Quem é Greta Thunberg?

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Quem é Greta Thunberg? Tudo sobre a jovem ativista que convenceu meio mundo a agir contra o aquecimento global

Tem 17 anos acabados de fazer, mas já ganhou inúmeros prémios, foi indicada para o Nobel da Paz e eleita personalidade de 2019 pela revista Time. A ativista com síndrome de Asperger, Greta Thunberg, que encetou uma série de greves estudantis no combate às alterações climáticas, é uma das vozes mais conhecidas na defesa do ambiente. Adorada por uns, criticada por outros… Gostava de conhecê-la melhor, antes de emitir a sua opinião?

“Em greve escolar pelo clima”, assim se podia ler no cartaz que Greta Thunberg mostrou frente ao Parlamento da Suécia em agosto de 2018, quando ganhou a atenção dos media e se tornou numa referência na luta pela defesa do meio ambiente. Um movimento que acabou numa mobilização global de jovens estudantes (Fridays for Future) com protestos em vários países. A partir dai, Greta Thunberg continuou a inspirar pessoas um pouco por todo o mundo e a chamar a atenção dos políticos para a necessidade de tomarem medidas em defesa do planeta, nomeadamente em relação à emissão de gases que causam o efeito de estufa. É verdade que alguns políticos, como Donald Trump, consideram o discurso da jovem ativista sueca apocalítico, mas isso não a impede de continuar a exigir aos governantes medidas concretas em defesa do planeta. Foi o que fez na cimeira da ONU em Nova Iorque, para onde se deslocou de veleiro em vez de avião, de modo a contribuir ela própria para a redução de emissões poluentes. Naturalmente que a viagem de barco também não foi um exemplo ecológico, mas ainda assim Greta mereceu a admiração de muitas pessoas, inclusive portuguesas, até porque passou por Lisboa! A caminho para Madrid para discursar na Cimeira das Nações Unidas sobre as Alterações Climáticas, COP25, a jovem esteve um par de dias em Lisboa, onde foi recebida calorosamente por milhares de pessoas, incluindo ativistas portuguesas da greve climática estudantil, o presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Fernando Medina, e o presidente da Comissão Parlamentar de Ambiente, José Maria Cardoso.

Mas… quem é Greta Thunberg?

Greta Ernman Thunberg é uma jovem sueca de 17 anos, nascida em Estocolmo no dia 3 de janeiro de 2003, filha do ator Svante Thunberg e da cantora de ópera Malena Ernman. Greta ficou conhecida mundialmente ao encetar um movimento internacional de estudantes em 2018, pedindo aos governantes, medidas para combater as mudanças climáticas, mas tinha apenas 8 anos quando entrou em depressão por ouvir falar, numa aula, das consequências das mudanças climáticas e do aquecimento global. Contudo, só aos 15 se tornou numa das maiores e mais influentes defensoras do meio ambiente e também um fenómeno social com capacidade de influenciar jovens em todo o mundo e um número astronómico de seguidores nas redes sociais (mais de seis milhões só no Facebook) e de resultados de pesquisa no Google.

Mas Greta Thunberg não é só ativista, é também uma jovem estudante com síndrome de Asperger, uma perturbação do espetro do autismo que afeta a sua capacidade de comunicar e de se relacionar. Mas, apesar de reconhecer algumas dificuldades, não se sente diminuída com as suas perturbações. Ao invés, diz que “ser diferente é um superpoder”.

Clique aqui para ler uma reflexão sobre a biodiversidade e as alterações climáticas.

Acarinhada por uns, criticada por outros

Acarinhada pelos ativistas e pela população em geral, Greta Thunberg também é alvo de críticas: considerada uma menina mimada que usufrui de todo o conforto que o capitalismo proporciona e que ainda assim se vitimiza e reclama com as autoridades, exigindo que os adultos façam alguma coisa pelo planeta, sem dar resoluções concretas e muitas vezes sem levar em linha de conta que uma solução à escala global sobre emissões de carbono, por exemplo, não pode ser implementada de um dia para o outro, porque tem implicações nefastas e imediatas em diversas áreas, como saúde, alimentação e transportes.

Fanática ou não de uma causa ideológica, a verdade é que Greta Thunberg gritou no seu famoso discurso na ONU: “Estamos no começo de uma extinção em massa. Como vocês ousam?” acendendo a paixão das novas gerações, mas enfurecendo alguns políticos que bem preferiam que a adolescente continuasse a ser isso mesmo: uma adolescente, em vez de uma ativista pessimista e um pouco exagerada. Também no Fórum Económico de Davos, Greta diz que “a nossa casa está em chamas” e “quero que vocês entrem em pânico e sintam o que eu sinto todos os dias”. E o seu desejo, aparentemente tornou-se realidade, pois muitas vozes jovens se têm juntado à dela para criticar a passividade dos líderes internacionais.

Neste momento Greta Thunberg já ganhou assento nas assembleias e encontros globais sobre o clima, um pouco por tudo o mundo, pelo que se esperam mais discursos incisivos sobre o ambiente a criticar as ações dos líderes internacionais que não dão ouvidos aos cientistas.

Esteja fascinado com Greta Thunberg e subjugado ao seu discurso, indiferente com tanto mediatismo ou mesmo em oposição a uma postura tão utópica, tem de concordar que a jovem ativista está a dar um abanão a muita gente e a instigar a defesa do meio ambiente. Essa é que é essa!

Leia também o nosso artigo “Tudo o que o ambiente tem (de) direito”.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Artigos Relacionados

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Procura

ARTIGOS POPULARES

10 Etapas para criar um e-commerce e vender na maior loja do mundo!

Ter um computador com acesso à internet é fundamental, mas não basta para começar a vender na maior loja do mundo. Conheça as 10 etapas para criar um e-commerce, aqui!

Como abrir uma loja virtual em Portugal

Da legislação ao software de faturação, passando por uma série de especificações técnicas! Tudo o que precisa de saber para abrir uma loja virtual em Portugal!

12 Passos Para Abrir Uma Loja Online

Hoje em dia, esteja onde estiver e seja a que horas for, desde que tenha acesso à Internet, pode entrar numa loja online, colocar um produto no carrinho de compras, pagar e aguardar a entrega na comodidade do lar. Assim, motivos não lhe faltam para desejar abrir uma loja virtual.

Como Vender No Ebay Passo A Passo

Saiba como vender no ebay passo a passo Vender no eBay, na empresa de comércio eletrónico mais conhecida no mundo, é semelhante a vender

25 Ideias Para Criar Uma Pequena Empresa

Investimento reduzido + espírito empreendedor = negócio rentável Se tem interesse em abrir um negócio lucrativo mas pouco dinheiro para investir, não esmoreça.

Como Abrir Uma Loja Na Internet

Saiba como abrir uma loja na Internet. Vantagens e benefícios de uma loja na Internet. Além de ser uma solução fácil de implementar e gerir, uma loja online apresenta inúmeras vantagens

Como dominar um teste psicotécnico antes que ele o domine a si

Os testes psicotécnicos são uma ferramenta de seleção utilizada em todo o mundo em processos de recrutamento de candidatos para um trabalho, geralmente antes de ser realizada uma entrevista.

A Importância Da Comunicação

Tanto em família como em negócio, não dar importância à comunicação significa perder oportunidades de construção de um bom relacionamento.

Como Abrir Uma Empresa Online?

Para que seja mais fácil abrir uma empresa online e gerar um desenvolvimento económico, o Portal da Empresa desenvolveu ferramentas que permitem criar, de forma simples e segura, empresas online.

Como Criar Uma Empresa Da Forma Tradicional Passo A Passo

O método Tradicional de criação de uma empresa é o mais demoroso, pressupõe várias deslocações e uma atenção acrescida. Contudo, tem a vantagem do contacto pessoal e da facilidade de esclarecimento de dúvidas.

Conteúdo

Quem é Greta Thunberg?

Usamos cookies para que o site funcione corretamente, personalizar conteúdo e anúncios e para analisar o nosso tráfego.
Consulte a nossa política de privacidade.