Quem é Greta Thunberg?

Greta Thunberg

Quem é Greta Thunberg? Tudo sobre a jovem ativista que convenceu meio mundo a agir contra o aquecimento global/h2>

Tem 17 anos acabados de fazer, mas já ganhou inúmeros prémios, foi indicada para o Nobel da Paz e eleita personalidade de 2019 pela revista Time. A ativista com síndrome de Asperger, Greta Thunberg, que encetou uma série de greves estudantis no combate às alterações climáticas, é uma das vozes mais conhecidas na defesa do ambiente. Adorada por uns, criticada por outros… Gostava de conhecê-la melhor, antes de emitir a sua opinião?

“Em greve escolar pelo clima”, assim se podia ler no cartaz que Greta Thunberg mostrou frente ao Parlamento da Suécia em agosto de 2018, quando ganhou a atenção dos media e se tornou numa referência na luta pela defesa do meio ambiente. Um movimento que acabou numa mobilização global de jovens estudantes (Fridays for Future) com protestos em vários países. A partir dai, Greta Thunberg continuou a inspirar pessoas um pouco por todo o mundo e a chamar a atenção dos políticos para a necessidade de tomarem medidas em defesa do planeta, nomeadamente em relação à emissão de gases que causam o efeito de estufa. É verdade que alguns políticos, como Donald Trump, consideram o discurso da jovem ativista sueca apocalítico, mas isso não a impede de continuar a exigir aos governantes medidas concretas em defesa do planeta. Foi o que fez na cimeira da ONU em Nova Iorque, para onde se deslocou de veleiro em vez de avião, de modo a contribuir ela própria para a redução de emissões poluentes. Naturalmente que a viagem de barco também não foi um exemplo ecológico, mas ainda assim Greta mereceu a admiração de muitas pessoas, inclusive portuguesas, até porque passou por Lisboa! A caminho para Madrid para discursar na Cimeira das Nações Unidas sobre as Alterações Climáticas, COP25, a jovem esteve um par de dias em Lisboa, onde foi recebida calorosamente por milhares de pessoas, incluindo ativistas portuguesas da greve climática estudantil, o presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Fernando Medina, e o presidente da Comissão Parlamentar de Ambiente, José Maria Cardoso.

Mas… quem é Greta Thunberg?

Greta Ernman Thunberg é uma jovem sueca de 17 anos, nascida em Estocolmo no dia 3 de janeiro de 2003, filha do ator Svante Thunberg e da cantora de ópera Malena Ernman. Greta ficou conhecida mundialmente ao encetar um movimento internacional de estudantes em 2018, pedindo aos governantes, medidas para combater as mudanças climáticas, mas tinha apenas 8 anos quando entrou em depressão por ouvir falar, numa aula, das consequências das mudanças climáticas e do aquecimento global. Contudo, só aos 15 se tornou numa das maiores e mais influentes defensoras do meio ambiente e também um fenómeno social com capacidade de influenciar jovens em todo o mundo e um número astronómico de seguidores nas redes sociais (mais de seis milhões só no Facebook) e de resultados de pesquisa no Google.

Mas Greta Thunberg não é só ativista, é também uma jovem estudante com síndrome de Asperger, uma perturbação do espetro do autismo que afeta a sua capacidade de comunicar e de se relacionar. Mas, apesar de reconhecer algumas dificuldades, não se sente diminuída com as suas perturbações. Ao invés, diz que “ser diferente é um superpoder”.

Clique aqui para ler uma reflexão sobre a biodiversidade e as alterações climáticas.

Acarinhada por uns, criticada por outros

Acarinhada pelos ativistas e pela população em geral, Greta Thunberg também é alvo de críticas: considerada uma menina mimada que usufrui de todo o conforto que o capitalismo proporciona e que ainda assim se vitimiza e reclama com as autoridades, exigindo que os adultos façam alguma coisa pelo planeta, sem dar resoluções concretas e muitas vezes sem levar em linha de conta que uma solução à escala global sobre emissões de carbono, por exemplo, não pode ser implementada de um dia para o outro, porque tem implicações nefastas e imediatas em diversas áreas, como saúde, alimentação e transportes.

Fanática ou não de uma causa ideológica, a verdade é que Greta Thunberg gritou no seu famoso discurso na ONU: “Estamos no começo de uma extinção em massa. Como vocês ousam?” acendendo a paixão das novas gerações, mas enfurecendo alguns políticos que bem preferiam que a adolescente continuasse a ser isso mesmo: uma adolescente, em vez de uma ativista pessimista e um pouco exagerada. Também no Fórum Económico de Davos, Greta diz que “a nossa casa está em chamas” e “quero que vocês entrem em pânico e sintam o que eu sinto todos os dias”. E o seu desejo, aparentemente tornou-se realidade, pois muitas vozes jovens se têm juntado à dela para criticar a passividade dos líderes internacionais.

Neste momento Greta Thunberg já ganhou assento nas assembleias e encontros globais sobre o clima, um pouco por tudo o mundo, pelo que se esperam mais discursos incisivos sobre o ambiente a criticar as ações dos líderes internacionais que não dão ouvidos aos cientistas.

Esteja fascinado com Greta Thunberg e subjugado ao seu discurso, indiferente com tanto mediatismo ou mesmo em oposição a uma postura tão utópica, tem de concordar que a jovem ativista está a dar um abanão a muita gente e a instigar a defesa do meio ambiente. Essa é que é essa!

Leia também o nosso artigo “Tudo o que o ambiente tem (de) direito”.

Sobre Sofia Santos
Sofia Santos
Para ela escrever é dançar, rodopiar, suar, cansar, brilhar, aprender, rir e sonhar. Ir e voltar sem sair do lugar!

Licenciada, pós-graduada e mestre em Comunicação.

Certificada em Content Marketing e Inbound Marketing pela HubSpot Academy.

Lançou o projeto Conteúdo & Manteúdo - de produção profissional de conteúdos para web – com a missão de melhorar o posicionamento da informação dos negócios nos motores de pesquisa, atrair um público-alvo específico, aumentar o número de acessos e partilhas, fidelizar leitores, ampliar a visibilidade e autoridade das empresas e, claro, conquistar clientes e torná-los clientes fiéis!

No fundo o seu objetivo é redigir artigos que possam interessar e oferecer soluções para os problemas dos clientes… dos seus clientes!
Deixe um Comentário