Principais tipos de empreendedor: descubra o seu!

Principais tipos de empreendedor: descubra o seu!

Empreendedor alto ou baixo? Empreendedor loiro ou moreno? Bom, não é sobre estes tipos de empreendedor que vamos falar de seguida, mas sim das diversas maneiras de estar dentro de uma empresa, de trabalhar e de colocar ideias em práticas em prol do aumento da faturação.

E você? Tem muita experiência no seu mercado de atuação? Está sempre à procura de uma oportunidade? Consegue transformar ideias em produtos reais? Prever a evolução do mercado? Aproveite esta oportunidade, conheça os principais tipos de empreendedor e descubra em que perfil se encaixa melhor!

Tipos de empreendedor | Visionário

O empreendedor visionário é aquele que apesar de não ter uma bola de cristal, consegue antever o futuro e prever a evolução do seu mercado de atuação e as mudanças de gostos e comportamentos dos seus consumidores. Uma habilidade que, claro está, lhe permite elaborar planos de negócio e estratégias empresarias de forma a ficar sempre um passo à frente da concorrência.

Tipos de empreendedor | Conservador

O empreendedor conservador é a antítese do empreendedor visionário, pois não gosta de se expor a riscos e por isso prefere negócios como franchisings que já deram provas de sucesso. Ainda assim, o facto de gerir de uma forma mais tradicional não faz dele um mau gestor: pode não alcançar resultados brilhantes, mas porque calcula os riscos, também não fica a perder!

Tipos de empreendedor | Franqueado

O empreendedor franqueado é um empreendedor conservador que tem por único objetivo investir em franquias, ou seja, em modelos de negócio que já foram testados e que já provaram o seu potencial de sucesso. Este tipo de empreendedor não gosta de assumir riscos, mas tem competências a nível de gestão que lhe permitem levar um negócio a bom porto.

Leia também o nosso artigo sobre os 6 aplicativos que todo o empreendedor deve ter.

Tipos de empreendedor | Informal

O empreendedor informal é a antítese do empreendedor conservador ou convencional. Costuma encetar os seus negócios de forma mais descontraída e sem constrangimentos por não possuir conhecimentos sobre o mercado de atuação em causa.

Tipos de empreendedor | Estudioso

O empreendedor estudioso, como o próprio nome indica, passa o tempo a estudar, a pesquisar, a acompanhar o desenvolvimento das novas tecnologias, a procurar por melhores estratégias para o seu negócio. Contudo, este tipo de empreendedor só alcança o sucesso se passar da teoria à prática!

Tipos de empreendedor | Cábula

O empreendedor cábula copia tudo! Assim que percebe que uma empresa concorrente teve sucesso, tenta imitá-la e, apesar de não ser errado inspirar-se em modelos empresarias de sucesso (pelo contrário!), este tipo de empreendedor se se limitar a copiar, como qualquer cábula, mais tarde ou mais cedo, pode ser apanhado!

Tipos de empreendedor | Determinado

O empreendedor determinado está empenhado em alcançar o sucesso, é esse o seu foco desde que se levanta até que se deita! Não é um visionário, nem um cábula, mas pela sua força de vontade acaba por, mais tarde ou mais cedo, levar a sua empresa até lugares cimeiros!

Tipos de empreendedor | Experiente

O empreendedor experiente está há muitos anos a “virar frangos” e por isso já criou uma empresa de sucesso ou para lá caminha a passos largos porque tem conhecimentos que bastem para resolver e até antecipar os mais variados tipos de problemas que podem surgir num negócio.

Tipos de empreendedor | Investidor

O empreendedor investidor é aquele que, em primeiro lugar tem capital para investir e, em segundo lugar, sabe onde aplicá-lo para obter um bom retorno do seu investimento. É esta a sua estratégia nos negócios: rentabilizar investimento, independentemente da área de negócios.

Tipos de empreendedor | Inovador

O empreendedor inovador está sempre à frente do seu tempo e costuma conseguir materializar ideias sobre novos produtos e serviços. É criativo, não tem medo de arriscar e não obstante poder ter falta de experiência na sua área de atuação, consegue identificar as necessidades do mercado com rapidez e por isso transformar um negócio numa empresa rentável.

Tipos de empreendedor | Especialista

O empreendedor especialista é o suprassumo na sua área de formação, tem fortes conhecimentos e competências em determinadas matérias, mas precise de apoio nas áreas que não domina para conduzir a sua empresa ao sucesso.

Tipos de empreendedor | Persuasivo

O empreendedor persuasivo é aquele que consegue convencer um careca a comprar um pente. Tem excelentes habilidades comunicacionais e autoridade na sua área de atuação e, porque tem tanta confiança no seu negócio, leva os consumidores a adquirirem os seus produtos ou serviços.

Tipos de empreendedor | Carismático

O empreendedor carismático é fascinante e desperta a admiração de todos. Por isso tem o poder de conduzir os seus colaboradores de forma positiva rumo a melhores resultados empresariais, contagiando, pelo caminho, o seu público-alvo!

Já descobriu qual é o seu tipo de empreendedor? Não existe um tipo de empreendedor melhor do que o outro, todos têm vantagens e desvantagens, mas é importante perceber qual a área de atividade onde se encaixa melhor e investir em aumentar as suas competências, sem medo de fracassar!

Antes de se ir embora, clique aqui e conheça também os 10 livros sobre empreendorismo que um empresário deve ler.

Sobre Sofia Santos
Sofia Santos
Para ela escrever é dançar, rodopiar, suar, cansar, brilhar, aprender, rir e sonhar. Ir e voltar sem sair do lugar!

Licenciada, pós-graduada e mestre em Comunicação.

Certificada em Content Marketing e Inbound Marketing pela HubSpot Academy.

Lançou o projeto Conteúdo & Manteúdo - de produção profissional de conteúdos para web – com a missão de melhorar o posicionamento da informação dos negócios nos motores de pesquisa, atrair um público-alvo específico, aumentar o número de acessos e partilhas, fidelizar leitores, ampliar a visibilidade e autoridade das empresas e, claro, conquistar clientes e torná-los clientes fiéis!

No fundo o seu objetivo é redigir artigos que possam interessar e oferecer soluções para os problemas dos clientes… dos seus clientes!
Deixe um Comentário