MQL, Marketing Qualified Lead

Facebook
Twitter
LinkedIn

MQL, Marketing Qualified Lead: de curioso a cliente!

Qualquer empresa quer vender mais e, se possível, perder pouco tempo com consumidores que não compram nada e investir esforços e dinheiro em MQLs, ou seja, potenciais clientes. Pois bem, chegou a hora de perceber o conceito de Marketing Qualified Lead para classificar os seus leads com mestria e fechar mais negócios.

MQL ou Marketing Qualified Lead (em português, Lead Qualificado de Marketing) é o termo usado para designar um estádio em que se encontra um lead, neste caso a etapa em que o consumidor já identificou o “problema” que precisa de resolver e procura pela melhor solução possível.

Como sabe, em marketing digital, lead é um potencial consumidor, ou seja, a pessoa que entrou em contato com a sua empresa para saber mais sobre algum produto ou serviço. Assim, MQL é um lead que já interagiu com o seu negócio, por exemplo através de publicações em redes sociais, artigos no blog, download de materiais, etc. Por isso, essa pessoa em particular encontra-se num estádio mais avançado, pois sabe que tem um problema para resolver, ainda não descobriu como, mas está a procurar por conteúdos de empresas que possam ter a solução (logo, este lead está mais qualificado a respeito do seu produto/serviço).

Não é certo que se torne cliente, claro, para isso o seu departamento de marketing digital terá algum trabalho pela frente, mas tem potencial para, ou seja, se o elucidar sobre as vantagens da sua solução, é bem capaz de fechar uma venda!

Sabe como lidar com vários tipos de clientes?

MQL versus SQL

MQL e SQL (Sales Qualified Leads) são ambos leads, mas encontram-se em estádios diferentes dentro do funil de vendas. O MQL está numa etapa mais baixa, já sabe que tem um problema para resolver, mas ainda não sabe como nem a quem vai comprar a solução e por isso precisa de ser acompanhado pela sua empresa. O SQL está mais acima, passou a fase de MQL porque compreendeu exatamente o problema e decidiu qual é a solução que deseja para o resolver, pelo que está numa etapa do funil de vendas em que procura, apenas, o melhor produto ou serviço. De ressalvar que, normalmente, são necessários 5 MQLs para gerar 1 SQL e são necessários 4 SQLs para gerar uma venda.

Identificar um MQL, Marketing Qualified Lead

Antes de mais, cada empresa tem um perfil de Marketing Qualified Lead com base no seu negócio, mercado e público-alvo, mas há algumas características comuns a todos os leads que deve conhecer para identificar um MQL:

Os dados demográficos e comportamentais do MQL são idênticos aos da sua Persona ou Buyer Persona da sua empresa (cliente ideal).

O MQL já tem um histórico de interações com a sua empresa e quanto mais interage, mais qualificado está para adquirir um produto ou aderir a um serviço.

Regra geral, o MQL já passou por pelo menos 50% da jornada do cliente ou Buyer’s Journey e por isso sabe bem o que quer. Está apenas a considerar as opções, ou seja, onde vai comprar aquilo que precisa.

O mais provável é que já tenha visitado o seu site e as suas páginas de redes sociais, por isso tem uma opinião formada sobre a sua empresa.

Se vai iniciar agora a presença da sua empresa na Internet, clique aqui!

Classificar um MQL

Agora que percebeu o que é e como pode identificar um Marketing Qualified Lead, há que aprender a classificar um MQL através de algumas dicas que ajudarão a perceber que os MQLs têm potencial para receber conteúdos mais aprofundados sobre a sua empresa. Se têm!

Conhecer o perfil da sua Persona

Já aqui falámos em Persona ou cliente ideal e temos de voltar ao assunto para explicar que o perfil desta personagem é fundamental para classificar um MQL. E isso porque, é com base nesse perfil que vai compreender que ações do MQL indicam que há interesse no seu produto/serviço, de modo a que o marketing digital lhe adeque conteúdos com base numa estratégia já elaborada para abordar potenciais clientes de acordo com o perfil da Persona da sua empresa. A este respeito importa ainda referir que no seu site deve existir um indicador-chave de desempenho (KPI) de acessos para confirmar o interesse de um lead num produto ou serviço.

Fazer Smarketing

Por Smarketing entende-se fazer a classificação dos MQLs e SQLs em conjunto, ou seja, unindo o departamento de marketing e o departamento comercial com o objetivo de tornar este processo de atração e retenção do lead mais eficaz. Nesse sentido convém, em primeiro lugar, que os dois departamentos o considerem qualificado, caso contrário será mais complicado fechar a venda.

Acompanhar a Buyer’s Journey

Partindo do princípio de que o MQL vai avançar rumo à compra e passar, uma a uma, as etapas do Buyer’s Journey ou jornada do cliente, convém que a sua empresa o acompanhe de forma a perceber quando o deve passar a SQL. Use diferentes tipos de conteúdos, pois alguns MQLs precisam de um amadurecimento maior antes da decisão de compra e por isso deve oferecer-lhes materiais mais informativos (um artigo a explicar as vantagens do seu produto, por exemplo), enquanto outros podem estar quase a comprar e por isso, uma abordagem mais incisiva é funcional (um call-to-action com a expressão “compre já”, por exemplo).

Definir conteúdos

Para comunicar de forma eficaz com os seus MQLs de forma a que estes percebam que a sua empresa oferece mesmo a melhor solução para os seus problemas, deve produzir conteúdos relevantes de forma periódica. Além disso, o seu departamento de marketing deve identificar conteúdos que, quando visualizados ou acedidos, sinalizem um Marketing Qualified Lead e também conteúdos que revelem que esse lead se transformou em SQL, pelo que já o podem passar à equipa comercial, afim de que esta tente a conversão de venda.

A qualificação de leads é importante para atuar da melhor forma no momento certo rumo a um aumento das vendas. Não perca tempo, prepare já conteúdos assertivos vocacionados para as diferentes etapas do processo de compra e conquiste novos clientes!

Facebook
Twitter
LinkedIn

Artigos Relacionados

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Procura

ARTIGOS POPULARES

10 Etapas para criar um e-commerce e vender na maior loja do mundo!

Ter um computador com acesso à internet é fundamental, mas não basta para começar a vender na maior loja do mundo. Conheça as 10 etapas para criar um e-commerce, aqui!

Como abrir uma loja virtual em Portugal

Da legislação ao software de faturação, passando por uma série de especificações técnicas! Tudo o que precisa de saber para abrir uma loja virtual em Portugal!

12 Passos Para Abrir Uma Loja Online

Hoje em dia, esteja onde estiver e seja a que horas for, desde que tenha acesso à Internet, pode entrar numa loja online, colocar um produto no carrinho de compras, pagar e aguardar a entrega na comodidade do lar. Assim, motivos não lhe faltam para desejar abrir uma loja virtual.

Como Vender No Ebay Passo A Passo

Saiba como vender no ebay passo a passo Vender no eBay, na empresa de comércio eletrónico mais conhecida no mundo, é semelhante a vender

25 Ideias Para Criar Uma Pequena Empresa

Investimento reduzido + espírito empreendedor = negócio rentável Se tem interesse em abrir um negócio lucrativo mas pouco dinheiro para investir, não esmoreça.

Como Abrir Uma Loja Na Internet

Saiba como abrir uma loja na Internet. Vantagens e benefícios de uma loja na Internet. Além de ser uma solução fácil de implementar e gerir, uma loja online apresenta inúmeras vantagens

Como dominar um teste psicotécnico antes que ele o domine a si

Os testes psicotécnicos são uma ferramenta de seleção utilizada em todo o mundo em processos de recrutamento de candidatos para um trabalho, geralmente antes de ser realizada uma entrevista.

A Importância Da Comunicação

Tanto em família como em negócio, não dar importância à comunicação significa perder oportunidades de construção de um bom relacionamento.

Como Abrir Uma Empresa Online?

Para que seja mais fácil abrir uma empresa online e gerar um desenvolvimento económico, o Portal da Empresa desenvolveu ferramentas que permitem criar, de forma simples e segura, empresas online.

Como Criar Uma Empresa Da Forma Tradicional Passo A Passo

O método Tradicional de criação de uma empresa é o mais demoroso, pressupõe várias deslocações e uma atenção acrescida. Contudo, tem a vantagem do contacto pessoal e da facilidade de esclarecimento de dúvidas.

Conteúdo

MQL, Marketing Qualified Lead

Usamos cookies para que o site funcione corretamente, personalizar conteúdo e anúncios e para analisar o nosso tráfego.
Consulte a nossa política de privacidade.