O Poder Transformador Da Poesia

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

A poesia é uma arte esquecida cujo potencial tem sido várias vezes negligenciado.

O poder catártico da arte é a sua função mais conhecida, sendo várias as teorias de que o relacionamento e a interpretação pessoal do eu com a obra permite não só uma recriação do intelecto do ser humano, mas também um espaço para o relaxamento interno da alma.

poesia

Qual o espaço da poesia então? E afinal o que é poesia? Será que não podemos considerar uma obra de arte, poesia? A poesia que se traz aqui hoje é em sentido lato, no sentido do fenómeno poético de natureza epifânica, reveladora, seja ela música, escultura, pintura, teatro, dança, cinema ou literatura.

Se pensarmos um pouco, facilmente denotamos que qualquer obra genuinamente gerada de forma intuitiva e subjetiva, permite a criação de algo sempre novo. Deste modo a poesia nas mais variadas formas, nunca se gasta e nunca se basta, permitindo ao seu autor recriar-se e a quem a contempla ressoar, e transcender-se através dela. Nesse sentido a poesia traz consigo o poder de transformar qualquer ser humano que se permita deixar tocar por ela.

Pense agora comigo. Quantas foram as vezes que durante o seu dia de trabalho não parou para expirar e pensou: “ainda falta tanto…” ou “que aborrecido”, ou até durante uma reunião teve de fazer o hercúleo esforço de suportar a cabeça entre as mãos, para não adormecer de tão exausto e cinzento se encontrava?

Aqui vem uma novidade! Sabia que fazer uma pausa por dia com poesia é meio caminho andado para se sentir mais enérgico e mais motivado? Sabia que a apreciação da poesia (seja ela em sentido estrito ou sentido lato) está comprovadamente aceite como um dos maiores anti-depressivos do século? Que a observação daquilo que é conotado como “belo” seja de uma forma estranha, seja o “belo” comumente aceite, liberta hormonas de felicidade e gera uma sensação de prazer quase instantâneo? Fica já aqui a dica, da próxima vez que estiver a ter um dia “daqueles”, em que nada parece correr bem, experimente navegar na internet e procurar fotos de animais bebés… vai sentir a diferença.

Mas prossigamos a análise teórica … será que qualquer pessoa consegue sentir este poder transformador que a poesia parece oferecer de forma inesgotável? A resposta é sim. Todavia, a subjetividade de cada obra poética pode ser entendida com diferentes intensidades, pelo que a sua apreensão pode acontecer em maior ou menor extensão. A subjetividade da obra poética permite isso mesmo, permite a adequação ao eu individual de quem a observa, constituindo-se como um tamanho único, mas personalizável, consoante cada par de olhos e cada coração que pretende imergir-se nela.

Há no entanto que ter ainda em mente outra questão e que se prende com a necessidade de abertura a este processo transformador. De nada adiantará utilizar a obra poética como forma de catarse se não estiver disposto a entrar diretamente nela sem qualquer tipo de racionalidade associada. Uma poesia não é para ser sentida através da análise da sua métrica, ela vale pelo que nos faz sentir para além dela, da mesma forma que um qualquer quadro não pode transformar ninguém, se esse alguém estiver concentrado na moldura, que de acordo com a sua opinião não foi adequada ao enquadramento do seu conteúdo. Assim, para que esse fenómeno de revelação da poesia possa acontecer, temos que nos posicionar perante ela despidos de todo o orgulho, razão e lógica para que a obra seja apreendida no único lugar para o qual ela foi destinada – o centro da pessoa.

A poesia permite-nos então não só ilustrar os sentimentos como também desenvolver aquilo que é atualmente designado como quociente emocional, ou para os poetas, o crescimento da inteligência do coração. Para além disso revela e possui em si, o poder de mostrar o feio e transmutá-lo, fazendo-nos mover interiormente e fazendo-nos sentir ainda mais humanos.

Ela tem o dom de espelhar a humanidade, aquilo que nos é comum. E o que nos é mais comum do que o nosso desejo, do que os nossos afetos? Todos queremos ser felizes, sentimos medo, ódio, ira, compaixão e temos dentro de nós bondade e paixões. E é desse material que se faz qualquer obra poética.

Todos os seres humanos desejam desde o início ter um sentido na vida, situação sobre a qual ponderamos em estágios mais avançados, quando temos a consciência da sua perenidade. E é aí que a poesia nasce, permitindo colmatar esse vazio em nós. E é nesse momento em que nos abrimos à poesia, que tudo se torna mais nítido, porque dessa forma estamos a embarcar numa viagem espiritual, sem ser religiosa, obtendo como consequência uma essência que não tem peso, nem tempo, nem medida.

Em suma, a poesia constitui-se na sua essência como uma ferramenta que permite transformar a vida de qualquer um, mediante a atribuição de significado e significância porque consola, conforta, e alimenta espiritualmente a fome em nós, que nenhuma prosperidade material pode saciar.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Artigos Relacionados

Comentários

Uma resposta

  1. boa noite Daniela, me desculpe pelo adiantado da hora. mas acabo de me deparar com este texto MARAVILHOSO acerca do poder da poesia em nossas vidas. Soe estudante de Pedagogia e pretendo discorrer no meu trabalho de conclusão exatamente sobre a importância da poesia na formação dos alunos da modalidade EJA. Mais precisamente sobre a poesia O OPERÁRIO EM CONSTRUÇÃO de Vinicius de Moraes. Peço permissão para utilizar algumas citações desse texto em meu trabalho e ficaria eternamente grato e encantado se de mais alguma forma você pudesse me auxiliar . E sim, tenho certeza de que não me arrependerei de poder lê-la e de trocar idéias acerca do assunto. Grato pelo texto.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Procura

ARTIGOS POPULARES

10 Etapas para criar um e-commerce e vender na maior loja do mundo!

Ter um computador com acesso à internet é fundamental, mas não basta para começar a vender na maior loja do mundo. Conheça as 10 etapas para criar um e-commerce, aqui!

Como abrir uma loja virtual em Portugal

Da legislação ao software de faturação, passando por uma série de especificações técnicas! Tudo o que precisa de saber para abrir uma loja virtual em Portugal!

12 Passos Para Abrir Uma Loja Online

Hoje em dia, esteja onde estiver e seja a que horas for, desde que tenha acesso à Internet, pode entrar numa loja online, colocar um produto no carrinho de compras, pagar e aguardar a entrega na comodidade do lar. Assim, motivos não lhe faltam para desejar abrir uma loja virtual.

Como Vender No Ebay Passo A Passo

Saiba como vender no ebay passo a passo Vender no eBay, na empresa de comércio eletrónico mais conhecida no mundo, é semelhante a vender

25 Ideias Para Criar Uma Pequena Empresa

Investimento reduzido + espírito empreendedor = negócio rentável Se tem interesse em abrir um negócio lucrativo mas pouco dinheiro para investir, não esmoreça.

Como Abrir Uma Loja Na Internet

Saiba como abrir uma loja na Internet. Vantagens e benefícios de uma loja na Internet. Além de ser uma solução fácil de implementar e gerir, uma loja online apresenta inúmeras vantagens

Como dominar um teste psicotécnico antes que ele o domine a si

Os testes psicotécnicos são uma ferramenta de seleção utilizada em todo o mundo em processos de recrutamento de candidatos para um trabalho, geralmente antes de ser realizada uma entrevista.

A Importância Da Comunicação

Tanto em família como em negócio, não dar importância à comunicação significa perder oportunidades de construção de um bom relacionamento.

Como Abrir Uma Empresa Online?

Para que seja mais fácil abrir uma empresa online e gerar um desenvolvimento económico, o Portal da Empresa desenvolveu ferramentas que permitem criar, de forma simples e segura, empresas online.

Como Criar Uma Empresa Da Forma Tradicional Passo A Passo

O método Tradicional de criação de uma empresa é o mais demoroso, pressupõe várias deslocações e uma atenção acrescida. Contudo, tem a vantagem do contacto pessoal e da facilidade de esclarecimento de dúvidas.

Conteúdo

O Poder Transformador Da Poesia

Usamos cookies para que o site funcione corretamente, personalizar conteúdo e anúncios e para analisar o nosso tráfego.
Consulte a nossa política de privacidade.