7 Motivos que justificam a página FAQ num site

página FAQ

Conheça 7 motivos que justificam a página FAQ num site

Por ser uma opção fácil, óbvia e simples, por vezes a criação de uma página FAQ num site nem é considerada. Como? Como é que deixou que a sua utilidade fosse subestimada quando as respostas às perguntas frequentes dos consumidores podem contribuir para uma melhor relação com os clientes e aumento das vendas?

A página FAQ num site serve apenas para ter mais conteúdo para colocar na Internet? Não. Para deixar a plataforma mais bonita? Nada disso! Para ajudar os clientes? Ora muito bem… começamos a aproximarmo-nos da missão de um espaço para respostas às perguntas frequentes!

A saber, FAQ é a sigla para a expressão em inglês Frequently Asked Questions, ou seja, perguntas frequentes, e serve para esclarecer os consumidores sobre questões e dúvidas relacionadas com o negócio em causa, produtos ou serviços. Em suma, a página FAQ é composta então por um conjunto de perguntas pertinentes e as suas respetivas respostas.

Neste ponto do nosso artigo ainda não tem uma ideia clara de como uma página FAQ num site pode contribuir para os resultados do negócio, mas se tiver a amabilidade de continuar a ler, poderá conhecer os principais motivos que justificam a sua criação.

7 Motivos que justificam a página FAQ num site

Como sabe, a página FAQ num site é criada para esclarecer dúvidas de prospects e clientes. Esse é o seu principal objetivo, sim, mas existem muitos outros motivos pelos quais deve considerar incluir uma página FAQ no seu site. Vamos conhecê-los?

1. Os motores de pesquisa dão-lhe relevância

Não queremos influenciá-lo, mas a verdade é que este motivo por si só já é suficiente para levá-lo a criar uma página FAQ no seu site. Porquê? Porque motores de busca como o Google costumam posicionar bem as páginas de perguntas frequentes, colocando-as nos primeiros lugares dos resultados de pesquisa, quando um potencial cliente procura por uma solução relacionada com aquilo que a sua empresa oferece. Além de que neste espaço, pode promover as palavras-chaves mais importantes para o seu negócio e construir um conteúdo de qualidade. É uma questão de usar o recurso com mestria!

2. Melhora a experiência do utilizador

Agora, vista a pele de utilizador e diga-nos se a página FAQ não é uma mais valia em muitos sites, poupando-lhe tempo no esclarecimento de dúvidas? O facto de entrar num site e sair passado pouco tempo, satisfeito porque obteve respostas sem ter de entrar num chat ou efetuar uma chamada telefónica, é importante para a experiência como utilizador.

Já agora, aproveite para clicar aqui e ficar a saber como lidar com reclamações de clientes.

3. Molda as expectativas dos consumidores

A página FAQ no seu site também serve para fornecer todas as informações úteis sobre a empresa, produtos/serviços, apresentando os termos e condições, política de devoluções, garantias, modos de pagamento, entregas e outras informações úteis. Ora, se o consumidor já sabe de tudo isso, também saberá o que esperar do seu serviço.

4. Ajuda consumidores indecisos

Se bem projetada, uma página de FAQ consegue esclarecer, mas também destacar os benefícios e utilidade dos seus produtos ou serviços, de forma a conseguir convencer os consumidores que ainda estão na dúvida a efetuar a compra. Efetivamente, a página de perguntas frequentes é também uma oportunidade para mostrar o seu diferencial e destacar os benefícios dos seus produtos/serviços.

5. Contribui para o marketing de conteúdo

Se está a investir em marketing digital, seguramente que o marketing de conteúdo foi uma das estratégias que adotou. E fez muito bem, resta-lhe agora aproveitar as FAQs para se aproximar de seus potenciais clientes, relacionando-se com eles e oferecendo-lhes conteúdo de qualidade, relevante, que desperte o interesse para a compra. É natural que a venda não seja concretizada na primeira leitura das FAQs, mas a curiosidade e o interesse já foram despertados. E a partir dai é conversar com os seus prospects, falar na língua deles e, finalmente, atraí-los para a compra! Além disso, uma página FAQ indica transparência e honestidade, duas qualidades imprescindíveis e muito prezadas pelos consumidores.

Sabe como escolher as palavras-chave para o seu site?

6. Permite poupar tempo e dinheiro

As FAQs não substituem o apoio ao cliente, mas se bem planeadas conseguem esclarecer diversas dúvidas comuns de diferentes clientes sem a necessidade de uma grande equipa de atendimento. Repare que quanto mais completas forem as respostas às perguntas frequentes, menos dúvidas sobram para contactos telefónicos, por email ou chat. Com isso, economiza recursos e não perde tempo. E ao reduzir o número de atendimentos, permite que a sua equipa se foque em dúvidas e dificuldades mais específicas!

7. Aumenta as vendas

Como vimos, pode não ser de imediato, mas as FAQs acabam por aumentar as suas vendas porque se o consumidor encontra todas as respostas que precisa sozinho, pode tomar a decisão de comprar rapidamente. Além disso, com a página FAQ a sua empresa consegue aparecer em mais resultados de pesquisa do Google e isso faz com que chegue a mais pessoas. E como melhora a experiência de utilização dessas pessoas, contribui para o marketing de conteúdo e converte leads em potenciais clientes, é claro que só pode aumentar as vendas! E este é, talvez, o rei dos motivos que justificam a página FAQ num site.

Se até ao dia de hoje, não considerou os benefícios em criar uma página FAQ bem estruturada, temos a certeza que agora vai dedicar-se a essa tarefa. Facilite o processo de compra, reforce os problemas que as suas soluções resolvem, destaque o que o seu negócio tem de melhor e conquiste os potenciais clientes mais indecisos!

E não se esqueça de que a sua empresa deve ter um site com design responsivo.

Sobre Sofia Santos
Sofia Santos
Para ela escrever é dançar, rodopiar, suar, cansar, brilhar, aprender, rir e sonhar. Ir e voltar sem sair do lugar!

Licenciada, pós-graduada e mestre em Comunicação.

Certificada em Content Marketing e Inbound Marketing pela HubSpot Academy.

Lançou o projeto Conteúdo & Manteúdo - de produção profissional de conteúdos para web – com a missão de melhorar o posicionamento da informação dos negócios nos motores de pesquisa, atrair um público-alvo específico, aumentar o número de acessos e partilhas, fidelizar leitores, ampliar a visibilidade e autoridade das empresas e, claro, conquistar clientes e torná-los clientes fiéis!

No fundo o seu objetivo é redigir artigos que possam interessar e oferecer soluções para os problemas dos clientes… dos seus clientes!
Deixe um Comentário