Speed Networking – 5 Minutos Para Fazer Um Negócio

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Hoje em dia, os caminhos para fazer negócios são cada vez mais diversos e criativos. Por exemplo, uma das formas mais rápidas de ampliar a rede de contactos profissionais da sua empresa e potenciar novas oportunidades de negócio passa pela participação em ações de Speed Networking. Um conceito inovador que se baseia em encontros rápidos com parceiros diversos onde consegue apresentar a sua oferta e criar uma rede de contactos… em apenas 5 minutos!

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Como era de esperar o Speed Networking nasceu nos Estados Unidos com o objetivo de facilitar o estabelecimento de redes de contacto profissionais através de um aperfeiçoamento do tradicional evento de Networking. Hoje está espalhado um pouco por todo o mundo porque, enquanto um vulgar evento de networking permite que conheça potenciais parceiros de negócio, o Speed Networking acrescenta a tónica do quantos mais parceiros conhecer, melhor, e aumenta assim as possibilidades de identificar os contactos ideais para o seu negócio.

Regra geral, num Speed Networking consegue conhecer entre 12 a 18 profissionais, em pequenas reuniões individuais com uma duração de 5 minutos cada. Segundo a filosofia do Speed Networking, este é o tempo suficiente para se estabelecer um primeiro contacto profissional e se identificarem oportunidades de colaboração. E além destes contactos, consegue ainda estabelecer muitos outros no decorrer do evento que lhe servirão no futuro em ocasiões diversas.

Dizem os defensores do conceito que, num só evento, pode fazer mais contactos do que a maioria dos profissionais faz em 6 meses!

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Os especialistas na matéria estimam ainda que 15% do sucesso financeiro da sua empresa provém das suas competências e conhecimentos, sim, mas 85% vem da sua capacidade de se relacionar com os outros, gerando confiança e respeito.

O problema é que conforme a empresa cresce, aumenta o número de compromissos na sua agenda profissional e consequência disso acaba por desconsiderar ações de networking que lhe dariam inúmeras oportunidades de negócio. Nesse sentido, o Speed Networking apareceu como um conceito revolucionário onde todos os profissionais podem rentabilizar o seu tempo e o seu dinheiro. Quanto mais pessoas tiver a oportunidade de conhecer, mais relacionamentos profissionais pode iniciar. Perfeito.

Estes eventos contam com um ambiente informal e pró-ativo que permite trocar ideias, partilhar informações e experiências, desenvolver uma forte rede de contactos profissionais, dar e receber referências, estabelecer novas parcerias e alianças estratégicas, promover o seu negócio e descobrir novos clientes e fornecedores.

Como Participar Num Speed Networking

  1. Procure informação sobre empresas da sua zona que realizam ações de Speed Networking.
  2. Inscreva-se no evento de Speed Networking que mais lhe convém, de acordo com a sua disponibilidade e faça-o com a devida antecedência.
  3. Pague o valor correspondente ao evento no qual deseja participar.
  4. No dia e hora marcada para o início do evento, após a confirmação dos seus dados, receba um identificador pessoal, uma caneta e uma folha para anotações.
  5. Os primeiros 30 minutos do evento são normalmente preenchidos por um período de networking livre onde é realizada uma dinâmica de interação ou onde se conta com a presença de um orador convidado que durante uns minutos apresenta um tema de interesse para empreendedores. Nesta altura poderá receber também uma pasta com informação sobre lista de participantes
  6. Antes de se dar início às reuniões de Speed Networking, é feito um briefing que explica todos os procedimentos.
  7. Começam os encontros de 5 minutos.
  8. No decorrer dos encontros, um grupo previamente estabelecido permanecerá sempre sentado nas mesmas mesas, enquanto que os participantes do outro grupo mudam de mesa a cada sinal sonoro que ocorre de 5 em 5 minutos.
  9. Durante cada encontro, os profissionais que se encontram frente-a-frente terão a oportunidade de se sentar, apresentar, de falar do seu negócio ou atividade profissional, de trocarem contactos e identificarem oportunidades.
  10. O final de cada encontro de 5 minutos é assinalado por um aviso sonoro, altura em que se processarem as trocas de lugares. Estão esgotados os seus cinco minutos para identificar (ou não) a oportunidade de negócio.
  11. Depois de terminado o Speed Networking, pode ainda aproveitar para ficar no espaço onde decorreram as reuniões e fazer novos contactos, continuar algumas conversas entretanto interrompidas, marcar reuniões, etc.

E agora inscreva-se num evento Speed Networking e perceba por si por que é que eles têm registado um aumento constante.

Inclusive, a maioria dos participantes manifesta interesse em participar em futuras edições (com a garantia de que não repetem os contactos), porque acaba sempre por fazer contactos dos quais perspetiva algum negócio, parceria ou colaboração. Os resultados podem não ser imediatos, mas acabam por surgir. Experimente!

Sobre Sofia Santos
Sofia Santos
Licenciada, pós-graduada e mestre em Comunicação, exerce atualmente a atividade de Técnica de Marketing na PC.Clinic. Adora as estratégias online para difusão de marcas, produtos e serviços de empresas mas gosta mais ainda de as usar para ir ao encontro dos desejos e necessidades dos consumidores mais exigentes. Pelo meio não consegue largar a produção de conteúdos de qualquer género e em qualquer tipo de suporte. Para ela escrever é dançar com as letras. É brilhar, rodopiar, suar, cansar, aprender, rir e sonhar. Ir e voltar sem sair do lugar.
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