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O que precisa de saber antes de abrir uma loja online

É fácil e rápido abrir uma loja online e por isso o e-commerce não para de crescer, mas garantir o sucesso de um negócio na Internet, quando a concorrência é feroz, já não é um processo tão rápido e fácil assim! Se por um lado, hoje qualquer empresa pode ter uma loja virtual a vender 24h por dia para qualquer canto do mundo, por outro existe toda uma estrutura, estratégias de marketing digital e web design e até requisitos legais que devem ser levados em linha de conta antes de se abrir uma loja na Internet.

Se está interessado em abrir uma loja online, saiba que não é o único! O e-commerce tem sido cada vez mais utilizado pelas empresas portuguesas de todos os tipos de segmentos, para fortalecer uma marca e agregar ainda mais valor a um produto/serviço. Mas para o conseguir, não basta marcar presença na Internet com um site com fotografias, preços de produtos, um carrinho de compras e respetivo sistema de pagamento.

Independentemente do que quer vender, sejam roupas ou livros, cursos ou eletrodomésticos, artigos de beleza ou géneros alimentares, tem de tomar providências para atrair visitantes e conseguir chegar ao seu público-alvo. E depois, convencê-lo de que a sua loja oferece uma solução melhor do que a concorrência! A tarefa não é fácil, mas é aliciante, e se bem desenvolvida traz excelentes resultados! E é sobre os primórdios dessa estratégia que lhe vamos falar neste artigo. O que precisa de saber antes de abrir uma loja online, já de seguida!

Use a nossa ferramenta “faça você mesmo” para criar uma loja online!

1. O que precisa de saber antes de abrir uma loja online | Plano de negócios

Independentemente de se materializar como loja física ou virtual, um negócio é um negócio e por isso precisa de um plano estruturado para crescer. Nesse plano de negócios deve procurar definir, entre outros aspetos:

  • Missão da empresa.
  • Objetivos a curto, médio e longo prazo.
  • Público-alvo a quem vai direcionar as suas estratégias.
  • Mercado de atuação.
  • Concorrência.
  • Principais características e objetivos do seu projeto.
  • Orçamento para montar o negócio, de acordo com um modelo financeiro sólido e bem fundamentado.
  • Preços dos produtos/serviços (e margens).
  • Despesas envolvidas e expectativa de ROI (retorno do investimento) a curto, médio e longo prazo.

2. O que precisa de saber antes de abrir uma loja virtual | Marketing Digital

Além do plano de negócios, se quiser prosperar na Internet, tem de fazer um plano de marketing digital que inclua todas as ações necessárias para impulsionar a sua loja virtual, nomeadamente:

  • Definição de objetivos de marketing.
  • Análise interna e externa do negócio.
  • Análise SWOT.
  • Estratégias de marketing.
  • Políticas de marketing-mix.
  • Plano de ação.
  • Orçamento de marketing.
  • Monitorização dos resultados.

Marketing de conteúdo

Uma das estratégias de marketing digital mais importantes para o seu negócio ganhar leads é o marketing de conteúdo. Este pode ser feito na descrição dos produtos da sua loja virtual através de textos com estratégias SEO para que o Google considere esse conteúdos nas pesquisas dos utilizadores e assim garantir trafágo orgânico (sem recurso a publicidade paga) para a sua loja. Mas também pode e deve ser feito através de publicações em redes sociais e conteúdos de blog, que mostrem aos utilizadores que a sua empresa pode ser a solução para os seus problemas por via de diversos temas relacionados direta ou indiretamente com a sua área de atuação.

Aproveite para ler o nosso artigo “10 Passos para fazer um plano de marketing digital ainda hoje”.

3. O que precisa de saber antes de abrir um e-commerce | Legislação

Também as lojas virtuais têm de respeitar a legislação em vigor e cumprir requisitos legais específicos para e-commerce, nomeadamente:

  • Identificar o nome, morada, endereço eletrónico e número fiscal da empresa ou entidade promotora.
  • Estar em conformidade com a lei dos contratos celebrados à distância, com implicações a nível da informação pré-contratual exigida, forma de celebração do contrato ou mesmo direito ao arrependimento.
  • Gerir a informação dos utilizadores da plataforma de acordo com o RGPD (Regulamento Geral de Proteção de Dados).

Além dos requisitos legais específicos para e-commerce, as lojas digitais têm de cumprir também com normas obrigatórias, transversais a qualquer negócio:

  • Emitir fatura imediatamente após o pagamento de uma compra.
  • Usar assinatura digital para envio de faturas eletrónicas.
  • Comunicar ao Banco de Portugal as Vendas de Mercado Externo.
  • Utilizar software de faturação certificado, emissão automática de faturas ou exportação mensal do SAF-T(PT).
  • Informar os utilizadores da utilização de cookies (se for o caso).
  • Em caso de promoções, indicar o preço que vigorava antes da promoção, preço promocional e data em que o desconto vigora.
  • Informar os consumidores das entidades a que podem recorrer em caso de litígio.
  • Mencionar que a empresa possui livro de reclamações.
  • Indicar os termos e condições em que os utilizadores podem utilizar o site/loja virtual e informação sobre os contactos da empresa, detalhes da encomenda, custos envolvidos, política de devolução e reembolso, etc.

4. O que precisa de saber antes de abrir uma loja online | Domínio

Se não registar o domínio, não tem loja online porque o domínio é o nome que vai servir para localizar e identificar a sua loja na Internet, além de que é o endereço que o utilizador vê no browser quando chega à sua página. Exemplo: www.asualojavirtual.com ou www.asualojaonline.pt.

Como o domínio serve para localizar máquinas na Internet, deve ser um nome de fácil memorização, não se esqueça! Exemplo: lojaonline.pt. E depois de escolher o nome, deve escolher entre um domínio nacional (.pt) ou internacional (.com), sendo que o .pt é mais aconselhado para empresas que atuam em Portugal porque é o mais imediato e o .com, uma boa opção para uma loja virtual que queira vender no estrangeiro.

Se puder, o ideal é registar o domínio da sua empresa nos vários domínios nacionais e internacionais, de modo a evitar que alguém ocupe esse lugar e possa ser confundido com a sua marca. E por fim, deve registar o domínio, tendo em conta que o processo é diferente consoante for um registo de marca ou de empresa.

A pme.pt tem vários planos para registo de domínio nacional e internacional que incluem funcionalidades como email, certificado SSL, site WordPress com sitebuilder, redirecionamento para URL, gestão de subdomínios, etc. Clique aqui e consulte o nosso preçário!

5. O que precisa de saber antes de abrir uma loja virtual | Alojamento

Mesmo tendo um domínio registado, precisa de alojar a sua loja virtual, sendo que por alojamento se entende o local onde vai guardar os ficheiros do seu site (textos, fotografias, vídeos, etc). O objetivo do alojamento na Internet é deixar o seu site acessível a qualquer utilizador.

Este serviço normalmente é adjudicado a empresas provedoras de alojamento de sites que, regra geral, fornecem um espaço nos seus servidores para que os clientes possam ter um site ou loja virtual acessível 24 sobre 24h.

Mais informações sobre alojamento web, aqui!

6. O que precisa de saber antes de abrir uma loja online | boa experiência de utilização

O espaço de uma loja virtual deve ser tão bem cuidado quanto o de uma loja física. O design é fundamental para garantir uma boa experiência de utilização aos seus visitantes e por isso deve respeitar algumas regras e tendências no digital:

  • Ser responsivo ou mobily friendly, porque como já deve ter percebido o acesso à Internet através de smartphones e outros equipamentos com ecrãs de pequenas dimensões, é superior ao acesso através de desktops. Logo, a sua loja virtual deve ter a capacidade de adaptar os conteúdos visuais e escritos, automaticamente, ao tamanho do ecrã do utilizador.
  • Usar fotos de qualidade, de preferência tiradas de múltiplos ângulos para os visitantes poderem observar melhor o seu produto. As imagens também devem permitir o zoom e carregar rapidamente.

  • Criar categorias objetivas e devidamente separadas para facilitar a pesquisa do visitante e permitir-lhe encontrar rapidamente o que procura.
  • Descrever detalhadamente os produtos, com textos claros e de preferência otimizados com SEO, e fornecer outras informações relevantes, como tamanhos, cores, medidas, pesos, materiais, etc.
  • Incluir uma página FAQ para responder às dúvidas dos visitantes.

E agora só há mais uma coisa que precisa de saber antes de abrir a sua loja online: a pme.pt permite-lhe criar uma loja online com WordPress, Woocommerce e sitebuilder integrado com inúmeras possibilidades de classificação de produtos, formas de pagamento e gestão da plataforma. Clique aqui, escolha as opções que mais importam para criar a loja virtual para o seu negócio… e comece a faturar!

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