O que fazer para não fazer nada

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Se quer tornar-se mais produtivo tem de ter a coragem para parar e ficar sem fazer absolutamente nada todos os dias durante uns minutos. Gostou da ideia? Ótimo. Mas não comece já! Primeiro leia este artigo…

Descansar é uma forma de eliminar o stresse e a fadiga e recuperar energias. E quando falamos em descansar falamos de tempo sem fazer absolutamente nada. E as horas de sono não valem. Está preparado para isso? Para não fazer absolutamente nada ou já se esqueceu de como se faz? Quando foi a última vez que se deitou no sofá sem fazer nada (televisão desligada, inclusive)? Pode parecer-lhe uma perda de tempo, mas há quem defenda que pode ser altamente produtivo. Não se trata de passar dias e dias sem fazer nada, esticado na cama. Isso tem outro nome: preguiça. Trata-se de aprender ou reaprender a fazer uma pequena pausa. Além de o ajudar a eliminar o stresse e a fadiga, vai aumentar os seus níveis de produtividade e criatividade. Inclusive, há psiquiatras que defendem que não fazer nada permite alcançar a criatividade, porque o descanso total funciona como uma válvula de escape que facilita a entrada dentro de si próprio e deixa a mente livre. No fundo, obrigando-se a não fazer nada começa a fazer alguma coisa muita simples: sonhar acordado. E ao sonhar acordado dá largas à imaginação.

No entanto, apesar de parecer simples, a arte de não fazer nada requer imenso treino. Não é fácil ficar tranquilo e descansado e depois voltar à atividade. Mas é algo que tem de ser feito. Mais vale reservar um tempo para aprender a não fazer nada e começar a relaxar do que ser forçado a parar precocemente.

Como fazer para não fazer nada?

Vamos então ajudá-lo nesta viagem ao mundo do dolce far niente com alguns passos fundamentais e dicas. Aproveite-as!

Roube 15 minutos ao seu dia

No trabalho, em casa, no trânsito, nas compras… são inúmeras as situações diárias que nos cansam, que nos irritam e que nos afligem. Não podemos fugir delas mas podemos adotar o lazer com seriedade, separando um tempo para não fazer nada. E mantendo-o como uma regra de ouro na nossa vida. Faça-o, já! Verá como isso é saudável para o seu corpo e mente. E para tal, não precisa de horas de preguiça. Roube apenas 15 minutos aqui e ali, é o suficiente para carregar baterias.

Procure um lugar calmo para se sentar

Procure um local calmo onde possa desligar-se da azáfama do dia-a-dia. Pode ser em sua casa, mesmo que viva num apartamento pequeno: basta escolher uma zona confortável, espalhar umas almofadas no chão, acender uma vela aromática… Onde quer que seja, encontre um lugar em que ficará confortável e calmo, seja num parque público ou dentro do seu carro num sítio tranquilo.

Livre-se das distrações

Se tirar 15 minutos para descansar no tal cantinho confortável mas ficar o tempo todo a olhar para o telefone, não está realmente a descansar. Está a fazer alguma coisa. E a ideia é não fazer rigorosamente nada. Percebeu? Desligue o telefone, computador, rádio, televisão e outros meios de comunicação. Esqueça que o Facebook existe, ignore a sua série favorita, tire a imagem do jogo de futebol da cabeça. Essas distrações vão apenas impedi-lo de aproveitar convenientemente o período de ócio.

Para descansar com mais tranquilidade pode, por exemplo, marcar no alarme o final do período de pausa e assim não correr o risco de se alhear por muito mais tempo além dos 15 minutos.

Tenha o seu momento zen

Sente-se e medite. Não existe um objetivo neste tipo de meditação, o que interessa é ficar sentado, inativo mas consciente de que a inatividade é mais difícil do que fazer alguma coisa e um dos ensinamentos centrais do Zen é simplesmente fazer o que está a fazer, ou seja, se estiver a almoçar, simplesmente almoce, se estiver a caminhar, simplesmente caminho e se estiver sentado, fique simplesmente sentado. E tente esvaziar a sua mente e rever os seus pensamentos. Meditar não é pensar, é permitir que os seus pensamentos aconteçam sem obstáculos. E convém que os afaste do trabalho, das preocupações e até da família. No seu momento zen deixe tudo para trás mas fique a observar estes pensamentos a distanciarem-se. Fazer isso permite que tanto o seu corpo, quanto a sua mente fiquem inertes. Só assim encontra a quietude. E não desanime se sua mente continuar ativa durante a meditação. É necessário treino e dedicação para o conseguir. Mas até lá deixe as suas preocupações fugirem-lhe aos poucos, e aproveite.

A par ou em vez de uma atividade meditativa, pode simplesmente descobrir uma atividade que o distraia completamente (algumas pessoas encontram em atividades relaxantes uma forma fácil de evitar os pensamentos stressantes automáticos): um jardim zen, crochet, tricot, livros de colorir, costura… mas preste atenção somente ao que as suas mãos estão a fazer.

Outra sugestão é o relaxamento muscular progressivo, pode ajudar a alcançar altos níveis de relaxamento enquanto não faz nada além de se concentrar em relaxar cada grupo muscular, da cabeça aos pés, devagar e respirando regularmente.

Daqui em diante, já não tem desculpas para não querer fazer nada. É uma tarefa difícil, nos tempos que correm, mas alguém tem de ter a coragem de a fazer. Descanse.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Artigos Relacionados

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Procura

ARTIGOS POPULARES

10 Etapas para criar um e-commerce e vender na maior loja do mundo!

Ter um computador com acesso à internet é fundamental, mas não basta para começar a vender na maior loja do mundo. Conheça as 10 etapas para criar um e-commerce, aqui!

Como abrir uma loja virtual em Portugal

Da legislação ao software de faturação, passando por uma série de especificações técnicas! Tudo o que precisa de saber para abrir uma loja virtual em Portugal!

12 Passos Para Abrir Uma Loja Online

Hoje em dia, esteja onde estiver e seja a que horas for, desde que tenha acesso à Internet, pode entrar numa loja online, colocar um produto no carrinho de compras, pagar e aguardar a entrega na comodidade do lar. Assim, motivos não lhe faltam para desejar abrir uma loja virtual.

Como Vender No Ebay Passo A Passo

Saiba como vender no ebay passo a passo Vender no eBay, na empresa de comércio eletrónico mais conhecida no mundo, é semelhante a vender

25 Ideias Para Criar Uma Pequena Empresa

Investimento reduzido + espírito empreendedor = negócio rentável Se tem interesse em abrir um negócio lucrativo mas pouco dinheiro para investir, não esmoreça.

Como Abrir Uma Loja Na Internet

Saiba como abrir uma loja na Internet. Vantagens e benefícios de uma loja na Internet. Além de ser uma solução fácil de implementar e gerir, uma loja online apresenta inúmeras vantagens

Como dominar um teste psicotécnico antes que ele o domine a si

Os testes psicotécnicos são uma ferramenta de seleção utilizada em todo o mundo em processos de recrutamento de candidatos para um trabalho, geralmente antes de ser realizada uma entrevista.

A Importância Da Comunicação

Tanto em família como em negócio, não dar importância à comunicação significa perder oportunidades de construção de um bom relacionamento.

Como Abrir Uma Empresa Online?

Para que seja mais fácil abrir uma empresa online e gerar um desenvolvimento económico, o Portal da Empresa desenvolveu ferramentas que permitem criar, de forma simples e segura, empresas online.

Como Criar Uma Empresa Da Forma Tradicional Passo A Passo

O método Tradicional de criação de uma empresa é o mais demoroso, pressupõe várias deslocações e uma atenção acrescida. Contudo, tem a vantagem do contacto pessoal e da facilidade de esclarecimento de dúvidas.

Conteúdo

O que fazer para não fazer nada

Usamos cookies para que o site funcione corretamente, personalizar conteúdo e anúncios e para analisar o nosso tráfego.
Consulte a nossa política de privacidade.