Profissionais Resilientes Precisam-se

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

A resiliência é um indicador comumente utilizado para identificar a capacidade de determinados ecossistemas se conseguirem regenerar após uma catástrofe e/ou perda de funções essenciais da sua constituição. Assim, diz-se que determinado ecossistema é mais resiliente que outro, se em igual período de tempo, for o primeiro a conseguir regenerar-se e regressar ao seu estado inicial, ou a um estado similar em características do seu estado inicial.

Atualmente é cada vez mais frequente a transposição deste conceito para as características necessárias a qualquer colaborador de qualquer empresa e por isso torna-se necessário compreender de que modo, se não somos resilientes, nos podemos tornar em profissionais aptos para amortecer os embates tão típicos do dia-a-dia numa empresa.

profissionais resilientes

O contexto empresarial é caracterizado por grandes ambientes de pressão que envolvem a exigência de metas/objetivos cada vez mais apertados e concisos, pelo que qualquer profissional precisa de saber lidar diariamente com adversidades.

Um profissional resiliente é aquele, que num contexto como o descrito não se foca nos problemas que se geram, mas sim nas suas soluções. Para além desta capacidade, é tipicamente alguém que possui um bom equilíbrio emocional, pois não se deixa afetar pelas fases mais negativas pelas quais tem de passar.

Dado que qualquer profissional terá que passar alguma vez na sua vida por situações difíceis e desafiadoras, o profissional resiliente é aquele que o faz da maneira mais produtiva e eficaz do que outros profissionais.

A capacidade de resiliência é uma característica que depende muito da personalidade de cada um, no entanto é possível desenvolvê-la através da adoção de determinados comportamentos, que garantirão a formação de um caráter mais flexível e equilibrado em situações de crise.

Posto isto, a questão que impera é: como se tornar um profissional resiliente?

  • Desenvolvendo o seu autoconhecimento: uma das principais características de profissionais resilientes é capacidade de estes identificarem facilmente quais as suas limitações e quais os seus pontos fortes. Ao fazê-lo, focam-se essencialmente nos seus pontos fortes e através deles permitem melhorar os seus pontos fracos. Ao estimular dentro de si o desejo de aprimorar e desenvolver características comportamentais, seja através de livros de autoajuda, ou através de participação em conferências com pessoas inspiradoras, estará a caminhar a largos passos para a obtenção do seu autoconhecimento, e consequentemente garantir que está um passo mais perto da resiliência.
  • Construindo um ponto de vista: profissionais que procuram ver de vários ângulos o problema são menos suscetíveis a falhas aquando da necessidade de resolução de problemas. Ao ver a situação pelos olhos e pelo enquadramento de outra pessoa, ou simplesmente de outra perspetiva, estará a criar espaço dentro de si, que poderá preencher com a visão mais adequada do problema e que resulta da combinação das várias visões que exercitou.
  • Construindo pontos de equilíbrio fora do trabalho: profissionais que vivem unicamente para e através do trabalho, e que cumulativamente não possuem nenhum momento para si e para a sua catarse, seja em casa, no ginásio ou com os amigos, tendem a reagir mal com imprevistos e desafios. Para ser um profissional resiliente deve garantir que arranja espaço para esses momentos de pausa e introspeção, onde relaxadamente, de forma inconsciente, estará a trabalhar em prol da sua resiliência.
  • Desenvolvendo e estimulando bons relacionamentos interpessoais: ao conseguir relacionar-se com os seus colegas, quando enfrentar dificuldades, terá a tendência de procurar ajuda junto deles, dividindo a carga pesada que iria carregar sobre os seus ombros, caso não o fizesse. Apesar deste conselho ser óbvio, é de notar que muitas são as pessoas resistentes aos pedidos de auxílio a terceiros, seja por medo, vergonha ou impotência, acabando por vezes a achar que têm entre mãos problemas complexos, quando na verdade não é isso que se passa. Lembre-se sempre que “duas cabeças pensam sempre melhor que uma.”
  • Mentalizando o seu projeto de vida: a visualização criativa permite reconfortá-lo em momentos de crise, garantindo que todas as decisões que tomará de seguida serão mais calmas e ponderadas.
  • Sendo criativo: de cada vez que surgir um problema não tente ir à procura do último problema similar que apareceu e da forma como resolveu. Reinvente-se e tente resolvê-lo de uma forma completamente nova. Ao criar novas respostas estará a criar novas formas de adereçar a realidade e consequentemente a trabalhar a sua flexibilidade perante os eventos da vida.

Em resumo amplie os seus conhecimentos, transforme a sua visão numa visão otimista, desenvolva o seu humor e criatividade e permita-se à parte de tudo isto sentir (mesmo as emoções mais densas) e por vezes recuar, para que em seguida consiga retornar ao seu estado original.

É contudo importante ter em atenção que ninguém se torna resiliente de um dia para o outro. Esta, como todas as mudanças que queremos fazer em nós, demora o seu tempo e exige determinação, força de vontade e crença em si mesmo. Ainda assim, basta seguir o seu instinto e desenvolver-se a nível pessoal, para estar um passo mais próximo da característica que tantos empregadores ultimamente exigem aquando da contratação de um profissional: a resiliência.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Artigos Relacionados

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Procura

ARTIGOS POPULARES

10 Etapas para criar um e-commerce e vender na maior loja do mundo!

Ter um computador com acesso à internet é fundamental, mas não basta para começar a vender na maior loja do mundo. Conheça as 10 etapas para criar um e-commerce, aqui!

Como abrir uma loja virtual em Portugal

Da legislação ao software de faturação, passando por uma série de especificações técnicas! Tudo o que precisa de saber para abrir uma loja virtual em Portugal!

12 Passos Para Abrir Uma Loja Online

Hoje em dia, esteja onde estiver e seja a que horas for, desde que tenha acesso à Internet, pode entrar numa loja online, colocar um produto no carrinho de compras, pagar e aguardar a entrega na comodidade do lar. Assim, motivos não lhe faltam para desejar abrir uma loja virtual.

Como Vender No Ebay Passo A Passo

Saiba como vender no ebay passo a passo Vender no eBay, na empresa de comércio eletrónico mais conhecida no mundo, é semelhante a vender

25 Ideias Para Criar Uma Pequena Empresa

Investimento reduzido + espírito empreendedor = negócio rentável Se tem interesse em abrir um negócio lucrativo mas pouco dinheiro para investir, não esmoreça.

Como Abrir Uma Loja Na Internet

Saiba como abrir uma loja na Internet. Vantagens e benefícios de uma loja na Internet. Além de ser uma solução fácil de implementar e gerir, uma loja online apresenta inúmeras vantagens

Como dominar um teste psicotécnico antes que ele o domine a si

Os testes psicotécnicos são uma ferramenta de seleção utilizada em todo o mundo em processos de recrutamento de candidatos para um trabalho, geralmente antes de ser realizada uma entrevista.

A Importância Da Comunicação

Tanto em família como em negócio, não dar importância à comunicação significa perder oportunidades de construção de um bom relacionamento.

Como Abrir Uma Empresa Online?

Para que seja mais fácil abrir uma empresa online e gerar um desenvolvimento económico, o Portal da Empresa desenvolveu ferramentas que permitem criar, de forma simples e segura, empresas online.

Como Criar Uma Empresa Da Forma Tradicional Passo A Passo

O método Tradicional de criação de uma empresa é o mais demoroso, pressupõe várias deslocações e uma atenção acrescida. Contudo, tem a vantagem do contacto pessoal e da facilidade de esclarecimento de dúvidas.

Conteúdo

Profissionais Resilientes Precisam-se

Usamos cookies para que o site funcione corretamente, personalizar conteúdo e anúncios e para analisar o nosso tráfego.
Consulte a nossa política de privacidade.