Passatempos Nas Redes Sociais… Por Que Não?

passatempos

Os passatempos nas redes sociais, como o Facebook e YouTube, podem desempenhar um papel fundamental na tentativa de chamar a tenção dos consumidores. Porquê? Porque através deles é possível fidelizar clientes, promover produtos e serviços, comunicar ofertas, conseguir novos seguidores, aumentar o número de contactos nas bases de dados da empresa, comunicar com um target específico, suprir alguma necessidade particular, divulgar um evento, um novo serviço, comemorar uma data especial ou simplesmente criar engagement.

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Mas antes de criar um passatempo deve definir o público-alvo que pretende atingir e o objetivo da campanha (funcionalidade e resultado pretendido). Depois, deve estimular os participantes com uma recompensa pela sua interação e esforço. E no final, é imprescindível que monitorize o passatempo, medindo os seus resultados e o seu impacto na estratégia geral da sua empresa.

Claro que um dos principais objetivos de um passatempo é a obtenção de dados que serão utilizados na prospeção de clientes, em estudos de mercado ou no desenvolvimento de novos produtos. Mas não se pode esquecer de que para que a estratégia funcione em pleno deve ser pensada na ótica do participante. Se não lhe agradar está apenas a perder tempo.

O conteúdo tem de ser apresentado de forma atrativa e deve ter a capacidade de motivar o participante a continuar até atingir o objetivo final: receber o prémio. Por outro lado, para que o passatempo seja um sucesso para a sua empresa, deve recorrer a apps que permitam extrair informação da rede social e recolher e classificar os dados obtidos (para tal deve usar também uma ferramenta de CRM para redes sociais).

Não se descuide no design da app, existem várias empresas que oferecem soluções pré-desenhadas para a realização de passatempos. Consulte-as. E por fim, confira se o passatempo é legar e seguro. Cada rede social tem as suas regras. O Facebook, por exemplo, não permite a realização de passatempos diretamente no mural, exige um separador dedicado a isso. Também não permite a utilização das suas caraterísticas ou funcionalidades, como o botão «gosto», como mecanismo de votação para um passatempo. E exige o uso de certificação de segurança. É também necessário fazer um disclaimer isentando o Facebook de toda a responsabilidade.

Além das políticas da rede social, convém sempre verificar a legislação do país sobre jogos de azar e passatempos, que prevalece sobre as primeiras. É importante que a secção de termos e condições contemple, além das regras da plataforma, a legislação local sobre proteção de dados e especificações para a realização de sorteios, concursos, jogos ou passatempos. Em Portugal, os jogos de azar, mesmo em redes sociais, necessitam de uma autorização do Ministério da Administração Interna. É por esse motivo que muitas empresas optam por um critério qualitativo (melhor frase, melhor fotografia, etc), sendo que ai a decisão final é remetida a um júri, que apreciará qualitativamente as participações e decidirá qual o vencedor final. Não há a dependência do fator sorte e podem-se evitar trâmites burocráticos.

Seja como for, fazer um passatempo nas redes sociais é uma excelente forma de aumentar o número de seguidores e de partilhas. Concorda que é uma boa ideia mas não sabe que passatempo fazer? Sorteio? Passatempo de fotografia ou de votos? Um prémio para a melhor frase, melhor legenda ou melhor vídeo? Conheça primeiro as nossas sugestões e depois decida.

1. Passatempo de votos

Elabore opções sobre um tema para que os seus seguidores votem e ao votar participem de um sorteio.

É uma ideia muito simples. Os participantes fornecem seus endereços de email para votar e, além de poderem expressar suas opiniões sobre o tema que você escolheu, podem habilitar-se a um sorteio de algo que lhes interessa: uma viagem, um carro, um bilhete de cinema… Enquanto isso, a sua empresa recolhe emails de contacto valiosos, e chega a um número maior de consumidores através de partilhas com seus seguidores!

Por exemplo, se vende equipamentos de telecomunicações, pode fazer um passatempo de votos pedindo aos seus seguidores que votem naquele que pensam ser o melhor smartphone do mercado. Para votar, as pessoas têm de primeiro gostar da sua página e pode, inclusive, ser gerado automaticamente um post no perfil do participante. O ideal é que para angariar votos tenha alguma coisa para oferecer, por exemplo um sorteio de um smartphone. Isso permite uma maior divulgação da campanha e – dependendo do conteúdo – pode tornar-se viral.

2. Passatempo de fotografia

Crie um tema para que os seus seguidores publiquem uma imagem e os seus amigos votem por ela.

Esta é outra forma simples e eficaz de promover um passatempo numa rede social. A sua empresa dá aos participantes um tema e solicita que enviem uma foto relacionada com esse tema habilitando-se assim a ganhar determinado produto ou serviço.

Enquanto os participantes usam de toda a sua imaginação para tirar fotos na tentativa de serem os vencedores ou simplesmente para se divertirem, você recolhe os emails dessas pessoas, divulga a sua empresa pela rede e chega, através de partilhas, a um maior número de consumidores.

Um passatempo de fotos é sempre uma ótima ideia nos dias que correm porque as pessoas gostam cada vez mais de tirar e publicar fotos e com o acesso facilitado a smartphones com câmaras, é mais simples participar e publicar imagens na Internet.

Por exemplo, se explora um hotel, pode lançar um passatempo para oferecer uma estadia gratuita no Dia dos Namoradas. Ganha a foto mais original de um par de namorados.

3. Passatempo de legendas

Crie um tema onde seus seguidores tenham que escrever uma legenda.

Num passatempo de legendas, os participantes só precisam de inserir uma legenda numa foto ou imagem que você escolheu.

Claro que deve utilizar uma imagem relacionada com o que vende ou com o seu mercado de atuação mas o resto fica por conta dos seus seguidores. Mais uma vez, consegue angariar endereços de email e em troca os participantes clicam em “gosto” na sua página e ainda partilham o conteúdo. Este tipo de passatempo é uma excelente forma de aumentar o número de partilhas porque estimula a competição entre os participantes. Além disso, dependendo do tema escolhido, pode ser bem divertido para todos.

Por exemplo, se quer divulgar o seu restaurante, pode publicar uma imagem de um prato tipicamente português, aguardar as legendas e premiar a melhor com um jantar para quatro pessoas gratuito.

4. Sorteios

Crie um sorteio para que os seus seguidores possam participar com apenas um clique.

Quem não gosta de participar de um sorteio? Nada mais simples. Os participantes deixam-lhe os seus endereços de email em troca da possibilidade de participarem e habilitarem-se a ganhar algo e você fica na posse desses emails e sorteia o prémio. Pelo caminho tem a possibilidade de criar uma interação nas redes sociais. Não se esqueça que as pessoas podem participar nas suas campanhas até nos dispositivos móveis, como smartphones e tablets.

Como este tipo de campanha não exige qualquer esforço aos seus seguidores e ainda lhes permite acompanhar os resultados em tempo real, costuma ter resultados imediatos.

Por exemplo, se tem uma cadeia de supermercados, por que não sortear um vale de compras no valor de 1.000€ ou 5.000€?

5. Passatempos de frases

Crie um tema onde seus seguidores tenham que escrever ou completar uma frase

Este tipo de passatempo requer uma maior participação dos seguidores porque implica que reservem algum tempo para escrever uma frase que vá de encontro ao que solicitou na campanha. Mas a implementação do passatempo é simples e rápida e ainda pode ter a possibilidade de que seja o público a escolher a ou as melhores frases, ou seja, os participantes estimulam os seus amigos a votarem nas suas frases para ganharem o prémio, criando assim uma divulgação espontânea e um consequente aumento da partilhas.

Por exemplo, se tem um ginásio pode perfeitamente criar um passatempo cujo tema seja “o desporto é importante porque…” e os seguidores tenham de completar a frase com uma ideia original. O vencedor ganha um ano de utilização gratuita.

6. Passatempo com vídeos

Crie um tema onde seus seguidores tenham que publicar um vídeo.

Os passatempos que envolvem publicação de pequenos vídeos caseiros são outra forma moderna e divertida de promover uma campanha nas redes sociais. Assim como nos passatempos de frases, aqui exige-se um maior esforço por parte do participante mas isso também se traduzirá numa maior competitividade e num aumento de partilhas. Nada como um vídeo para uma campanha viral, pois as pessoas em geral adoram visiona-los e partilhá-los, particularmente se forem divertidos e com eles poderem soltar uma boa gargalhada.

Por exemplo, se quer divulgar um concerto, pode convidar os seus seguidores a enviar vídeos onde estejam a cantar ou dançar um dos temas do concerto em questão. Vai ser um sucesso! E o vencedor ganha um bilhete para o espetáculo.

7. Passatempos de histórias

Crie um tema onde os seus seguidores tenham que publicar uma história

Outro passatempo que exige algum esforço da parte dos seguidores mas que pode ser compensatório se o prémio for realmente interessante, é este. Basta criar um tema para que os seus seguidores mais criativos e ousados comecem a contar uma história (os seus amigos devem poder votar nela). Depois é só recolher os contactos das pessoas que participaram, observar o aumento de “gostos” na página e no final entregar o prémio ao justo vencedor.

Por exemplo, se quer promover uma agência de viagens, pode solicitar o envio de histórias sobre um destino à escolha e premiar aquela que for a mais original com uma viagem.

Estas sugestões de passatempos são apenas alguns exemplos dentro da panóplia de sugestões que o podem ajudar a criar e divulgar uma campanha e a ampliar a sua rede de contactos.

Mas não basta desenvolver uma estratégia baseada nos objetivos de marketing da sua empresa, é necessário recorrer também a uma ferramenta de social media marketing que auxilie na criação e implementação de campanhas na rede social e que permita também o acompanhamento no andamento e análise do retorno e partilha junto do público-alvo. Boa sorte!

Sobre Sofia Santos
Sofia Santos
Licenciada, pós-graduada e mestre em Comunicação, exerce atualmente a atividade de Técnica de Marketing na PC.Clinic. Adora as estratégias online para difusão de marcas, produtos e serviços de empresas mas gosta mais ainda de as usar para ir ao encontro dos desejos e necessidades dos consumidores mais exigentes. Pelo meio não consegue largar a produção de conteúdos de qualquer género e em qualquer tipo de suporte. Para ela escrever é dançar com as letras. É brilhar, rodopiar, suar, cansar, aprender, rir e sonhar. Ir e voltar sem sair do lugar.
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