Qualidade de Vida no Trabalho – Parte 2

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Como passamos mais da metade de nossas vidas trabalhando, seja como crescimento profissional, seja como forma de sobreviver, não podemos ignorar que o trabalho faz parte da vida da maioria das pessoas neste planeta. E nada mais justo que procurar formas de fazer o nosso trabalho diário com qualidade de vida e satisfação.

Portanto, continuando nosso artigo da semana passada, Qualidade de Vida no Trabalho – Parte 1, iremos abordar novas dicas para contribuir com uma melhora na qualidade de vida no trabalho.

6º – Salário Percebido – Existe uma diferença entre satisfação salarial e justiça salarial. Justiça salarial é pagar um salário digno e compatível com a tarefa executada pelo funcionário. Já a satisfação salarial é a percepção do funcionário em relação ao salário recebido. Um colaborador pode receber um salário justo e não estar satisfeito, como também pode não estar recebendo um salário compatível, mas estar satisfeito com seu ordenado mensal.

Esta diferença refere-se à percepção daquele que recebe o salário. Ter conhecimento do valor justo a ser pago por uma função exercida é fundamental para criar consciência no funcionário do seu valor na empresa. Estar satisfeito com o que se ganha é saber que recebe-se um valor justo pelo seu trabalho aliado a metas pessoais e profissionais de curto a longo prazo bem estabelecidas. Unindo-se estes 2 fatores, teremos um colaborador que sabe o seu valor na empresa e possui uma estratégia de crescimento pessoal e profissional com base em sua atual situação.

7º – Tomada de Decisão – Possuir liberdade e responsabilidade para decidir é um fator essencial para a qualidade de vida no trabalho. Não trata-se apenas de flexibilidade de horários e tarefas, como abordamos no primeiro artigo. Possuir liberdade para escolher uma forma de executar uma tarefa e assumir a responsabilidade sobre essa decisão é o que separa, em muitos casos, um funcionário satisfeito de um insatisfeito.

Ter liberdade para comprar um equipamento ao invés de outro, para montar sua própria equipe e até mesmo para contratar e dispensar pessoas em sua equipe, podem fazer toda a diferença no dia a dia de um gerente ou encarregado. No entanto, é importante que o funcionário assuma a responsabilidade sob cada tomada de decisão feita na empresa. Este tipo de maturidade é imprescindível para um funcionário que almeja ser mais livre no seu trabalho.

qualidade de vida no trabalho

8º – Respeite e Exija Respeito – O profissional respeitado, tanto por superiores como por inferiores na hierarquia da empresa, terá mais satisfação e qualidade no trabalho. Se você é um empregador, coíba de todas as formas, situações desmoralizantes e condições injustas de trabalho. Se você é um empregado, cultive a cultura do respeito mútuo entre seus colegas de trabalho. A máxima: Não faça ao outro o que não gostaria que fizesse com você deve ser levada muito a sério no ambiente de trabalho.

A falta de respeito, além de minar o ambiente de trabalho com um clima desgastante e desmotivante, também prejudica a produtividade.

9º – Valorize-se e Cresça – Assim como dissemos no 6º item deste artigo, além de saber o valor financeiro de seu trabalho, é importante saber também da importância do seu papel na organização. Não deixe que outra pessoa te diminua em relação ao seu papel na empresa. Saiba a importância do seu trabalho e mantenha sua autoestima elevada.

Buscar o crescimento profissional, seja por meio de cursos ou treinamentos, é uma ótima forma de se valorizar e crescer dentro da empresa. Profissionais que investem em conhecimento são muito bem vistos pelos empregadores, pois Além de manter-se atualizado, os cursos e treinamentos oferecem também uma excelente oportunidade de networking fora do trabalho e a possibilidade de melhorar a forma como executa-se uma tarefa, com base nas experiências compartilhadas durante os cursos.

10ª – Não Exceda as Expectativas – Somos seres humanos e, como tais, possuímos nossas limitações físicas e mentais. Não crie para um colega, ou mesmo para si, expectativas que não podem ou que dificilmente serão cumpridas. A frustração por não corresponder a uma expectativa pode desgastar a autoestima de um profissional de forma irreparável.

É saudável ter metas e expectativas reais e bem embasadas em uma empresa. Portanto, não exija demais de si mesmo ou de seus colegas. Uma meta baixa demais ou alta demais pode gerar desmotivação e baixa produtividade na sua equipe. Saiba a medida certa para cada expectativa criada e para cada tipo de pessoa. O prazer de corresponder a uma expectativa e bater uma meta é imprescindível para um funcionário satisfeito com seu trabalho.

Ter qualidade de vida no trabalho não é uma tarefa fácil e nem simples. Requer diversos fatores, além dos que foram citados neste artigo e no anterior. Além disso é uma percepção muito particular e individual de cada profissional. Mas isso não será motivo para deixar de incentivar na sua equipe e na sua empresa, bons hábitos para se ter uma ótima qualidade de vida no trabalho.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Artigos Relacionados

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Procura

ARTIGOS POPULARES

10 Etapas para criar um e-commerce e vender na maior loja do mundo!

Ter um computador com acesso à internet é fundamental, mas não basta para começar a vender na maior loja do mundo. Conheça as 10 etapas para criar um e-commerce, aqui!

Como abrir uma loja virtual em Portugal

Da legislação ao software de faturação, passando por uma série de especificações técnicas! Tudo o que precisa de saber para abrir uma loja virtual em Portugal!

12 Passos Para Abrir Uma Loja Online

Hoje em dia, esteja onde estiver e seja a que horas for, desde que tenha acesso à Internet, pode entrar numa loja online, colocar um produto no carrinho de compras, pagar e aguardar a entrega na comodidade do lar. Assim, motivos não lhe faltam para desejar abrir uma loja virtual.

Como Vender No Ebay Passo A Passo

Saiba como vender no ebay passo a passo Vender no eBay, na empresa de comércio eletrónico mais conhecida no mundo, é semelhante a vender

25 Ideias Para Criar Uma Pequena Empresa

Investimento reduzido + espírito empreendedor = negócio rentável Se tem interesse em abrir um negócio lucrativo mas pouco dinheiro para investir, não esmoreça.

Como Abrir Uma Loja Na Internet

Saiba como abrir uma loja na Internet. Vantagens e benefícios de uma loja na Internet. Além de ser uma solução fácil de implementar e gerir, uma loja online apresenta inúmeras vantagens

Como dominar um teste psicotécnico antes que ele o domine a si

Os testes psicotécnicos são uma ferramenta de seleção utilizada em todo o mundo em processos de recrutamento de candidatos para um trabalho, geralmente antes de ser realizada uma entrevista.

A Importância Da Comunicação

Tanto em família como em negócio, não dar importância à comunicação significa perder oportunidades de construção de um bom relacionamento.

Como Abrir Uma Empresa Online?

Para que seja mais fácil abrir uma empresa online e gerar um desenvolvimento económico, o Portal da Empresa desenvolveu ferramentas que permitem criar, de forma simples e segura, empresas online.

Como Criar Uma Empresa Da Forma Tradicional Passo A Passo

O método Tradicional de criação de uma empresa é o mais demoroso, pressupõe várias deslocações e uma atenção acrescida. Contudo, tem a vantagem do contacto pessoal e da facilidade de esclarecimento de dúvidas.

Conteúdo

Qualidade de Vida no Trabalho – Parte 2

Usamos cookies para que o site funcione corretamente, personalizar conteúdo e anúncios e para analisar o nosso tráfego.
Consulte a nossa política de privacidade.