Perguntas que um líder deve conseguir fazer… e responder

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Considera-se um líder? Os outros veem-no como um líder? Deseja vir a ser um líder? Não é um líder mas tem que entrevistar um? Quer falar com outro líder a respeito de liderança? Se respondeu sim a alguma destas questões este artigo é para si. Mas se não tem a ambição de ser um líder também o pode ler. Nunca se sabe…

Entre o inato ou adquirido, a questão do que faz um líder ser um líder é quase tão velha como a pergunta de quem nasceu primeiro: o ovo ou a galinha? Não é em livros e em conferências que pode encontrar fórmulas mágicas para liderar mas também não lhe podemos assegurar que a sapiência e a pré-disposição para assumir a liderança venha de dentro, seja hereditária ou outra coisa tal. Certo é que é comum dizer-se que todos os líderes se questionam constantemente para manterem (uma boa) liderança. Seja qual for a empresa onde exercem a sua influência, seja qual for o nível hierárquico de liderança, seja qual for a sua equipa, o líder deve conseguir fazer algumas perguntas a si próprio com frequência (e dar-lhes resposta sincera), isso ajuda a tirar o máximo proveito do seu trabalho e a fazer a diferença rumo ao sucesso.

Perguntas pessoais sobre o líder

1. Teve algum mentor? Se sim, quem foi e como o influenciou?

Nada como recordar-se dos seus ídolos, das pessoas que o incentivaram e de uma forma ou outra ajudaram a seguir no bom caminho rumo à liderança. Nessa revisão veja se está a fazer jus ao trabalho do(s) seu(s) mentor(es) ou se enveredou por outros trilhos menos gratificantes.

2. Tem trabalhado em prol dos seus objetivos?

Enumere os seus objetivos principais enquanto líder. Confirme se se tem mantido fiel a eles e se tem conseguido atingi-los. Se os objetivos foram todos alcançados está de parabéns. Se não foram, não esmoreça. Um bom líder é um ser humano e pode falhar. O que interessa é o trabalho contínuo para atingir as metas propostas.

3. Há algum novo hábito que tenha de adotar?

Já parou para pensar nisso? Deve adotar um novo hábito em prol do sucesso da sua empresa? Tenha a coragem de dizer “sim”, de pensar que há sempre novos e bons hábitos e atitudes que pode considerar. Qualquer empresa está em constante mudança. Qualquer líder acompanha-a a par e passo.

4. E que hábitos tem de abandonar?

Bom, e tal como pode ter de adotar novos hábitos, outros terá de ter a coragem de abandonar, ou porque não foram definidos corretamente ou porque não funcionam na sua empresa ou porque não estão a acompanhar as tendências de mercado ou as necessidades dos seus colaboradores. Motivos não faltam para redefinir estratégias.

5. Deseja continuar pelo caminho da liderança?

Se responder “sim”, força! Passe à próxima pergunta. Se responder “não”, não há grandes motivos para continuar com a leitura.

6. O que está disposto a investir pelo sucesso da sua empresa?

Ora aqui está uma questão cuja resposta se pode basear em limites díspares entre vários líderes a quem é colocada. Há quem diga “tudo”. Há quem diga “quase tudo”. Há quem diga “muito” e quem diga “bastante”. De fora ficam os que dizem “pouco” ou “nada”. Defina agora – com contrapeso e medida – a percentagem de investimento pessoal que é capaz de apostar na empresa.

7. O que o motiva hoje?

Ainda se lembra do que o motivou nesta jornada? É o mesmo que o motiva hoje? Convém parar para pensar nas suas motivações. Deve conseguir defini-las, não obstante elas poderem sofrer alterações. O ser humano é dinâmico mas o género de motivação que impele uma pessoa a tornar-se um líder merece ser partilhado.

8. Quais os erros que cometeu e o que aprendeu com eles?

Se ainda não teve tempo para cometer erros, pode passar esta pergunta à frente. Mas se já os cometeu está na hora de os enumerar, de os recapitular, de os estudar, refazer e voltar a tentar não os cometer.

9. Hoje está grato por…

O que tem a agradecer a si próprio e aos outros? Está grato pelos erros que comete e que o ensinaram a fazer mais e melhor? Está grato pela amizade e cooperação dos seus colegas? Está grato pelo que aprendeu com o seu mentor? Pelo apoio da sua família? Está grato por… Diga-nos!

Perguntas genéricas sobre liderança

10. Qual ou quais as características que todos os líderes devem possuir?

Mesmo que não tenha a certeza avance com algumas características que entende que todos os líderes devem possuir e verifique se o seu perfil se encaixa em todas elas.

11. Qual é o maior desafio para os líderes de hoje?

Ser líder não é fácil mas há sempre aquele desafio que consegue ser maior do que todos os outros. Aquele desafio que tenta ultrapassar com sucesso, sabe? Qual é o maior desafio para si?

12. Qual é o erro que os líderes cometem com mais frequência?

Partindo do princípio de que os lideres também cometem erros, pense em qual é o erro que cometem com mais frequência. O calcanhar de Aquiles dos líderes dos nossos tempos.

13. Qual é o comportamento que pode acabar com a carreira de um líder?

Se já ouviu e viu muita coisa acontecer no mundo empresarial consegue descrever o comportamento que pode levar um líder ao insucesso e consequentemente ao final da sua carreira. Qual é?

14. O que recomendaria a alguém que deseja tornar-se um líder ou um líder melhor?

Imagine que aspirantes a líderes estão agora a lê-lo. O que lhes aconselharia para se tornarem bons líderes ou melhores líderes?

15. O que faz para garantir que vai continuar a crescer e a desenvolver-se como um líder?

Bem sabemos que ser líder não é sinónimo de ter uma profissão rotineira. O que faz para garantir que melhora exponencialmente a cada dia no seu trabalho?

Perguntas sobre a atitude do líder na empresa

16. Quais as decisões mais importantes que toma enquanto líder da sua empresa?

Enquanto enumera as decisões mais importantes que costuma tomar, consegue aperceber-se da quantidade e da qualidade das decisões e aperceber-se também de que as pode delegar (ou não), de que algumas das decisões que ontem eram as mais importantes hoje já não são, etc.

17. Conforme as empresas vão crescendo, pode haver uma tendência para amortecer a inspiração de um líder. Como evitar que isso aconteça?

Esta é uma oportunidade a não perder para pôr por palavras a forma como evita a estagnação e também para planear uma estratégia para evitá-la.

18. Como incentiva o pensamento criativo dentro da sua empresa?

E se não quer estagnar, seguramente também evita que os seus colaboradores caiam nessa tentação. Mas o que faz para os estimular? Conte-nos.

19. Qual o mais importante para a sua empresa: missão, valores ou visão?

Esta é uma questão pertinente. Não há uma resposta mais correta que a outra por isso os futuros líderes querem saber qual a sua escolha e consequente justificação.

20. Como comunica os valores da sua empresa?

Muitas empresas tem determinados valores que nem o seu público interno nem o seu público externo conhecem devidamente. Como líder, o que faz para difundir os valores da sua empresa?

21. Como incentiva os colaboradores da sua empresa a comunicar os valores?

E depois de ter comunicado os valores da sua empresa, como faz para que os seus colegas o imitem?

22. Garante que as atividades da sua empresa estão alinhadas com os seus valores fundamentais?

E diga-nos ainda se as atividades da sua empresa estão em consonância com os seus valores. Como faz para que nunca se desalinhem?

23. Possui metas que podem ser alcançadas de múltiplas formas?

Partindo do princípio de que tem metas a alcançar, explique como pretende lá chegar. A estratégia é uma só ou pode assumir diferentes formas? Quais?

Perguntas sobre a relação do líder com os outros colaboradores

24. Como ajuda um novo colaborador a compreender a cultura da empresa?

Cada novo colaborador que entra para a sua empresa deve perceber a cultura da instituição e preferencialmente vestir desde logo a camisola. Como o pode ajudar?

25. Quando confrontado com dois candidatos igualmente qualificados, como decide quem contratar?

Talvez se decida por aquele candidato que já conhece a empresa porque fez investigação sobre ela antes da entrevista… ou talvez se decida pelo que lhe parece mais perspicaz, simpático ou bonito. Revele-nos a sua estratégia.

26. Como reage com as pessoas que discordam consigo?

Ninguém gosta de ser contrariado mas alguns conseguem reagir com bom senso e profissionalismo a afrontas, discussões, trocas de opiniões. Um simples “eu discordo” pode fazer um chefe ficar fora de si mas… E um líder, como reage?

27. Está aberto a múltiplos pontos de vista ou a exigir o cumprimento das atividades?

Explique-nos o seu tipo de liderança face a um grupo que pode apresentar diferenças a nível profissional e pessoal.

28. Está preparado para abandonar um projeto ou um cliente que possua valores diferentes dos seus?

Mesmo que acate com calma e compreensão pontos de vista diferentes do seu é capaz de não reagir assim tão bem quando tem de negociar com um cliente com valores concentrados no lado oposto ao da sua empresa.

29. O que quer que os seus clientes digam a respeito da sua empresa?

Atenção que aqui não vale responder apenas “bem”. Ultrapasse o óbvio, afinal é um líder, e explique o que quer exatamente transmitir a um cliente.

30. Tenta atender às necessidades de toda a clientela ou tem um segmento específico de clientes a quem mais se dedica?

A resposta é sua. Mas depois de dada deve ser seguida, arquitetada e melhorada. Afinal se não fossem os seus clientes não estava aqui!

São 30 questões de resposta rápida e objetiva. Deu resposta a todas? Perfeito! Só por ai já se vê que deve ser um bom líder.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Artigos Relacionados

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Procura

ARTIGOS POPULARES

10 Etapas para criar um e-commerce e vender na maior loja do mundo!

Ter um computador com acesso à internet é fundamental, mas não basta para começar a vender na maior loja do mundo. Conheça as 10 etapas para criar um e-commerce, aqui!

Como abrir uma loja virtual em Portugal

Da legislação ao software de faturação, passando por uma série de especificações técnicas! Tudo o que precisa de saber para abrir uma loja virtual em Portugal!

12 Passos Para Abrir Uma Loja Online

Hoje em dia, esteja onde estiver e seja a que horas for, desde que tenha acesso à Internet, pode entrar numa loja online, colocar um produto no carrinho de compras, pagar e aguardar a entrega na comodidade do lar. Assim, motivos não lhe faltam para desejar abrir uma loja virtual.

Como Vender No Ebay Passo A Passo

Saiba como vender no ebay passo a passo Vender no eBay, na empresa de comércio eletrónico mais conhecida no mundo, é semelhante a vender

25 Ideias Para Criar Uma Pequena Empresa

Investimento reduzido + espírito empreendedor = negócio rentável Se tem interesse em abrir um negócio lucrativo mas pouco dinheiro para investir, não esmoreça.

Como Abrir Uma Loja Na Internet

Saiba como abrir uma loja na Internet. Vantagens e benefícios de uma loja na Internet. Além de ser uma solução fácil de implementar e gerir, uma loja online apresenta inúmeras vantagens

Como dominar um teste psicotécnico antes que ele o domine a si

Os testes psicotécnicos são uma ferramenta de seleção utilizada em todo o mundo em processos de recrutamento de candidatos para um trabalho, geralmente antes de ser realizada uma entrevista.

A Importância Da Comunicação

Tanto em família como em negócio, não dar importância à comunicação significa perder oportunidades de construção de um bom relacionamento.

Como Abrir Uma Empresa Online?

Para que seja mais fácil abrir uma empresa online e gerar um desenvolvimento económico, o Portal da Empresa desenvolveu ferramentas que permitem criar, de forma simples e segura, empresas online.

Como Criar Uma Empresa Da Forma Tradicional Passo A Passo

O método Tradicional de criação de uma empresa é o mais demoroso, pressupõe várias deslocações e uma atenção acrescida. Contudo, tem a vantagem do contacto pessoal e da facilidade de esclarecimento de dúvidas.

Conteúdo

Perguntas que um líder deve conseguir fazer… e responder

Usamos cookies para que o site funcione corretamente, personalizar conteúdo e anúncios e para analisar o nosso tráfego.
Consulte a nossa política de privacidade.