Promova O Team Building Na Empresa

grupo

Nada como quebrar o gelo entre os colaboradores da sua empresa numa atividade divertida que – ainda por cima – consegue aumentar a produtividade.

Se está de acordo atreva-se a inovar com ações de Team Building na empresa. O leque de oferta é generoso e garante a construção de processos de trabalho integrados, aprofundamento das relações sociais e conhecimento das qualidades e defeitos de cada um. Tudo num ambiente informal e descontraído que trata por “tu” a diversão e o companheirismo!

grupo

Quantas pessoas não trabalham na mesma empresa, não se reúnem na mesma sala anos a fio, lado a lado até, e mal se conhecem? Uma disfuncionalidade que é revelada quando postas em conjunto perante desafios que requerem interação. Hoje em dia a rotina de trabalho habitual não é suficiente para assegurar o sucesso de um negócio, é necessário que se construam também processos de trabalho articulados e integrados com base no aprofundamento das relações sociais entre os funcionários, de reconhecimento das virtudes e defeitos de cada um. E este objetivo é mais facilmente alcançado numa atividade lúdica e informal de Team Building fora do local de trabalho.

team building

É por isso que para transmitir de uma forma lúdica e dinâmica os valores da empresa a funcionários, parceiros, clientes e/ou fornecedores as instituições estão cada vez mais a recorrer a ações deste género.

As atividades de Team Buiding atuam ao nível dos comportamentos das pessoas e fomentam o espírito de equipa porque são pensadas e organizadas para melhorar a eficácia dos grupos de trabalho, nomeadamente através do fortalecimento da coesão e do conhecimento entre todos os seus elementos.

Muitas destas ações concentram-se no entusiasmo e autoconhecimento dos colaboradores de uma empresa e permitem-lhes manifestar qualidades até então nunca demonstradas no seu desempenho profissional.

Os eventos preparados pelas empresas de Team Building procuram criar situações desafiantes e simultaneamente divertidas, com programas relacionados com a realidade dos participantes, que incluem mais adrenalina ou mais estratégia, dependendo das competências que se pretendam desenvolver.

Para serem eficazes, as atividades de Team Building devem ter um forte conteúdo emocional aliado a uma componente pedagógica e profissional. Só assim se tornam em experiências fantásticas que ajudam a descontrair e divertir, ao mesmo tempo que fomentam o espírito de equipa e consequentemente melhoram o desempenho dos grupos de trabalho.

Estes eventos podem ir de simples exercícios até simulações mais complexas que podem inclusive durar vários dias. O importante é garantir aos participantes uma mistura de desafio, diversão, adrenalina e estratégia. Pode ser um Rafting, Todo o Terreno, Canoaraft, Canoagem, Slide, Rapel, Escalada, BTT, Arborismo, Canyoning, Jogos de Estratégia como Paintball, Orientação, Tiro com Arco, entre muitas outras experiências, por vezes combinadas em multiactividades.
Independentemente da sua escolha, se vai investir numa destas ações, deve atender às condições de um Team Building bem sucedido.

Como garantir um Team Building bem sucedido?

1. Mais do que divertimento

É importamte que os participantes se distraiam, sim, mas os conteúdos relacionados com a realidade dos participantes não podem ser negligenciados nas ações de Team Building.

2. Mais do que amadorismo

Só com especialistas no assunto se consegue retirar de uma dinamica de grupo, lições práticas e úteis que vão maximizam a aprendizagem dos participantes e a sua atitude em contexto de trabalho.

3. Mais do que uma tarde bem passada

As novas atitudes adquiridas nas actividades nem sempre são fáceis de transpor para a realidade profissional e por isso é necessário apoio especializado. Só depois de apoiadas, controladas e premiadas, é que estas atitudes são interiorizadas pelos participantes. De nada serve levar os seus colaboradores para a rua numa bela tarde de sol apenas para se divertirem e regressarem ao trabalho sem objetivos e ideias inovadoras.

Se atender a estas três dicas, no final do evento os participantes ficam a conhecer-se bem melhor, o trabalho em equipa é otimizado e é desenvolvido um elevado nível de motivação nos membros do grupo, ajudando-os a melhorar as suas competências interpessoais e aumentando a sua capacidade de resolução de problemas que surjam no contexto laboral, como falta de produtividade, falta de iniciativa, hostilidade, etc.

Ideias para eventos

Se está convencido da necessidade do Team Building na sua instituição mas não sabe como nem por onde começar, sugerimos que contacte uma empresa especializada no assunto e escolha uma atividade realizada em formato outdoor, ao ar livre, pois sem as restrições de um ambiente de trabalho e de preferência num ambiente aberto e espaçoso, consegue que o seu grupo desenvolva o nível de motivação e resolução de diversos problemas pretendido.

Nesse sentido, deixamos aqui algumas ideias para eventos de Team Building.

Caça ao Tesouro

Não são só as crianças que gostam da tradicional caça ao tesouro. Este jogo pode aliciar os adultos se transportado para o universo corporativo. Os participantes são divididos em equipas que terão como objetivo encontrar um tesouro e para isso têm de decifrar pistas e enigmas, orientar-se por mapas e cartas topográficas e utilizar diversas ferramentas. Apesar de ser uma atividade descontraída, implica um alto grau de comprometimento e exige um excelente trabalho de equipa. A interajuda, harmonia, reunião de interesses, capacidade de ouvir e empreender um raciocínio lógico coletivo, vão valorizar competências necessárias no ambiente de trabalho.

Rafting, canoagem ou BTT

Eis alguns dos verdadeiros desafios que põem à prova a destreza física dos participantes e simultaneamente trabalham a cooperação e apostam na sinergia da equipa.

Paintball

É um jogo orientado para o trabalho em equipa que exige uma estratégia bem planeada para atingir o sucesso. Os grupos são divididos em equipas que têm de completar uma série de tarefas enquanto tentam travar o progresso dos opositores, atingindo-os com pistolas de ar comprimido que atiram bolas de tinta colorida e, ao mesmo tempo, evitando serem atingidos.

Existe ainda uma alternativa ao Paintball tradicional designada de Paintball Laser, em que cada jogador está equipado com sensores e um equipamento que dispara feixes invisíveis de infravermelhos que atingem os sensores dos adversários. Esta atividade pode ser praticada por qualquer pessoa em praticamente qualquer local porque não são disparados projéteis.

Team Building Gastronómico

Para quem gosta e não gosta de cozinhar. Este evento permite que os funcionários de uma empresa cozinhem em conjunto os mais famosos pratos portugueses. Caso o resultado final seja ou não apetitoso, é sempre uma atividade que permite o desenvolvimento da criatividade e das relações interpessoais que são geradas num trabalho de equipa, aumentando a motivação. E adapta-se a qualquer tipo de evento, nomeadamente jantares festivos em que são os próprios participantes a cozinhar a refeição.

Prova de orientação

Se conta com uma equipa audaz que não receia ir para o meio do campo, esta pode ser a atividade ideal para a sua empresa. Aqui o grupo aprende a utilizar alguns instrumentos para se orientar no terreno e chegar ao seu destino. Os percursos poderão apresentar vários níveis de dificuldade, consoante a formação e capacidade física dos participantes.

Acampamento

Que ideia genial, não? Num acampamento com os colegas de trabalho, terá a necessidade de construir estruturas de apoio logístico, como montar tendas, cozinhar, etc. Uma experiência que ajuda a gerir recursos limitados e a lidar com a necessidade de ultrapassar dificuldades. Um trabalho em equipa que desenvolve competências individuais, vence medos e adapta-se ao meio envolvente.

Estes são apenas alguns exemplos do que pode fazer num evento de Team Building. No entanto, existem muitas outras soluções igualmente criativas e bem sucedidas. Reúna a sua equipa de trabalho e experimente!

Sobre Sofia Santos
Sofia Santos
Licenciada, pós-graduada e mestre em Comunicação, exerce atualmente a atividade de Técnica de Marketing na PC.Clinic. Adora as estratégias online para difusão de marcas, produtos e serviços de empresas mas gosta mais ainda de as usar para ir ao encontro dos desejos e necessidades dos consumidores mais exigentes. Pelo meio não consegue largar a produção de conteúdos de qualquer género e em qualquer tipo de suporte. Para ela escrever é dançar com as letras. É brilhar, rodopiar, suar, cansar, aprender, rir e sonhar. Ir e voltar sem sair do lugar.
Deixe um Comentário