em versões recentes, já são tão futuristas?

O trabalho mental de pensar nesta resposta é frequentemente deixado nas mãos dos criativos das grandes empresas automóveis, que criam e conceptualizam o tipo de automóvel designado por “concept”. Este tipo de automóveis constituem-se como projetos únicos que permitem exibir a criatividade e capacidade tecnológica de um fabricante.

A verdade por detrás dos “concept” é que todos esperamos vê-los em exposição para ter um breve vislumbre das versões iniciais de tecnologia futurista, que os fabricantes desejam aperfeiçoar para utilização comercial, e que por isso implementam pela primeira vez neste tipo de carros sob a forma de teste.

Mas nem só de “concepts” vive o mundo automóvel. A necessidade de resolução de problemas, nomeadamente ambientais, sejam eles a diminuição rápida das reservas de combustíveis fósseis na terra, seja a sobrepovoação nas grandes cidades e consequente redução de espaço útil, também aguçou o engenho.

De momento encontrar alternativas automóveis o mais sustentáveis possível é um objetivo partilhado por todos os construtores, que vão palmilhando caminho, enquanto constroem e concebem carros híbridos e até veículos totalmente elétricos.

A legislação ambiental está dura e obriga a que os carros tenham cada vez menos emissões, para tentar tornar a terra mais “verde”, pelo que os veículos se têm de adaptar a uma nova vida na cidade do futuro.

Com vista a solucionar estas questões, a indústria automóvel tem permitido o aparecimento de pequenos modelos híbridos. Estes carros possuem características específicas e especialmente pensadas a fim de não prejudicarem o ambiente e melhorarem a mobilidade na cidade – são pequenos e compactos para poupar espaço, mas também possuem motores mais ecológicos, o que em termos de emissões de dióxido de carbono significa que os condutores não serão importunados pelas leis sobre emissões dentro das cidades e que em termos de consumos significa que utilizam menos combustível (devido à menor capacidade do motor), tornando a condução muito barata.
Em resumo, é notório que a tecnologia, seja ela automóvel ou não tem vindo a responder a muitas das solicitações da vida quotidiana, substituindo na maioria das vezes o homem que falha e que por consequência pode comprometer a sua segurança e a dos outros. Ela é precisa e é o cerne de toda a revolução a que se assiste no nosso quotidiano, configurando-se como nossa companhia, nossa segurança, e por vezes nossa vida. Ainda assim, para que não haja vida tecnológica que nos roube a vida real, é importante termos consciência de que podemos muitas vezes prescindir dela, até para bem da nossa atividade mental. Sim, porque com carros a estacionarem sozinhos, qual vai ser o cérebro que se dispõe a trabalhar para o estacionar mecanicamente? Pense nisso.

Newsletter

Fique por Dentro das Novidades, Subscreva a Nossa Newsletter! E o melhor de tudo? É gratuito! Basta inserir seu e-mail no campo abaixo e clicar em "Subscrever". É rápido, fácil e seguro.

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

MAIS ARTIGOS

Como Criar um Plano de Negócios

Um plano de negócios bem estruturado é fundamental para o sucesso de qualquer empresa. Ele serve como um mapa abrangente, orientando os empreendedores e proprietários de empresas em todas as etapas do processo.

Segredos do Search Engine Marketing

Neste artigo vamos explorar os fundamentos do Search Engine Marketing (SEM), as suas vertentes, tendências emergentes e a importância dos motores de busca no processo de tomada de decisão do consumidor.

A Evolução e Importância do SEO

A presença online sólida é fundamental para o sucesso de qualquer negócio, com bilhões de pesquisas realizadas diariamente nos motores de busca como o Google, otimizar a visibilidade e os rankings dos nossos websites tornou-se uma prioridade estratégica e de sobrevivência.

Como Criar um Website Profissional para a Sua Empresa

O mundo ligado à Internet exige que as empresas tenham uma presença online forte. Um website profissional é a pedra angular para estabelecer a sua identidade de marca, comunicar com os clientes e vender produtos e / ou serviços online.

Cibersegurança: 10 Medidas Recomendadas para PMEs

Como podem as pequenas e médias empresas garantir que os funcionários estão devidamente formados nos fundamentos da cibersegurança?

Ransomware: A Ameaça Ciberlucrativa

O que é o Ransomware? É um tipo malware insidioso que encripta os dados das vítimas, tornando-os inacessíveis até que um resgate seja pago.

Gestão e Resolução de Conflitos nas Pequenas e Médias Empresas

Os conflitos são inevitáveis em qualquer ambiente de trabalho, especialmente nas pequenas e médias empresas (PMEs), onde as interações pessoais são mais próximas e intensas.

Conduzir Reuniões de Sucesso

Neste artigo vamos tentar resumir as melhores práticas para conduzir reuniões produtivas e envolventes, desde o planeamento até ao follow-up.

Conteúdo
A Tecnologia Do Futuro No Mundo Automóvel
pme.pt Portal PME

Usamos cookies para que o site funcione corretamente, personalizar conteúdo e anúncios e para analisar o nosso tráfego.
Consulte a nossa política de privacidade.